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Indicadores de Desempenho Institucional

Quarta, 24 Fevereiro 2016 10:55

Indicadores de Desempenho Institucional são instrumentos de controle que objetivam medir o desempenho dos processos e resultados da instituição. São utilizados como ferramenta indispensável para a tomada de decisões que dizem respeito à alocação de recursos, à análise de gastos e à eficácia e continuidade de processos, ações e projetos acadêmicos e administrativos. As IFES como um todo, e seus cursos, de forma individualizada, são continuamente avaliados pelo Ministério da Educação(MEC) e órgãos de controle da União através de índices de produtividade administrativos e indicadores de desempenho acadêmico.

Como forma de promoção da melhoria contínua da qualidade dos serviços e resultados da universidade, motivado por diretrizes de governança, de transparência e de prestação de contas da instituição, a gestão da UFCA coleta, analisa e divulga resultados de diversas categorias de Indicadores de Desempenho Institucional.

O Painel de Indicadores Estratégicos é um modelo para monitoramento e avaliação focado em resultados que define um mecanismo de medição e avaliação do desempenho institucional no cumprimento da sua missão por meio da realização dos seus objetivos estratégicos.

Link: Painel de Indicadores Estratégicos da UFCA

Os Indicadores de Desempenho Acadêmico estão relacionados às atividades e resultados finalísticos da instituição. Apontam o nível de atingimento dos objetivos fins por meio das políticas e ações desenvolvidas pelas áreas de ensino, pesquisa, extensão e cultura.

O Índice de Rendimento Acadêmico dos Discentes, as Taxa de Ocupação da Vagas, de Retenção, de Evasão e de Sucesso nos Cursos de Graduação são alguns dos indicadores relativos ao Ensino, os quais são coletados, calculados, analisados e divulgados pela UFCA periodicamente.

Já o Índice de Produtividade Científica de Docentes e a Taxa de Envolvimento de Docentes com a Extensão são exemplos de alguns dos indicadores de Desempenho Acadêmicos acompanhados pela UFCA e associados respectivamente às áreas de pesquisa e extensão universitária.

 

Indicadores de Gestão da IFES segundo o TCU

Aplicando princípios de governança, de controle, auditoria e fiscalização de contas, o TCU tem orientado sobre a necessidade de apuração, a apresentação à população e o uso efetivo de seus próprios indicadores de desempenho pela gestão superior das IFES. O objetivo do conjunto de indicadores de desempenho do TCU é estabelecer uma série histórica para o monitoramento da evolução de aspectos importantes das atividades acadêmicas e, ao longo do tempo, direcionar as políticas públicas e a gestão da instituição no aperfeiçoamento ou na correção de eventuais disfunções.

A apresentação dos resultados da UFCA em 2017 e a série histórica de anos anteriores, bem como a análise dos Indicadores de Gestão do TCU são realizados em Capítulo do Relatório de Prestação de Contas com os conteúdos específicos da IFES.

O cálculo e a análise dos Indicadores de Gestão são realizados pela Divisão de Governança da Coordenadoria de Transparência, Governança e Gestão de Riscos da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da UFCA.

Segue abaixo a série histórica dos indicadores de gestão da UFCA:

COMPONENTES 2014 2015 2016 2017
AE – Aluno Equivalente 3.169,51 4.580,50 4.278,92 5.593,65
ATI – Aluno em Tempo Integral 1.673,70 2.049,11 2.042,50 2.412,13
AgE – Aluno Equivalente de Graduação 3.037,51 4.440,50 4.136,92 5.439,65
ApgTI – Aluno da Pós-Graduação em Tempo Integral 72,00 78,00 80,00 84,00
ArTI – Aluno de Residência em Tempo Integral 60,00 62,00 62,00 70,00
AgTI – Aluno de Graduação em Tempo Integral 1.541,70 1.909,11 1.900,50 2.258,13
Ag – Aluno de Graduação 2.009,50 2.242,50 2.577,50 2.685,00
Apg – Aluno de Pós-Graduação 36,00 39,00 40,00 42,00
Ar – Aluno de Residência Médica 30,00 31,00 31,00 35,00
Ndi – Alunos Diplomados 208,00 251,00 232,00 338,00
Ni – Alunos Ingressantes 680,00 807,00 887,00 795,00
Custo corrente sem HU R$ 41.478.749,48 R$ 58.864.423,65 R$ 69.210.663,58 R$ 84.076.118,29
Número de funcionários Equivalente sem HU 277,00 386,75 438,75 418,00
Professor Equivalente 208,00 195,50 222,50 268,50
           
INDICADORES DESCRIÇÃO 2014 2015 2016 2017
IB. (CC / AE) CUSTO CORRENTE POR ALUNO EQUIVALENTE R$ 13.086,81 R$ 12.851,09 R$ 16.174,80 R$ 15.030,63
II. (ATI / PE) ALUNOS TEMPO INTEGRAL POR PROFESSOR EQUIVALENTE 8,05 10,48 9,18 8,98
IIIB. (ATI / FE) ALUNOS TEMPO INTEGRAL POR FUNCIONÁRIO EQUIVALENTE 6,04 5,30 4,66 5,77
IVB. (FE / PE) FUNCIONÁRIO EQUIVALENTE POR PROFESSOR EQUIVALENTE 1,33 1,98 1,97 1,56
V. GPE (AGTI / AG) GRAU DE PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL 0,77 0,85 0,74 0,84
VI. GEDPG (APG /AG+APG) GRAU DE ENVOLVIMENTO DISCENTE COM PÓS-GRADUAÇÃO 0,02 0,02 0,02 0,02
VII. CAPES CONCEITO CAPES/MEC PARA PÓS-GRADUAÇÃO 3,00 3,00 3,00 3,50
VIII. IQCD ÍNDICE DE QUALIFICAÇÃO DO CORPO DOCENTE 3,36 3,48 3,68 3,78
IX. TSCG TAXA DE SUCESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 45,67% 45,34% 38,08% 49,46%

• Série Histórica do Índice de Qualificação do Corpo Docente - UFCA - 2012-2016:

 

• Série Histórica do Indicador Taxa de Sucesso da Graduação - UFCA - 2012-2016:

 

• Relatório: Apresentação e análise dos indicadores de desempenho conforme deliberações do TCU - UFCA - 2017.

 

Indicadores do FORPLAD e Outros Indicadores Gerenciais e Operacionais

O FORPLAD (Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Administração da IFES) elaborou e divulga um conjunto de indicadores propostos para acompanhamento dos resultados e do desempenho das ações e atividades da IFES (Instituições Federais de Educação Superior). São recomendados diversos indicadores para as áreas de Ensino de Graduação, Pesquisa e/ou Pós-Graduação, Extensão, Gestão de Pessoas, Infraestrutura e Inovação.

Alguns desses indicadores do FORPLAD e outros Indicadores Gerenciais e Operacionais elaborados internamente foram adotados e são utilizados para dimensionar os resultados das ações realizadas e os resultados esperados das atividades planejadas pelos setores e unidades da UFCA.

 

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