Início do Conteúdo

Projetos

Projetos aprovados para 2017

  Nos links abaixo, veja detalhes dos projetos da PROCULT para 2016: 


Tutora: Ariluci Goes Elliott (docente proponente)

Bolsistas: Flávia Carolina de Mendonça Pereira; Wesley Ferreira Cavalcante

O projeto visa dar visibilidade ao acervo existente no Laboratório de Ciência da Informação e Memória (LACIM), vinculado ao Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Para isso, o projeto vai sistematizar e organizar o acervo, a fim de preservar e dinamizar a memória documental para consulta e pesquisa da comunidade acadêmica e da comunidade externa.

Tutor: Ricardo Rigaud Salmito

Bolsistas: Andressa Kelly Figueiredo Melo (discente proponente); Alinne Alcântara Oliveira

O projeto Cariri Entrevista – Histórias vai dar continuidade ao projeto Cariri Entrevista, que ocorreu durante o ano de 2015 com o apoio da PROCULT, e entrevistou personalidades da região do Cariri. A ideia do projeto, em 2016, é escrever narrativas mais curtas e cotidianas de pessoas menos conhecidas, mas que também contribuem para a cultura local, no intuito de conhecer algumas das histórias que fazem da região do Cariri referência no que tange à arte e cultura popular. 

 

Tutora: Carmen Maria Saenz Coopat (docente proponente)

Bolsista: Maria de Fátima Gomes dos Santos

O projeto de pesquisa Caracterização dos Agrupamentos da Música Tradicional do Cariri Cearense realiza um registro minucioso dos mais importantes agrupamentos musicais de caráter popular e tradicional do Cariri, apresentando suas características musicais, organológicas e sociológicas.

 Tutora: Lívia Silveira Duarte Aquino

Proponente: Daniel Alexandre Bezerra (discente)

Bolsista: Oscar Sobral Braga Filho

O projeto realiza aulas de dança de salão nos campi Juazeiro do Norte e Barbalha, proporcionando momentos de lazer, socialização, assim como promovendo a interação entre os estudantes da instituição e da comunidade externa.

Tutor: Bruno Peixoto de Oliveira (docente proponente)

Bolsista: José Israel Nascimento Teixeira

O projeto consiste em um grupo de teatro que tem como objetivo apresentar esquetes nas quais a temática das Ciências Naturais é apresentada de forma acessível, possibilitando a divulgação científica e a desmistificação das Ciências de uma forma geral. O projeto é realizado em Brejo Santo.

 

Tutora: Aglaíze Damasceno Levy (docente proponente)

Bolsistas: Adália Samara Alencar; Luiz Felipe de Oliveira Pinto; Patrícia Barbosa Fernandes

O Projeto Ciclos: Ciclismo+Arte+Cultura+Cidade é um conjunto de ações que desenvolvem atividades que dialogam com o ciclismo, a arte, a cultura e a cidade. O projeto promove o ciclismo como meio e como ação fomentadora do esporte/saúde, das artes, da cidadania e do lazer, realizando ações educativas e de conscientização ambiental entre a Universidade e a comunidade e encontros ciclísticos entre praticantes, simpatizantes e afins.

 

Tutora: Milene Madeiro De Lucena

Proponente: Lícia Maia Barbosa (discente)

Bolsista: Gabriella Ramos Diógenes

O projeto Mulheres Empoderadas - Dança do Ventre na Universidade visa mesclar o estudo do corpo feminino através da perspectiva feminista com o ensino de dança do ventre. O projeto tem como objetivo ajudar as mulheres, através da dança do ventre, na autoaceitação do seu corpo, independente de padrões de beleza disseminados pela sociedade e pela mídia.

 

Tutora: Lucélia Mara Serra

Bolsistas: Daniel dos Santos Fernandes (discente proponente); Ailton Sinézio de Jesus

O patrimônio histórico arquitetônico de uma sociedade ou cidade guarda uma parte da história do lugar, representando a materialização da cultura de uma localidade em determinada época. Nessa perspectiva, este projeto pretende mostrar onde se encontra o patrimônio arquitetônico de Juazeiro do Norte e seu estado de conservação atual, através de ações de exibição, de pesquisas de opinião pública local sobre os motivos de se preservar a arquitetura antiga, bem como pretende informar e publicar resultados de coleta de dados e registros fotográficos de edifícios históricos.

 

Proponente: Adriana Botelho (docente)

Tutor: Manoel Deisson Xenofonte Araújo

Bolsista: Helen Tavares Gonçalves

O projeto Cine Arte Clube promove ações educativas no campo das artes através de exibições, debates e desenvolvimento de pesquisas sobre cinema. Fomenta a pesquisa teórica e a realização através de acervo imagético, oficinas e mostras na área do cinema e das artes visuais, integrando assim, sua ação de cultura com ensino, pesquisa e extensão. O projeto realiza exibições mensais na Feira Cariri Criativo, que ocorre no Largo da RFFSA, no Crato, no segundo final de semana de cada mês.

 

Tutor: José Robson De Souza Almeida

Bolsista: Bárbara Gomes de Moraes (discente proponente)

O projeto consiste em um quarteto feminino formado por estudantes do Curso de Música da UFCA, que visa desenvolver um estudo técnico e cultural através de pesquisa, ensaios, formação de repertório e apresentações artísticas.

 

Tutora: Emanoella Callou Belem (técnico-administrativo proponente)

Bolsista: Luan Duarte Romão

O projeto Diálogos com a Fotografia é vinculado ao Laboratório de Fotografia do curso de Jornalismo da UFCA e tem como objetivo despertar o interesse dos alunos para a fotografia e de ser um complemento para as atividades práticas do laboratório, trazendo ao convívio dos alunos, fotógrafos profissionais para falar sobre seus trabalhos e experiências.

 

Tutora: Camila do Espirito Santo Prado de Oliveira

Proponente: Luís Vitor da Silva Abreu (discente)

Bolsista: Enrique Bruno Lima Martins

O projeto leva para as escolas de ensino médio do Cariri discussões acerca da diversidade, questionando ações e posições para o rompimento de padrões e barreiras que alimentam formas de preconceitos e segregações histórico-sociais.

Tutora: Cristina Carneiro de Menezes

Bolsista: Elida Luísa do Nascimento Gomes (discente proponente)

O projeto Horda visa possibilitar novas reflexões e contribuir para formação de opinião sobre diversos assuntos contemporâneos, utilizando visualidades múltiplas, mídia livre e focando no audiovisual como ferramenta principal para promover diálogos entre o meio acadêmico e a sociedade. Tudo isso através de diversas ações e oficinas. O projeto pretende ainda criar um núcleo de visualidades que reúna a universidade e a comunidade externa.

 

Tutor: Márcio Mattos Aragão Madeira (docente proponente)

Bolsista: Sara Perin Massaki


O Projeto Sala de Concerto surgiu em outubro de 2014, a partir de uma atividade do Programa MAPEAMUS e tem como objetivo mapear os pianos acústicos existentes nas residências dos moradores do CRAJUBAR, bem como conhecer os músicos profissionais ou diletantes interessados neste instrumento.

 

Tutora: Priscilla Régis Cunha de Queiroz (docente proponente)

Bolsista: Bruna Estefany Pereira de Almeida

O projeto tem como objetivo produzir uma história local mais democrática, a cargo da própria comunidade, produzindo material para pesquisas sobre a história de ocupação do distrito de Lima Campos (Icó) a partir da memória dos moradores da localidade.

Tutora: Lívia Silveira Duarte Aquino

Bolsista: Francisco Nailso da Silva (discente proponente)
O projeto tem como objetivo proporcionar a inclusão social e a valorização da cultura afro-brasileira por meio da prática da capoeira e suas vertentes, bem como divulgar a cultura negra no Brasil, de forma didática. O projeto é realizado em Juazeiro do Norte e no Crato. 

 

Tutor: Jeová Torres Silva Júnior (docente proponente)

Bolsista: Mirna Karina De Andrade Soares Cavalcante

O projeto Andanças Culturais visa à interação entre estudantes de ensino superior da Universidade Federal do Cariri (UFCA) com a cultura regional através da aproximação dos estudantes de alguns dos ícones da preservação da memória e da cultura caririenses. Para isso, o projeto vai realizar, ao longo do ano, visitas planejadas e guiadas para ambientes que registram fatos históricos, sociais, políticos, econômicos e culturais da região do Cariri, sempre com uma retomada da visita amparada em debates e na elaboração de textos acadêmicos na forma de relatos, artigos e sobretudo, casos para ensino.

 

Tutor: José Anderson Freire Sandes

Bolsista: Ribamar José de Oliveira Júnior (discente proponente); Mariana Menezes Caselli

O projeto realiza ações, estudos e publicações sobre mídias radicais e histórias marginais no período da contracultura do Brasil. Também pretende ser ponte e voz para o movimento LGBT e Queer no Cariri.

 

Tutora: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira

Proponente: Antônio Ismael da Silva Lima (discente)

Bolsista: Luís Vitor Da Silva Abreu

O projeto possibilita, por meio de visitas guiadas a localidades da região, a vivência dos mais variados lugares de nossa região e estado, bem como o debate sobre múltiplos aspectos (naturais, sociais, econômicos, políticos, culturais) que caracterizam cada lugar, com o intuito de estimular e ampliar o espaço de pensamento e ação de cada participante a partir do que o cerca, estimulando-o a desenvolver um novo olhar sobre o lugar.

 

Tutor: Kleyton Jorge Canuto

Proponente: Caio César Rolim Cabral (discente)

Bolsistas: José Ribamar Cardoso Júnior

O projeto visa estimular a produção e vivência na área do audiovisual, por meio de produções de baixíssimo orçamento, em que os produtores do roteiro/história podem executar suas ideias e exibi-las ao público.

 

Tutor: Cláudio Mappa Reis (docente proponente)

Bolsista: Leone Oliveira Frazão

O Laboratório de Estudos em Cordas Graves pretende incentivar e potencializar o estudo e a performance dos instrumentos musicais conhecidos como cordas graves, a saber: contrabaixo acústico, violoncello e contrabaixo elétrico. O projeto promove encontros semanais destinados ao estudo das técnicas relacionadas aos instrumentos citados e à elaboração de material original para a performance dos mesmos.

Tutora: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira

Bolsista: Beatriz Gonçalves Alves (discente proponente)

O projeto realiza estudos sociais, políticos e culturais, tendo como objeto a comida. A ideia é interagir com a comunidade acadêmica sobre as vivências e experiências com os alimentos, promover reflexões e conscientizar as pessoas sobre alimentação e hábitos alimentares.

Tutora: Irma Gracielle Carvalho de Oliveira Souza (docente proponente)

Bolsista: Marilene Tavares Luna

A ideia do projeto é utilizar a leitura como tratamento terapêutico em portadores de Alzheimeir. Neste sentido, o projeto vai promover a contação de histórias aos idosos do Lar Fraterno Irmã Sheila - LAFIS, localizado no Bairro Novo Juazeiro, em Juazeiro do Norte, como forma de reintegrar o idoso em situação de abandono à sociedade, estimulando-o através da leitura de contos, de clássicos da literatura, de atividades de teatro de bonecos e fantoches utilizando o livro e a leitura como tratamento terapêutico e atividade lúdica.

Tutora: Francisca Pereira Dos Santos

Bolsista: Renê Gomes Fernandes (discente proponente)O projeto realiza oficinas de Cordel, a fim de mostrar aos participantes como se expressar com criatividade e conseguir o interesse do público através de um cordel bem elaborado.

Tutor: José Jackson Tomé dos Santos

Proponente: Raphael Tavares Dantas (discente)

Bolsista: Markisya Maria Marculino Santos

O projeto Tenda do Conto do Cariri desenvolve a habilidade de escuta dos discentes do curso de Medicina da UFCA. A ideia é sensibilizá-los quanto à importância da acolhida da história de vida de cada indivíduo, promovendo entretenimento e convivência entre os discentes e os idosos.

 Projetos - Ações de esporte 

Tutora: Lívia Silveira Duarte Aquino

Bolsista: Guilherme de Sousa Ferreira Dias (discente proponente)

Este projeto tem como objetivo incentivar a prática da modalidade esportiva Tênis de Mesa entre os estudantes e servidores da UFCA, além de melhorar taticamente a qualidade dos jogadores. O projeto ocorre no Campus Juazeiro do Norte.

Tutora: Lívia Silveira Duarte Aquino

Bolsista: Israel Victor Paes Araújo de Lima (discente proponente)

Promove a prática do esporte na modalidade do futsal em interação entre acadêmicos e servidores de toda UFCA. No decorrer das atividades, o projeto pretende preparar os participantes para eventos esportivos em nível Universitário. O projeto ocorre no IFCE, Campus Juazeiro do Norte.

Tutora: Lívia Silveira Duarte Aquino

Bolsista: Jeferson Carvalho Ferreira (discente proponente)

A ação tem como objetivo melhorar o condicionamento físico e mental dos participantes do projeto por meio da prática de Muaythai. O projeto é realizado na ADUFC, no Campus da UFCA, em Juazeiro do Norte.

Tutora: Lívia Silveira Duarte Aquino

Bolsista: Álvaro Maciel Oliveira (discente proponente)

Promove a prática do esporte na modalidade do basquetebol, integrando a comunidade acadêmica e a comunidade externa. O projeto também pretende preparar os participantes para eventos esportivos em nível Universitário. Ocorre no Sesc Juazeiro do Norte.

Tutora: Lívia Silveira Duarte Aquino

Bolsista: Cícero Darlan Martins Rodrigues (discente proponente)

O projeto promove a prática do esporte na modalidade do voleibol, proporcionando a interação entre a comunidade acadêmica e a externa, além de preparar os estudantes para eventos esportivos em nível Universitário. A ação é realizada no Parque da Cidade de Barbalha.

Tutora: Lívia Silveira Duarte Aquino

Bolsista: Francisco Hugo Macêdo Barreto (discente proponente)

O projeto Xadrez Pedagógico é destinado aos que desejam iniciar-se no Jogo-Arte-Ciência que é o xadrez e, também, aos jogadores com experiência que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos no esporte. O projeto ocorre no Campus Juazeiro do Norte.

Tutora: Lívia Silveira Duarte Aquino

Bolsista: José Francisco de Lima (discente proponente)

A ação traz ao ambiente acadêmico da UFCA a cultura da prática de esportes como um dos meios de vínculo social e cuidado com a saúde, proporcionando o primeiro contato de algumas pessoas com o Futsal e propiciando momentos de integração entre indivíduos de outros Campus e cursos. O projeto é realizado no Sest/Senat, em Crato, e no IFCE, Campus Juazeiro do Norte.

Tutora: Lívia Silveira Duarte Aquino

Bolsista: Aline Lorrayne Ferreira de Melo (discente proponente)

A ação visa desenvolver atividades esportivas com as discentes da UFCA, a fim de melhorar suas aptidões físicas e motoras, além de contribuir para o enfrentamento do preconceito e disseminar a prática do futsal feminino. O projeto é realizado na Escola Violeta Arraes, no Crato.