Início do Conteúdo

Histórico

O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade de Medicina do Cariri (CEP/MEDCARIRI/UFCA), criado em 16 de junho de 2009 sob a portaria nº 14/2009 da coordenação do referido curso, teve seu registro aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) em 08 de dezembro de 2009, por meio do ofício nº 2.997/2009/CNS/GM/MS.

Tal feita foi resultado do empenho dispensado pelo então coordenador do Curso de Medicina do Cariri, Dr. Cláudio Gleidiston Lima da Silva, que durante aquele ano envidou esforços a fim de atender os requisitos para o credenciamento do novo comitê junto à CONEP. Embora a reunião inaugural tenha ocorrido na data supramencionada, as atividades deste comitê foram iniciadas oficialmente (em função do registro da CONEP) em fevereiro de 2010, continuado de modo ininterrupto até o presente momento. 

A primeira coordenação do comitê foi conduzida pelo Dr. Francisco Marcos Bezerra da Cunha, acompanhado pelo Sr. Samuel Magno da Silva, como vice-coordenador, os quais permaneceram à frente até março de 2012 quando os professores Marcos Antonio Pereira de Lima e Suziy de Matos Bandeira Lopes assumiram os respectivos cargos, atualmente sob a coordenação das professoras Estelita Lima Cândido e Gislene Farias de Oliveira..

Ao longo de sua existência, mais de uma centena de projetos, não apenas da Universidade Federal do Cariri, mas de diversas instituições circunvizinhas, públicas e privadas, já foram apreciados pelo presente comitê, cumprindo, portanto, um relevante papel social em defesa dos seres humanos participantes de pesquisas científicas na região do Cariri.