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Censo da Educação Superior

Terça, 23 Junho 2015 09:15

Anualmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realiza a coleta de dados sobre a educação superior com o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor. A coleta dos dados tem como referência as diretrizes gerais previstas pelo Decreto nº 6.425 de 4 de abril de 2008.

O Censo da Educação Superior reúne informações sobre as Instituições de Ensino Superior (IES), seus cursos de graduação presencial ou à distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa. Além disso, as informações obtidas no Censo são utilizadas pelo MEC para o cálculo e rateio da matriz orçamentária e de custeios da universidades e institutos federais.

A coleta e envio de dados do Censo da Educação Superior na Universidade Federal do Cariri (UFCA) é realizada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento - PROPLAN, por meio da Divisão de Governança da Coordenadoria de Transparência, Governança e Gestão de Riscos.

A partir da coleta de dados realizada em diversos setores acadêmicos e administrativos da instituição, a Divisão de Governança é responsável por consolidar, validar e proceder o envio das informações para o INEP, sempre no primeiro quadrimestre de cada ano, tendo como referência a situação do ano anterior.

A validação, preenchimento e importação dos dados são realizadas pela Divisão de Governança por meio de uma plataforma web composta de módulos para preenchimento de dados das IES, cursos, docentes e estudantes. Após o envio, os dados são ainda verificados in loco e homologados ou criticados por verificadores indicados por outras IES e pelo INEP, antes de serem divulgados como estatística oficial.

Os vários relatórios do Censo da Educação Superior da UFCA disponibilizados abaixo permitem a comunidade acadêmica e sociedade em geral utilizar os dados e informações para pesquisas científicas e em atividades administrativas da instituição.

Para dúvidas e acesso às informações em outros formatos, entrar em contato com a PROPLAN: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

DADOS DOS CURSOS – 2016
Total de cursos com alunos vinculados 14
 
DADOS GERAIS DE ALUNOS – PRESENCIAL – 2016
Vagas Oferecidas 1043
  Vagas Novas Oferecidas 830
  Noturno 250
  Integral 580
  Vagas Remanescentes 213
  Noturno 102
  Integral 111
Inscritos 26267
  Inscritos para Vagas Novas 25998
  Noturno 11022
  Integral 14976
  Inscritos para Vagas Remanescentes 269
  Noturno 36
  Integral 233
       
ALUNOS VINCULADOS – PRESENCIAL – 2016
Ingressante 866
  2016.1 707
  2016.2 159
Matriculado 2636
  2016.1 2581
  2016.2 2386
Cursando 4717
  2016.1 2477
  2016.2 2240
Formado 250
  2016.1 104
  2016.2 146
Transferido para outro curso da mesma IES 11
  2016.1 6
  2016.2 5
Desvinculado 401
  2016.1 186
  2016.2 215
Matrícula trancada 345
  2016.1 156
  2016.2 189
       
INGRESSANTES POR TIPO DE INGRESSO – PRESENCIAL – 2016
Ingressantes por Vagas Novas 811
  2016.1 674
  2016.2 137
Ingressantes por Vagas Remanescentes 51
  2016.1 29
  2016.2 22
Ingressantes por Transferência Ex-Officio 1
  2016.1 1
  2016.2 0
Ingressantes por Convenio PEC-G 3
  2016.1 3
  2016.2 0
       
INGRESSANTES POR TURNO – PRESENCIAL – 2016
Ingressantes por Vagas Novas 811
  Noturno 674
  Integral 137
Ingressantes por Vagas Remanescentes 51
  Noturno 19
  Integral 32
Ingressantes por Transferência Ex-Officio 1
  Noturno 1
  Integral 0
Ingressantes por Convenio PEC-G 3
  Noturno 0
  Integral 3
       
ALUNOS COM APOIO SOCIAL – PRESENCIAL – 2016
Alimentação -
  2016.1 459
  2016.2 445
Moradia -
  2016.1 210
  2016.2 200
Transporte -
  2016.1 276
  2016.2 272
Bolsa Permanência -
  2016.1 80
  2016.2 73
       
ALUNOS COM MOBILIDADE ACADÊMICA – PRESENCIAL – 2016
Nacional 8
Internacional – Ciência sem Fronteiras 6
       
ALUNOS COM ATIVIDADES EXTRACURRICULARES – PRESENCIAL – 2016
Pesquisa -
  2016.1 99
  2016.2 99
Extensão -
  2016.1 189
  2016.2 183
Estágio Extracurricular (não obrigatório) -
  2016.1 97
  2016.2 94
       
SITUAÇÃO DOS DOCENTES – PRESENCIAL – 2016
Em exercício 260
Afastados para qualificação 19
Afastamento para tratamento de saúde 1
       
REGIME DE TRABALHO DOS DOCENTES EM EXERCÍCIO – PRESENCIAL – 2016
Tempo parcial 65
Tempo integral (com DE) 154
Tempo integral (sem DE) 41
       
ATUAÇÃO DO DOCENTE – PRESENCIAL – 2016
Graduação 248
Pós-Graduação 75
Pesquisa 121
Extensão 64
Gestão, Planejamento e Avaliação 97
       
DADOS FINANCEIROS – 2016
Despesas com Professores R$ 22.018.607,79
Despesas com Técnicos-Administrativos R$ 16.692.038,62
Despesas com Benefícios e Encargos Sociais R$ 22.261.340,27
Outras Despesas de Custeio R$ 13.372.807,16
Investimentos R$ 10.071.281,36

DADOS DOS CURSOS – 2017
Total de cursos com alunos vinculados 16
 
DADOS GERAIS DE ALUNOS – PRESENCIAL – 2017
Vagas Oferecidas 922
  Vagas Novas Oferecidas 740
  Noturno 250
  Integral 490
  Vagas Remanescentes 182
  Noturno 90
  Integral 92
Inscritos 22179
  Inscritos para Vagas Novas 21888
  Noturno 10350
  Integral 11538
  Inscritos para Vagas Remanescentes 291
  Noturno 101
  Integral 190
       
ALUNOS VINCULADOS – PRESENCIAL – 2017
Ingressante 798
  2017.1 625
  2017.2 173
Matriculado 2791
  2017.1 2735
  2017.2 2577
Cursando 5066
  2017.1 2618
  2017.2 2448
Formado 246
  2017.1 117
  2017.2 129
Transferido para outro curso da mesma IES 14
  2017.1 4
  2017.2 10
Desvinculado 394
  2017.1 180
  2017.2 214
Matrícula trancada 337
  2017.1 170
  2017.2 167
       
INGRESSANTES POR TIPO DE INGRESSO – PRESENCIAL – 2017
Ingressantes por Vagas Novas 723
  2017.1 588
  2017.2 135
Ingressantes por Vagas Remanescentes 66
  2017.1 29
  2017.2 37
Ingressantes por Transferência Ex-Officio 0
  2017.1 0
  2017.2 0
Ingressantes por Convenio PEC-G 9
  2017.1 8
  2017.2 1
       
INGRESSANTES POR TURNO – PRESENCIAL – 2017
Ingressantes por Vagas Novas 723
  Noturno 246
  Integral 477
Ingressantes por Vagas Remanescentes 66
  Noturno 39
  Integral 27
Ingressantes por Transferência Ex-Officio 0
  Noturno 0
  Integral 0
Ingressantes por Convenio PEC-G 9
  Noturno 0
  Integral 9
       
ALUNOS COM APOIO SOCIAL – PRESENCIAL – 2017
Alimentação -
  2017.1 595
  2017.2 588
Moradia -
  2017.1 231
  2017.2 218
Transporte -
  2017.1 357
  2017.2 359
Trabalho -
  2017.1 117
  2017.2 119
Bolsa Permanência -
  2017.1 64
  2017.2 64
       
ALUNOS COM MOBILIDADE ACADÊMICA – PRESENCIAL – 2017
Nacional -
  2017.1 11
  2017.2 3
Internacional – Intercâmbio -
  2017.1 1
  2017.2 5
       
ALUNOS COM ATIVIDADES EXTRACURRICULARES – PRESENCIAL – 2017
Pesquisa -
  2017.1 235
  2017.2 232
Extensão -
  2017.1 252
  2017.2 249
Monitoria -
  2017.1 214
  2017.2 210
Estágio Extracurricular (não obrigatório) -
  2017.1 98
  2017.2 88
       
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA – PRESENCIAL – 2017
Cegueira -
  2017.1 0
  2017.2 1
Baixa visão -
  2017.1 2
  2017.2 6
Surdez -
  2017.1 0
  2017.2 1
Deficiência auditiva -
  2017.1 2
  2017.2 1
Deficiência física -
  2017.1 6
  2017.2 8
Autismo -
  2017.1 0
  2017.2 1
       
SITUAÇÃO DOS DOCENTES – PRESENCIAL – 2017
Em exercício 291
Afastados para qualificação 17
Afastamento para tratamento de saúde 0
       
REGIME DE TRABALHO DOS DOCENTES EM EXERCÍCIO – PRESENCIAL – 2017
Tempo parcial 46
Tempo integral (com DE) 212
Tempo integral (sem DE) 33
       
ATUAÇÃO DO DOCENTE – PRESENCIAL – 2017
Graduação 279
Pós-Graduação 53
Pesquisa 47
Extensão 66
Gestão, Planejamento e Avaliação 90
       
DADOS FINANCEIROS – 2017
Despesas com Professores R$ 32.334.137,99
Despesas com Técnicos-Administrativos R$ 19.055.146,80
Despesas com Benefícios e Encargos Sociais R$ 20.893.544,08
Outras Despesas de Custeio R$ 18.197.355,41
Investimentos R$ 10.813.967,49


















O relatório consolidado apresenta um resumo das principais informações da UFCA coletadas no Censo da Educação Superior no período de 2014 a 2016. Dentre as informações, destacamos o total de alunos com apoio social, Programa de Reserva de Vagas, Mobilidade Acadêmica, atividades extracurriculares e deficiência. Além do quantitativo de alunos, o consolidado fornece dados de docentes, de técnico-administrativos e financeiros.

•  Consolidado - UFCA 2014

•  Consolidado - UFCA 2015

•  Consolidado - UFCA 2016

•  Consolidado - UFCA 2017

A série histórica permite verificar a evolução dos principais dados da IES informados no Censo ao longo dos anos.

  Série histórica 2013-2015

  Série histórica 2014-2016

  Série histórica 2015-2017

  Gráfico 1:

  Gráfico 2:

  Gráfico 3:

 

O aluno equivalente é o principal indicador utilizado para fins de análise dos custos de manutenção das Instituições Federais de Educação Superior - IFES, nas rubricas referentes ao orçamento de custeio e capital (OCC). O cálculo do aluno equivalente para cada IFES integra quatro indicadores parciais, referentes às atividades educacionais nos seguintes níveis: • Graduação; • Mestrado stricto sensu; • Doutorado; • Residência médica.

• Aluno equivalente - UFCA 2014

• Aluno equivalente - UFCA 2015

• Aluno equivalente - UFCA 2016

• Aluno equivalente - UFCA 2017

Lido 3132 vezes