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Ações Planejadas - Proplan

Veja abaixo os conjuntos de ações mais importantes planejadas por este setor da UFCA para os próximos anos:


Ações Planejadas - 2016

  PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
COORDENAÇÃO DE INFORMAÇÃO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – CINAI
AÇÕES PLANEJADAS PARA 2016
OBJETIVO OU NECESSIDADE DESCRIÇÃO DA AÇÃO PROGRAMADA PREVISÃO DE CONCLUSÃO (MÊS/ANO) RESULTADOS ESPERADOS / METAS
DESCRIÇÃO DE RESULTADOS ESPERADOS (QUALITATIVO) METAS EM ESTATÍSTICAS
(QUANTITATIVO)
METAS EM INDICADORES (QUANTITATIVO)
Relatórios TCU Elaboração de indicadores acadêmicos da UFCA para o TCU (Censo 2015) Fevereiro/2016; Fornecer dados para publicação institucional dos relatórios de gestão do TCU 100,00% Percentual de dados fornecidos
Censo da Educação Superior Coleta de dados para preenchimento do Censo 2015 Fevereiro/2016; Fornecer informações ao INEP para composição do Censo Anual da Educação Superior 100,00% Percentual de dados coletados
Importação de dados e preenchimento dos questionários(Censo 2015) Abril/2016; Fornecer informações ao INEP para composição do Censo Anual da Educação Superior 100,00% Percentual de dados fornecidos
Verificação da consistência dos dados coletados (Censo 2015) Abril/2016; Fornecer informações ao INEP para composição do Censo Anual da Educação Superior 100% 02 auditorias realizadas anualmente
Conferência e validação dos dados pelas IES (Censo 2015) Maio/2016; Fornecer informações ao INEP para composição do Censo Anual da Educação Superior 100,00% Índice de dados validados
Consolidação e homologação dos dados (Censo 2015) Maio/2016; Fornecer informações ao INEP para composição do Censo Anual da Educação Superior 100,00% Índice de dados consolidados
Estruturação da CPA Composição e nomeação da Comissão Permanente de Avaliação – Biênio 2016-2017 Fevereiro/2016; Conduzir processos de avaliação internos da instituição 100% CPA nomeada
Ampliar a participação da comunidade acadêmica e sociedade civil Avaliação Institucional realizada por técnicos administrativos, terceirizados e comunidade civil. Fevereiro/2016; Aumento da eficácia institucional, efetividade acadêmica e social Acima de 60% índice de participação na avaliação
Conduzir os processos internos de avaliação Revisão e consolidação do Regimento da CPA e definição do calendário de reuniões Março/2016; Melhoria dos processos de avaliação internos da instituição Acima de 02 por ano reuniões semestrais
Consolidação e análise dos dados Elaboração do relatório de Avaliação Institucional 2015 Março/2016; Contribuir para transformação qualitativa da educação superior, melhoria acadêmico-pedagógica e maior eficiência na gestão. 100% Relatório elaborado
Preparação da Autoavaliação Discussão e planejamento das ações para realização da Autoavaliação Institucional 2016 Abril/2016; Contribuir para transformação qualitativa da educação superior, melhoria acadêmico-pedagógica e maior eficiência na gestão. 02 por ano Reuniões e encaminhamentos
Capacitação dos membros da CPA Seminário para capacitação dos membros da CPA Maio/2016; Melhoria dos processos de avaliação internos da instituição 50,00% Quantitativo de membros participantes
Aferições de padrões de qualidade da IES conduzidas pelo INEP Acompanhamento das avaliações de curso pelo Mec (avaliações externas) De acordo com a demanda Suporte ao processos de avaliação in loco executadas pelo INEP 4 a 5 100%
Melhorar indicadores de qualidade institucional Elaboração dos planos de melhorias por curso com base na Avaliação 2015 de docentes e discentes, com as unidades acadêmicas. Julho/2016; Aumento da eficácia institucional, efetividade acadêmica e social 14 Ações de melhorias propostas
Elaboração, com os setores, dos planos de melhorias com base na Avaliação 2015 de técnicos-administrativos terceirizados e comunidade civil. Julho/2016; Aumento da eficácia institucional, efetividade acadêmica e social 15 Ações de melhorias propostas
Realização da avaliação Institucional via SIGAA por docentes e discentes 2016.1 Julho/2016; Aumento da participação da comunidade acadêmica nos ciclos avaliativos Acima de 60% índice de participação
Acompanhamento das melhorias propostas pelos cursos e CPA, junto à Gestão Superior. Agosto/2016 e março/2017 Aumento da participação da comunidade acadêmica nos ciclos avaliativos 100,00% Ações de melhorias implementadas
Realização da avaliação Institucional via SIGAA por docentes e discentes 2016.2 Dezembro/2016; Aumento da participação da comunidade acadêmica nos ciclos avaliativos Acima de 60% índice de participação
Mobilização para a importância da Avaliação Institucional l Campanha e sensibilização para Avaliação Institucional de técnicos administrativos, terceirizados e comunidade civil. Fevereiro/2016; Participação massiva da comunidade acadêmica e sociedade civil no processo avaliativo da instituição 1 Ações realizadas
Campanha de sensibilização e conscientização 2016.2 Novembro/2016; Aumento da participação da comunidade acadêmica nos ciclos avaliativos. 2 Ações realizadas
Campanha de sensibilização e conscientização sobre o ciclo contínuo de avaliação institucional com toda comunidade acadêmica. Junho/2016; Aumento da participação da comunidade acadêmica nos ciclos avaliativos. 1 Ações realizadas
Planejamento do Censo 2016 Elaboração do Plano de trabalho do Censo 2016 Dezembro/2016; Melhoria no processo de coleta dos dados para composição do Censo da Educação Superior Dezembro Período de elaboração
Mapeamento das fontes de dados e setores responsáveis para o Censo 2016 Dezembro/2016; 100% Dados mapeados

 

  PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA – CPGE
AÇÕES PLANEJADAS PARA 2016
OBJETIVO OU NECESSIDADE DESCRIÇÃO DA AÇÃO PROGRAMADA PREVISÃO DE CONCLUSÃO (MÊS/ANO) RESULTADOS ESPERADOS / METAS
DESCRIÇÃO DE RESULTADOS ESPERADOS (QUALITATIVO) METAS EM ESTATÍSTICAS
(QUANTITATIVO)
METAS EM INDICADORES (QUANTITATIVO)
Elaboração do PDI - Elaborar, coordenar e acompanhar a execução do Plano de Trabalho do PDI junto aos setores e unidades da UFCA e à empresa de consultoria;
- Orientar e coordenar elaboração de conteúdos do PDI sob a responsabilidade da PROPLAN de forma alinhada com toda a equipe, articulada com outros setores e com excelência técnica em gestão e planejamento;
- Elaborar conteúdos do PDI sob a responsabilidade da CPGE;
- Realização de Seminários direcionados às comunidades acadêmicas de cada uma das unidades/campi para apresentação, discussão, proposição e validação de ideias de temas e ações do PEI e para o PDI;
Junho/2016; - PDI elaborado com ampla discussão e validação junto aos setores, unidades e comunidade acadêmica;
- PDI elaborado dentro do cronograma previsto no plano de trabalho;
- Conteúdos do PDI sob a responsabilidade da PROPLAN elaborados de forma alinhada, articulada e com excelência técnica
- Elaborar conteúdos do PDI sob a responsabilidade da CPGE;
- 100% do PDI Elaborado;
- Máximo de 10% do número de tópicos da matriz de responsabilidades com conteúdo pendentes ou não-satisfatórios;
- Máximo de 15 dias de atraso no cronograma;
- Porcentagem do PDI elaborado;
- Conteúdos pendentes ou não-satisfatórios no PDI 2016-2020;
- Dias de atraso no cronograma de elaboração.
Finalização da Elaboração e Implantação do PEI - Planejamento Estratégico Institucional (Escopo Original) I - Realizar a gestão do Contrato nº 02/2015: Coordenação Técnica, Fiscalização e Avaliação de Serviços Prestados por empresa de Consultoria GD Consult;
II - Finalizar elaboração do Relatório de Acompanhamento do Contrato do Projeto PEI;
III - Finalizar a elaboração, aprovar no CPEI e CONSUP, e lançar oficialmente Livros do Plano Estratégico e do PDI da UFCA;
IV - Divulgar junto à comunidade, promover participação e acompanhar o desenvolvimento do PDI e dos Projetos Estratégicos;
V - Divulgar junto setores e unidades da UFCA o Referencial Estratégico e o PDI, estimulando e apoiando a elaboração de planos setoriais alinhados à esses instrumentos.
VI - Apoiar tecnicamente os setores na gestão de Projetos Estratégicos e no acompanhamento de Indicadores Estratégicos e elaboração de indicadores gerenciais;
Julho/2016
(I, II e III)



Dezembro/2016
(IV, V, VI)
- Relatório de Acompanhamento do Contrato do Projeto PEI elaborado;
- Livros do Plano Estratégico e do PDI da UFCA lançados;
- Planos setoriais elaborados e alinhados ao PEI e ao PDI;
- Projetos Estratégicos em pleno desenvolvimento/andamento;
- 100% de Execução do Contrato e do Aditivo;
- 7 entregas concluídas em 2015 (3 do contrato e 4 do aditivo);
- 75% das pró-reitorias, diretorias e unidades com Planos Setoriais elaborados e alinhados ao PEI e ao PDI;
- 100% de indicadores do painel estratégico especificados e acompanhados;
- Execução do contrato e do aditivo;
- Nº de entregas;
- Planos setoriais elaborados e alinhados ao PEI e PDI;
- Porcentagem de indicadores estratégicos especificados e acompanhados
Desenvolvimento, Acompanhamento e Avaliação do PEI - Planejamento Estratégico Institucional (Escopo Aditivo) - Realizar a gestão do Aditivo nº 01/2016;
- Realizar reuniões e outras atividades de levantamento de dados e informações sobre projetos e indicadores estratégicos para análise e acompanhamento da estratégia;
- Realizar as primeiras RAEs – Reunião de Avaliação da Estratégia com todo o corpo gestor e representantes da comunidade acadêmica;
- Realizar Capacitação em Gestão de Projetos para todos os líderes e vice-lideres de projetos estratégicos ;
- Realizar Oficina e Estudo de Análise de Riscos: Matriz de Riscos;
Junho/2016; - Informações sobre projetos e indicadores disponíveis para Análises e avaliação da estratégia;
- Reunião de Avaliação da Estratégia efetivamente realizada;
- Providências das RAEs anteriores avaliadas e providências da RAE atual encaminhadas;
- Projetos Estratégicos tecnicamente bem geridos;
- 75% de indicadores do painel estratégico especificados e acompanhados;
- Realizar 3 RAEs até Dezembro de 2016;
- 75% dos projetos estratégicos com mais de 1/3 de ações executadas;
- Realizar 3 reuniões de análise e acompanhamento de riscos em 2016;
- Porcentagem dos Indicadores Estratégicos especificados e acompanhados;
- Nº de RAEs realizadas;
- Porcentagem de projetos estratégicos com execução com mais de 1/3 das ações;
- Nº de reuniões de Análise e Acompanhamento de riscos
Elaboração e Gestão de Informações Gerenciais - Coletar e organizar Informações de Gestão para Relatórios Institucionais: Formulário para atualização da Estrutura Administrativa e coleta de Ações Realizadas em 2015 e Planejadas para 2016 pelos Setores e Unidades;
- Realizar análise de resultados e série histórica de Indicadores de Gestão 2015 para o MEC e TCU;
- Elaborar proposta de especificação completa da estrutura organizacional administrativa e acadêmica para Regimento Geral da UFCA;
Março/2016; - Informações da Estrutura Organizacional (especificação funcional básica), Ações Realizadas e Ações Planejadas dos Setores e Unidades completamente disponíveis para Elaboração de Relatórios Institucionais;
- Proposta de especificação funcional completa da Estrutura Administrativa e Acadêmica elaborada;
- 100% das áreas acadêmicas e 100% das áreas administrativas com dados especificados no UFCA em Números;
- 100% dos setores da estrutura organizacional com especificação funcional completa;
- 100% das pró-reitorias e diretorias com balanço e planejamento de ações publicados;
- Dados especificados no UFCA em números;
- Estrutura organizacional dos setores completa
- Balanços e planejamento de ações da UFCA publicados
Elaboração e Implementação do PLS – Plano de Logística Sustentável e Sistema de Gestão Ambiental - Executar Fase 3 (Elaboração) do Projeto Estratégico do PLS : Coletar boas e más práticas de economia e sustentabilidade junto aos setores e comunidade acadêmica. Elaborar Planos de Ação para cada uma das 8 áreas do conteúdo mínimo do PLS;
- Executar Fase 4 (Implementação) do Projeto Estratégico do PLS: Viabilizar financeiramente e apoiar a implementação de ações e iniciativas previstas no PLS para 2016;
Dezembro/2016; - Planos de Ação para cada uma das 8 áreas do conteúdo mínimo do PLS elaborados;
- Ações previstas no PLS iniciadas e em plena execução;
- Mais de 70% de Execução/Andamento do projeto;
- 4 fases executadas;
- 2 fases pendentes
- Porcentagem de execução/andamento do Projeto Estratégico PLS;
- Nº de fases executadas;
- Nº de fases pendentes

 

  PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE ORÇAMENTÁRIO – CPCO
AÇÕES PLANEJADAS 2016
OBJETIVO OU NECESSIDADE DESCRIÇÃO DA AÇÃO PROGRAMADA PREVISÃO DE CONCLUSÃO (MÊS/ANO) RESULTADOS ESPERADOS / METAS
DESCRIÇÃO DE RESULTADOS ESPERADOS (QUALITATIVO) METAS EM ESTATÍSTICAS
(QUANTITATIVO)
METAS EM INDICADORES (QUANTITATIVO)
Acompanhamento da execução orçamentária. Gerar relatórios analíticos concernente a execução do orçamento. Março/Junho/Setembro/Dezembro /2016 e Janeiro 2017 Fornecer informações gerenciais aos gestores. 100,00% Número de relatórios gerados (4 por ano ).
Controle da emissão de boletins de empenho de investimento. Gerar boletins de empenho para a autorização do ordenador de despesa. De acordo com a demanda. Acompanhar o valor ordenado para despesas de investimento. Número de boletins de empenho emitidos.
Controle da emissão de boletins de licitação de investimento. Gerar boletins de licitação para continuidade do certame. De acordo com a demanda. Acompanhar o valor autorizado para licitação. Número de boletins de inv emitidos.
Orçamento 2017 Elaboração da Proposta Orçamentária para o execício Financeiro de 2017. Julho/2016; Aprovação da Proposta Orçamentária Volume orçamentário
Divulgação do orçamento da UFCA. Publicação no portal da UFCA do orçamento de 2016. Maio/2016; Dar publicidade do orçamento da UFCA à comunidade acadêmica e à sociedade civil. Número de veículos utilizados para a divulgação

 

  PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
COORDENAÇÃO DE TRANSPARÊNCIA, GOVERNANÇA E GESTÃO DE PROJETOS - CTGP
AÇÕES PLANEJADAS PARA 2016
OBJETIVO OU NECESSIDADE DESCRIÇÃO DA AÇÃO PROGRAMADA PREVISÃO DE CONCLUSÃO (MÊS/ANO) RESULTADOS ESPERADOS / METAS
DESCRIÇÃO DE RESULTADOS ESPERADOS (QUALITATIVO) METAS EM ESTATÍSTICAS
(QUANTITATIVO)
METAS EM INDICADORES (QUANTITATIVO)
Concluir a primeira entrega do projeto estratégico sobre governança Finalização dos estudos sobre governança e sobre transparência públicas em instituições de ensino. 06/16 Elaboração de um relatório referente à base conceitual sobre governança nas instiuições de ensino público - Número de relatórios a serem gerados: 1
-Percentual a ser obtido do relatório: 100%
100%
Iniciar ações que contemplem a segunda entrega do projeto sobre governança. Início oficial da implantação do Projeto Estratégico da governança na UFCA com ações de capacitação sobre governança pública 12/16 Obtenção de um relatório sobre as capacitações realizadas - Número de relatórios a serem gerados: 1
-Percentual a ser obtido do relatório: 100%
100%
Diagnosticar o nível de governança em que se encontra a UFCA quanto à alta gestão. Aplicação do questionário e análise dos dados que irá promover a avaliação da alta administração da UFCA, de acordo com as normas do TCU. 06/16 Obter um relatório sobre os resultados obtidos quanto à forma que a alta gestão da UFCA enxerga a governança. - Número de diagnósticos a serem realizados: 1
- Percentual a ser realizado do diagnóstico: 100%
100%
Ampliar a governança na UFCA Continuação dos diálogos com a alta gestão da UFCA em consonância com os princípios da Governança Pública; 07/17 Adoção de um sistema padrão de governança em todas as unidades administrativas - Número de diálogos a serem realizados: 5
- Percentual a ser atingido de diálogos: 100%
100%
Otimizar a elaboração do Relatório de Gestão Organização da elaboração do Relatório de Gestão 2016, a ser enviado ao Tribunal de Contas da União em 2017. 12/16 Elaboração de um guia contendo a metodologia de elaboração do Relatório de Gestão levando-se em consideração as especificidades da UFCA - Número de guias a serem elaborados: 1
- Percentual do guia a ser elaborado: 100%
100%
Ampliar a transparência pública na UFCA Ampliação das práticas da Transparência Pública entre os agentes públicos da UFCA a fim de tornar as informações mais acessíveis para o público em geral (transparência nos serviços de transporte, na aquisição de bens imóveis etc). 12/16 Obtenção de canais de transparência por tipo de ação ou procedimento de gestão adotado - Número de canais de transparência elaborados: 5
- Percentual de canais a serem desenvolvidos: 100%
100%
Continuidade da participação na Comissão de Acesso à Informação a fim de promover a transparência ativa para a comunidade. 07/17 Obtenção de uma comissão atuante e atuante para a melhoria da transparência da UFCA - Número de reuniões a serem realizadas da com a comissão de transparência: 5
- Percentual de reuniões a serem realizadas: 100%
100%
Ampliar a transparência pública na UFCA Promover a ampliação e a atualização das despesas realizadas nas unidades acadêmicas e administrativas e da execução orçamentária; 07/17 Obtenção de canais de divulgação junto à comunidade - Número de canais de transparência a serem elaborados: 5
- Percentual de canais a serem desenvolvidos: 100%
100%
Melhoria das Práticas de Governança Realização de ações que promovam a melhoria dos dados do Índice de implantação de Boas Práticas de Governança (IBPG); 07/17 Desenvolvimento de ações e atividades que contribuam para a melhoria da gestão administrativa a partir de boas práticas de governança - Número de ações/atividades a serem desenvolvidas: 5
- Percentual de canais a serem desenvolvidos: 100%
100%
Implantar e promover a gestão participativa. Ampliação do número de reuniões com diferentes setores da UFCA com o objetivo de implantar e promover a gestão participativa. 07/17 Implantação de um sistema específico de gestão que promova a participação vários setores nas tomadas de decisão, por - Número de reuniões a serem realizadas: 5
- Percentual de reuniões a serem realizadas: 100%
100%