Início do Conteúdo

Ações Realizadas - Proplan

Veja abaixo os conjuntos de ações mais importantes já desenvolvidas por este setor da UFCA ano a ano:


Ações Realizadas em 2015

  PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
COORDENAÇÃO DE INFORMAÇÃO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – CINAI
AÇÕES REALIZADAS 2015
DESCRIÇÃO DE AÇÃO QUANTO A FINALIDADE RESULTADOS ALCANÇADOS
DESCRIÇÃO DE RESULTADOS (QUALITATIVO) METAS EM INDICADORES (QUANTITATIVO) METAS EM ESTATÍSTICA (QUANTITATIVO)
Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional Processo finalístico/primário do setor Envio para E-MEC e Publicação no site da Universidade Índice de participação de docentes e discentes Avaliação 2015.1: 50% Professores , 50,8% Estudantes e 13 Cursos Avaliados
Realização da Autoavaliação Institucional para docente e discente Processo finalístico/primário do setor Relatórios gerados pelo SIGAA para docentes e coordenadores de Curso sobre o ensino, condições de trabalho, infraestrutura e coordenações de curso. Índice de participação de docentes e discentes Avaliação 2015.1: 50% Professores , 50,8% Estudantes e 13 Cursos Avaliados
Revisão e divulgação do Relatório de Avaliação Institucional 2014 Processo finalístico/primário do setor Divulgação interna e externa Produção e divulgação do relatório final 01 Relatório anual: 100%
Atividades de divulgação da Avaliação Institucional de docentes e discentes Processo de apoio Divulgação interna da autoavaliação Divulgação da Avaliação Institucional 50% docentes obtiveram os relatórios de avaliação
Atualização da Página do site da Ufca Processo de apoio Divulgação interna e externa Divulgação da Avaliação Institucional 50% das informações disponíveis no site
Composição da CPA Processo de apoio Elaboração e envio de Memorandos e Ofícios para composição da CPA e recebimentos. Comunicação oficial para Composição da CPA Memorandos enviados: 15 Ofícios enviados: 2 Memorandos Recebidos: 13 Ofícios recebidos: 2

  PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA – CPGE
AÇÕES REALIZADAS EM 2015
DESCRIÇÃO DE AÇÃO RESULTADOS ALCANÇADOS
DESCRIÇÃO DE RESULTADOS (QUALITATIVO) METAS EM INDICADORES (QUANTITATIVO) METAS EM ESTATÍSTICA (QUANTITATIVO)
Desenvolvimento do PEI e Gestão do Contrato nº 02/2015 (PEI/GD): Coordenação Técnica, Fiscalização e Avaliação de Serviços Prestados por Consultoria GD Consult. Processo de apoio - Relatório de Acompanhamento do Contrato/Projeto;
- Documento do Referencial Estratégico elaborado e aprovado pelo CONSUP;
- Andamento processual: aditivado e prorrogado até julho/2016;
- Principais Entregas: Referencial, Projetos e Indicadores Estratégicos; Modelo de Gestão e Plano de Trabalho do PDI;
- Entregas Pendentes: PDI, Plano Estratégico e Lançamento do Planos;
-Escopo do aditivo: Avaliação e Acompanhamento Da Estratégia; Gestão de Projetos; Matriz de Riscos; Seminários Acadêmicos;
- 85% de Execução/Andamento do Contrato;
- 14 entregas em 2015 (Total: 17);
- 14 projetos estruturados e iniciados;
- 40 indicadores especificados;
Gestão de Informações e Dados Institucionais Processo finalístico/primário do setor - Preenchimento do Censo da Educação Superior 2015: Coleta, organização e importação de dados, tratamento e correções de inconsistências em Sistema CENSUP;
- Elaboração do UFCA em Números: Organização e publicação de dados e estatísticas das áreas acadêmicas e administrativas como proposta inicial para Anuário Estatístico;
- Organização de Informações de Gestão para Relatórios Institucionais: Estrutura Administrativa; Ações Realizadas e Planejadas pelos Setores e Unidades;
- Cálculo e Análise de Indicadores de Gestão para o MEC e TCU;
- Procuradoria Educacional Institucional (PI): Análise, Tratamento e Encaminhamentos de Processos de Regulação, Avaliação e Supervisão junto ao MEC/INEP
- 0% de erros e inconsistências do CENSUP não-resolvidos;
- 25% das áreas acadêmicas e 60% das áreas administrativas sem dados especificados no UFCA em Números;
- 8% dos setores da estrutura administrativa sem especificação funcional completa;
- 15% das pró-reitorias e diretorias sem balanço ações publicados;
- 9 processos/demandas registrados/acompanhados;
Elaboração do PLS – Plano de Logística Sustentável Processo de apoio - Elaboração de Projeto Executivo para Construção do PLS;
- Execução das Fases 1 e 2 (Preparação e Diagnóstico) do Roteiro para Elaboração do PLS e transferência de atribuição para DCRSA;
- Estruturação de Projeto Estratégico do PEI: PLS + Especificação de Sistema de Gestão Ambiental;
- Fases Pendentes
- 10 a 15% de Execução/Andamento do Projeto;
-2 fases executadas;
-3 fases pendentes

 

  PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE ORÇAMENTÁRIO – CPCO
AÇÕES REALIZADAS 2015
DESCRIÇÃO DE AÇÃO QUANTO A FINALIDADE RESULTADOS ALCANÇADOS
DESCRIÇÃO DE RESULTADOS (QUALITATIVO) METAS EM INDICADORES (QUANTITATIVO) METAS EM ESTATÍSTICA (QUANTITATIVO)
Solicitação de recursos financeiros ao MEC. Processo de apoio Recebimento de recursos financeiros para pagamentos de obras. R$ 2.152.178,81 100,00%
Publicação no site da Universidade os orçamentos dos exercícios financeiros de 2014 e 2015. Processo de apoio Publicação dos orçamentos de 2014 e 2015 no portal da UFCA. 1 relatório anual 100,00%
Controle da execução orçamentária. Processo finalístico/primário do setor Gerenciamento da execução das ações orçamentárias. 1 relatório por ano 100,00%
Acompanhamento da execução física e financeira de algumas ações orçamentárias (14XP, 4002, 8282. Processo gerencial Verifica o quanto foi executado em relação a execução física e financeira. 1 relatório anual 100,00%
Acompanhamento da liberação de limites orçamentários. Processo gerencial Monitoramento do limite orçamentário disponibilizado pela SPO/MEC. Número de consultas mensais ao SIAFI 100,00%
Elaboração da Proposta Orçamentária da UFCA. Elaboração da Proposta Orçamentária da UFCA Orçamento Aprovado. Taxa de aprovação desejada da proposta orçamentária. 100,00%

 

  PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO
COORDENAÇÃO DE TRANSPARÊNCIA, GOVERNANÇA E GESTÃO DE PROJETOS – CTGP
AÇÕES REALIZADAS EM 2015
DESCRIÇÃO DE AÇÃO QUANTO A FINALIDADE RESULTADOS ALCANÇADOS
DESCRIÇÃO DE RESULTADOS (QUALITATIVO) METAS EM INDICADORES (QUANTITATIVO) METAS EM ESTATÍSTICA (QUANTITATIVO)
Realização de estudos sobre governança e transparência pública. Processo gerencial Os estudos possibilitaram obter importantes referências sobre o tema da governança pública e da transparência pública, que serão organizados e publicados para consulta pela comunidade. Índice de número de estudos realizados Número do estudos realizados:1 Percentual realizado: 60%
Participação direta no Planejamento Estratégico da UFCA, com o desenvolvimento de um Projeto Estratégico voltado para a implantação da governança na instituição. Processo finalístico/primário do setor Contribuição no Planejamento Estratégico da UFCA a partir da elaboração de um Projeto voltado para a implantação da governança na instituição, levando-se em consideração a gestão participativa. Índice de número de projetos desenvolvidos Número de projetos desenvolvidos: 1 Percentual do projeto desenvolvido: 95%
Realização de diálogos com a alta gestão da UFCA em consonância com os princípios da Governança Pública. Processo de apoio Os diálogos realizados com a alta gestão da UFCA tem contribuído para o desenvolvimento da Governança Pública, levando-se em consideração as especificidades de cada setor. Índice de número de diálogos realizados Número de diálogos realizados:1 Percentual de diálogos realizados: 60%
Promoção para a divulgação das despesas realizadas nas unidades acadêmicas e administrativas e da execução orçamentária. Processo de apoio As atividades realizadas possibilitaram uma melhor divulgação das despesas realizadas nas unidades acadêmicas e administrativas e da execução orçamentária. Índice de número de promoções realizadas Número de promoções realizadas: 1 Percentual de promoções realizadas: 40%
Desenvolvimento de questionário que irá promover a avaliação da alta administração da UFCA. Processo gerencial O questionário desenvolvido possibilitará a realização de uma avaliação da alta administração da UFCA, visando a melhoria da gestão através da transparência e da comunicação eficiente. Índice de número de questionários elaborados Número de questionários elaborados: 1 Percentual elaborado do questionário: 90%
Realização de práticas da Transparência Pública entre os agentes públicos da UFCA a fim de tornar as informações mais acessíveis para o público em geral. Processo gerencial A realização de práticas da Transparência Pública entre os agentes públicos da UFCA tem tornado as informações mais acessíveis para o público em geral. Índice de número de práticas (reuniões) realizadas Número de práticas (reuniões) realizadas: 3 Percentual realizado de reuniões: 90%
Elaboração e coleta dos dados do Índice de implantação de Boas Práticas de Governança (IBPG). Processo gerencial O questionário respondido pelos setores analisados contribuiu de forma direta para o cálculo do Índice de implantação de Boas Práticas de Governança (IBPG). Índice de número de documentos obtidos Número de documentos obtidos: 1 Percentual de documentos obtidos: 100%
Realização de reuniões com diferentes setores da UFCA com o objetivo de promover a gestão participativa. Processo gerencial A realização de reuniões com diferentes setores da UFCA tem contribuído para a promoção da gestão participativa local. Índice de número de reuniões realizadas Número de reuniões realizadas: 1 Percentual de reuniões realizadas: 100%
Participação na Comissão de Acesso à Informação a fim de promover a criação da transparência ativa no portal da UFCA. Processo gerencial Participação na Comissão de Acesso à Informação a fim de promover a criação da transparência ativa no portal da UFCA. Índice de número de reuniões realizadas com a comissão Número de reuniões realizadas: 3 Percentual de reuniões realizadas: 75%
Contribuição direta na elaboração do Relatório de Gestão 2014 enviado ao Tribunal de Contas da União. Processo gerencial Organização direta da elaboração do Relatório de Gestão 2014 enviado ao Tribunal de Contas da União. Índice de número de relatórios elaborados Número de relatórios elaborados: 1 Percentual de participação na elaboração do relatório: 100%

 


 

Ações Realizadas em 2014

Estruturação da Proplan

• Elaboração e publicação no Portal da UFCA de estrutura administrativa, organograma, atribuições básicas e outras informações das Coordenações da Pró-reitoria de Planejamento da UFCA.

Definição e realização de reuniões semanais com as coordenações de áreas para acompanhamento e planejamento de projetos e ações da Proplan;


Desenvolvimento Institucional

Organização e realização de seminários para discussões iniciais sobre a implantação da UFCA e elaboração seu PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional;

Condução de um processo coletivo de desenho institucional coordenado pela Administração Superior, PROPLAN e Grupo de Trabalho do PDI, desdobrando as sugestões elaboradas pelos Grupos de Trabalho e Seminários de Implantação da UFCA;

Implementação de área no portal da UFCA para discussão e elaboração compartilhada dos princípios institucionais para o PDI, através do acolhimento e análise de sugestões e comentários da comunidade acadêmica e sociedade regional;

Elaboração inicial do PPI - Projeto Político-Pedagógico Institucional da UFCA em conjunto com a PROEN, ;

Elaboração do PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Interdisciplinar do Campus de Brejo Santo, em conjunto com a PROEN e Diretoria de Expansão;


Planejamento Operativo (Orçamentos e Finanças)

Organização em planilhas, dos dados e informações orçamentárias e financeiras sobre empenhos para a aquisição de bens e pagamentos de contratos de serviços;

Reuniões/contatos com Coordenadores de Cursos para informações e esclarecimentos sobre o processo de planejamento de aquisições de materiais permanentes para ensino;

Recebimento, organização e consolidação dos termos de referências e demais documentos relacionados à compra dos materiais permanentes para ensino;

Elaboração de termos de referência de demais bens e serviços para a aquisição pela UFCA;

Elaboração de planejamento orçamentário e financeiro da UFCA para 2013.


Avaliação Institucional

Elaboração de minutas de resolução para constituição, portarias de nomeação dos membros, e regimento interno da CPA – Comissão Própria de Avaliação da UFCA;

Organização e publicização de leis, normas, documentos oficiais e procedimentos técnicos referentes à CPA e à Avaliação Institucional no Portal da UFCA;

Implementação e implantação de dados acadêmicos do ensino (alunos, docentes, disciplinas e matrículas) na Plataforma de Avaliação Institucional da UFCA;

Realização da Avaliação de Cursos, dos Docentes e Autoavaliação pelos Alunos, dos períodos 2013.2 e 2014.1;


Organização e Publicação de Informações em Relatórios e Sistemas Institucionais

• SIMEC: Implantação de dados e informações da UFCA e preenchimento do Termo de Cooperação de Residentes no SIMEC - Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle;

E-MEC: Implantação e atualização de dados e informações da UFCA e dos seus cursos, no sistema de informações do MEC sobre cursos e instituições;

CENSUP: Lançamento de dados, informações e estatística sobre os cursos, alunos, docentes e técnicos administrativos da UFCA no CENSUP - Censo da Educação Superior – 2013; Verificação e homologação dos dados e informações do CENSUP 2013 na UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto-MG e na UFVJM - Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri-MG

Relatório de Gestão para o TCU - 2013: Levantamento junto aos setores da UFCA, de dados, estatísticas, indicadores e demais informações sobre o planejamento e realização de atividades administrativas e acadêmicas no ano de 2013; Definição de informações e elaboração de textos sobre a estrutura e atividades administrativas da PROPLAN, suas áreas de atuação (Planejamento e Gestão Estratégica, Planejamento Orçamentário/Financeiro e Avaliação/Informações Institucionais) e sobre outros projetos institucionais, para compor o Relatório de Gestão para o TCU – Ano 2013;


Reuniões, Contatos e Cooperação com Órgãos Externos

Visita a setores da UFC em Fortaleza: Pró-reitoria de Planejamento, Pró-reitoria de Administração, Secretária de Obras, Setor de Contratos, Setor de Transporte para articulação, apropriação de informações e reconhecimento de procedimentos e processos administrativos destas áreas e setores;

Participação do Fórum Regional de Pró-reitores de Planejamento e Administração;

Participação de representantes da PROPLAN e CPA nas audiências com as Comissões de Avaliadores do MEC para reconhecimento de cursos de graduação: Administração Pública, Agronomia, Jornalismo, Música, Engenharia de Materiais e Engenharia Civil;

Participação em treinamento sobre o preenchimento do Termo de Cooperação de Residentes no SIMEC - Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle, na FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade da UFC, em Fortaleza – Ce;

Acolhimento de PI – Procuradores Institucionais da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora e da UFAC – Universidade Federal do Acre, para homologação dos dados informados pela UFCA no CENSUP 2013;

Visitas à UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto-MG e à UFVJM - Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri-MG para verificação e homologação dos dados e informações do CENSUP 2013;

Divulgação dos novos cursos dos Campi de Brejo Santo e Icó, em conjunto com a PROEN e Diretoria de Expansão;