Início do Conteúdo

Coordenadorias, Núcleos e Divisões

Coordenadoria de Artes – A Coordenadoria de Artes é responsável pelo fomento, formação e apoio às diversas linguagens artísticasscas, através do estímulo e promoção do protagonismo e da realização de ações no campo das artes. Coordena a Divisão de Articulação Artísticasca e a Divisão de Apoio aos Grupos.

Divisão de Articulação Artística – Responsável pela articulação entre as diversas linguagens artísticas e seu elo com a formação universitária. Fomenta políticas de ações para os projetos advindos das diversas linguagens artísticas através de ações formativas e programas de produção e difusão das artes.

Divisão de Formação Artística – Objeva fomentar políticas e programas para o incentivo e promoção de ações relacionadas com a capacitação e formação artística para a comunidade universitária e a comunidade externa, com intuito de reconhecer e potencializar a diversidade artística como parte da vida universitária.

 

Coordenadoria de Esporte e Cultura do Movimento – A Coordenadoria de Esporte e Cultura do Movimento é responsável por elaborar e executar políticas referentes às manifestações culturais e práticas relacionadas ao corpo, à cultura do movimento e ao esporte, tendo como escopo principal contribuir para a formação integral dos membros das comunidades acadêmica e externa, por meio da reflexão e ação sobre o corpo e o movimento humano.

Divisão de Projetos em Cultura do Movimento – Tem por objevo desenvolver programas e projetos para o incentivo e promoção de ações relacionadas às culturas do movimento, tendo como foco as manifestações relacionadas ao corpo, presentes na cultura popular, nas lutas e nas danças.

 

Coordenadoria de Política e Diversidade Cultural – A Coordenadoria de Política e Diversidade Cultural é responsável por formular e reformular o horizonte de atuação da Política Cultural no âmbito da UFCA, por meio da elaboração e acompanhamento das ações formativas no campo da Cultura, avaliando a adequação dessas ações aos princípios e eixos da PROCULT, bem como responsável pela criação, planejamento e fomento de atividades que possibilitem a interlocução das diversas matrizes culturais e entidades ligadas às questões étnicas, religiosas, linguísticas, sociais e de gênero.

Divisão de Direitos Humanos e Combate às Opressões – Responsável por formular e implementar políticas e ações que sejam promotoras e formativas em torno da temática dos direitos humanos e de combate às opressões, nas suas diversas interfaces, desde as questões identitárias até os processos de vulnerabilização que ameaçam/afetam as populações inseridas em contextos assimétricos. Nesse sendo, a divisão pretende construir a sua atuação em diálogo circular permanente com a comunidade universitária, movimentos sociais, sujeitos locais e instuições compromedas com as pautas dos direitos humanos na região do Cariri e em diversos outros espaços do país.

Divisão de Ensino, Pesquisa e Extensão – Tem por objevo refler e propor ações em diálogo com as dimensões fundantes da universidade, a saber, ensino, pesquisa, extensão e cultura, pressupondo a transversalidade e a dialogicidade da Cultura.

Divisão de Fomento à Curricularização da Cultura – Responsável pelo fomento e acompanhamento de projetos sobre a curricularização da cultura no âmbito dos cursos de graduação, com foco na formação dos estudantes e professores e na relação entre cultura e arte com o ensino e metodologias de aprendizagem.