Início do Conteúdo

Ações da Pró-reitoria de Cultura - PROCULT

Nos links abaixo, veja detalhes dos conjuntos de ações mais importantes já desenvolvidas por este setor da UFCA: 

 » CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE (CCBNB)

Percursos Urbanos Cariri

Trata-se de um projeto já existente, há dois anos e meio em Juazeiro do Norte e coordenado pelo professor Tiago Coutinho. O Percursos Urbanos - Cariri consiste em duas tardes de sábado por mês, um ônibus urbano sair da Praça Padre Cícero com até 27 participantes, para realizar um passeio pela cidade. Ao escolher os temas do mês, o Percursos Urbanos exerce o papel de trocas de saberes diversos, tornando-se um exemplo de educação popular e informal. Cada edição recebe um convidado ou uma convidada, com notório saber sobre o assunto.

 

Rumo aos Museus

O Projeto Rumo aos Museus, é uma iniciativa da Oficina Casa da Alto aprovada pelo edital de programação do Centro Cultural Banco do Nordeste, que propõe visitas aos Museus da região do Cariri e estados vizinhos, trabalhando a Educação Patrimonial como instrumento potencial de conscientização do cidadão acerca de sua identidade cultural. Em parceria com a Procult já visitou Icó (10/11/2014), Exú (31/10/2013), Missão Velha (20/03/2014) e Barro (30/05/2014).

 

Narrativas em volta do fogo

O projeto consiste em, uma vez por mês, em um espaço público, convidar mestres da cultura caririense para compartilhar suas histórias com quem quiser ouvi-las. Para narrar, escolhemos sempre senhores e senhoras mais experientes do bairro e da cidade que vivenciaram sua aldeia. As duas primeiras edições contaram com a presença de Abidoral Jamcaru (26 abril 2014) e Mãe Maria de Xangô (30 de maio 2014). O projeto é coordenado pelo professor Tiago Coutinho.

 

Cordas Brasileiras

Coordenado pelo discente Cleyton Fernandes, visa trazer ao Cariri os grandes nomes das cordas dedilhadas, músicos de competência comprovada por seus currículos e performances, para realizarem ações artísticas e pedagógicas na região do Cariri. utiliza-se os espaços da UFCA e do CCBNB. Os convidados além da apresentação musical também realização workshops e Master-classes. Foram realizadas duas edições contando com a participação dos violonistas Giacomo Bartoloni  e Paulo Porto Alegre - 22 e 23 de Maio de 2014.

 

Conversas Filosóficas

O programa conta com um coordenador na UFCA, Ivânio Lopes de Azevedo Júnior, e outro no CCBNB, Paulo Roberto Guedes de Medeiros. A ideia é que as edições girem em torno de assuntos que estão em evidência na atualidade. A primeira edição aconteceu em 30 de Maio de 2014, contou com a participação da Profa. Dra. Ilana do Amaral e teve como tema  “Entre o espetáculo e sua quebra”, debate sobre a copa e as manifestações.

 

Terça Musical

O Terça Musical, coordenado pelo docente Claudio Mappa Reis, consiste em uma parceria entre o Curso de Música- Licenciatura UFCA e o Centro Cultural Banco do Nordeste, através da Pró - Reitoria de Cultura UFCA. A ação movimenta o palco do CCBNB em Juazeiro do Norte com apresentações musicais de grupos formados por alunos e professores.

 

• Grupo de Metais da Chapada do Araripe (08/04/2014)

 

• Banda verde, amarelo e vinil (13/05/2014)

 

» SESC-CE

 

Assinatura do Protocolo de intenções Sesc-CE

Com o amadurecimento das relações entre a Universidade Federal do Cariri, através da pró-Reitoria de Cultura, e o Serviço Social do Comercio, SESC- CE, foi assinado ainda em 2013 o Protocolo de Intenções. Este protocolo permite, também, a promoção de atividades esportivas como karatê, jiu-jtsu, muay thay, entre outras modalidades. O convênio possibilitou também aos servidores da UFCA usufruírem dos serviços oferecidos pelo Sesc na condição de conveniado.

 

 • Seminário Arte e Pensamento

 Realização do Seminário Arte e Pensamento com apoio da UFCA e da URCA. No seminário foram debatidos temas sobre a nova classe média brasileira, a renovação das utopias na cultura, as vozes das ruas e seus ecos políticos e culturais. O evento ocorreu dentro da 15º Mostra Cariri de Culturas.

 

 • Sesc Partituras

 O evento contou com a participação de músicos e grupos da Universidade Federal do Cariri. Claudio Mappa, Cleyton Fernandes, Coral do UFCA, Duo Camaradas, Grupo de Metais Chapada do Araripe, Isaura Rute, Weber dos Anjos tocaram peças musicais do banco de partituras do Sesc.

 

 

» FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO – FUNDAJ

 

I Encontro Interinstitucional sobre Cultura no Cariri

 Com intuito de debater e amadurecer as relações institucionais tanto com a Fundação Joaquim Nabuco, como com os agentes políticos locais, o I Encontro Interinstitucional sobre Cultura no Cariri, realizado em novembro de 2013 promoveu o encontro com representantes das instituições promotoras (FUNDAJ e UFCA) e as secretárias municipais de cultura do Municípios pertencentes a Região do Cariri Cearense. Na ocasião foi construída uma agenda local de ações que visão o fortalecimento das políticas culturais da região. Na ocasião do I Encontro Interinstitucional sobre Cultura no Cariri foi celebrado o Protocolo de Intenções entre a Fundação Joaquim Nabuco e a Universidade Federal do Cariri. O protocolo visa a realização de projetos e ações em parceria.

Diversidade Sexual e de Gênero na Universidade

 O debate teve a presença de Jarid Arraes que abordou a diversidade de gênero. Citando também os casos de desrespeitos aos homossexuais, travestis e transexuais nas universidades de nossa região, Pautando o direito a livre orientação sexual e abordando também a opressão sob a figura feminina.

 

 • Raça e Etnia no Cariri

 O debate teve como convidados membros do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC), estes falaram sobre o mapeamento de comunidades negras e quilombolas na região do Cariri, como foi dado o processo e a importância desta ação. O grupo visitou 25 comunidades em 15 municípios, sendo que apenas seis destas comunidades se identificam como quilombolas. O mapeamento aborda questões como preconceito, identidade e o acesso a políticas públicas.

 

 • Universidade Plural: Outubro do amor?

 Projetos com debates e exibições de produtos áudio visuais seguidos de debates sobre um determinado tema. No mês de outubro realizou as conversas amorosas e exibiu os filmes Lavoura arcaica, Amor à flor da pele, A mulher e o atirador de facas, Elena e Amor.

 

Cine Debate

 Projeto que tratou de uma exibição de filme seguida de debate pautando a opressão sobre a mulher. Trazendo para a universidade um tema que nem sempre é pautado, e levando ao debate os direitos da mulher. Foi exibido o filme Cairo 678 e tivemos como convidada a professora Suamy Soares - 12 de Maio de 2014.

 

 • O patrimônio arqueológico do Cariri numa perspectiva social inclusiva

 Como primeiro resultado da parceria com a Fundação Casa Grande, a arqueóloga Rosiane Limaverde conduziu o debate sobre o atrimônio arqueológico e sua importância para a região do Cariri, compreendendo como ferramenta de inclusão social.

 

 • Caldeirão da Santa Cruz do Deserto e outras Temáticas da Cultura Nordestina

 Exibição do filme “Caldeirão Da Santa Cruz Do Deserto” seguida de Roda de Conversa com o cineasta cearense Rosemberg Cariry. O debate discutiu os modelos de produção e de uso da água, da vida em comunidade e a perspectiva de ações de resgate destas experiências nos dias atuais. Foi também realizada uma visita ao Sitio Caldeirão.

 

 • Lançamento do livro Pérolas do Centauro (03/04/2013)

 Do cantor e compositor cearense Pingo de Fortaleza, o livro “Pérolas do Centauro – Quarenta Anos de Músicas Cearense, Trinta Anos da Musicalidade de Pingo de Fortaleza” faz um panorama da música cearense no período de 1972 e 2012. O prefácio é do jornalista Lira Neto. O evento é resultado da parceria com Centro Cultural Banco do Nordeste.

Curso de Cartografia Social

Introdução ao sistema gps e criação de mapas web;

Curso de Extensão em Arqueologia e Gestão do Patrimônio Cultural da Chapada do Araripe

Com a parceria da Fundação Casa Grande, a UFCA, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, está sendo realizado o Curso de Extensão em “Arqueologia e Gestão do Patrimônio Cultural da Chapada do Araripe”. O objetivo do curso é realizar uma formação de profissionais da área de ciências humanas ou de áreas afins em temas relacionados à teoria, métodos e técnicas aplicadas ao universo da arqueologia brasileira em nível técnico, a fim de atuarem em ações de gestão do patrimônio arqueológico e cultural da Chapada do Araripe - Primeiro módulo 10 a 17 de Maio.

 

Núcleo de Línguas e Culturas estrangeiras

Em 2014, atendendo uma demanda crescente na Universidade, a Procult passa a ofertar 240 vagas para estudantes e servidores da UFCA para os cursos de Inglês básico I, Inglês básico II, Inglês instrumental, Francês básico I, Francês básico II, Francês instrumental, Espanhol básico I e Espanhol instrumental. As turmas estavam divididas nos campus de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

 

 

 • Atividades Esportivas

A parceria SESC/ UFCA vem ao logo do ano fomentado a prática de atividades esportiva e disponibilizou turmas, com vinte a 30 vagas, de modalidades esportivas como Jiu-jtsu, Muay Thay, Karatê, defesa pessoal, Xadrez e capoeira. Garantiu-se a participação de atletas vinculados aos projetos esportivos desenvolvidos em eventos esportivos de grande relevância como:

 - III Open Ceará Internacional de Jiu Jitsu;

 - Open Nordeste de Jiu Jitsu em Natal;

 - I Open Chess da UFCA.

 Os projetos são desenvolvidos nos seguintes dias da semana:

 Jiu jtsu (terças e quintas)

 Karatê (segundas e sextas SESC)

 Grupo de estudos em Xadrez clássico do Cariri (sábados)

 Muay thai (segundas, quartas e sextas)

 Grupo de Capoeira (segundas, quartas e sextas)

 

 

EMUC

A Escola de Música da UFCA, coordenada pelo docente Claudio Mappa Reis, desenvolve um trabalho de formação musical direcionado ao público da comunidade do Cariri. Esta ação recebe o apoio da Pró - Reitoria de Cultura e objetiva o aprendizado musical através do estudo de instrumentos musicais e canto. As atividades são desenvolvidas no Campus da UFCA / Juazeiro do Norte, recebendo o amparo técnico e pedagógico dos professores e monitores do Curso de Música-Licenciatura da UFCA.

 

Kariri Jazz Band

A atividade Kariri Jazz Band, coordenada pelo docente Claudio Mappa Reis, compreende o trabalho de grupo musical, formado por 20 integrantes, dentre professores e alunos. A prática geral do grupo se fundamenta na apreensão e execução de um repertório arranjado especificamente para a formação BIG BAND, contemplando as características expressivas da mesma formação. Esse repertório inclui diferentes gêneros musicais como jazz, MPB e música regional do Cariri.

 

Kariri Sax

O Kariri Sax, coordenado pelo docente Robson Almeida, é um quinteto de saxofones vinculado ao curso de licenciatura em música e à EMUC – Escola de Música da UFCA, ambos da Universidade Federal do Cariri. Formado por alunos e professores desta instituição, o grupo se caracteriza por uma identidade expressa através da música brasileira, dando ênfase ao repertório do nordeste.

Edições em 15 e 27 de Maio de 2014.

 

 • Cine Arte Clube

O projeto, coordenado pela docente Adriana Barroso Botelho, de cunho artístico, fomenta a pesquisa sobre cinema através da promoção de ações culturais e educativas. Além da formação de um acervo cinematográfico, realiza exibições de curtas-metragens e intervenções artísticas nos espaços da Universidade. A ação integra o corpo acadêmico e a comunidade em geral. Vários filmes já foram debatidos e exibidos através do projeto, filmes e documentários como: Mauro Shampoo – Jogador (28 de Maio de 2014), Dimensões do Diálogo (07 de Maio de 2014); Os Filmes que não fiz (14 de Maio de 2014); e O Pequeno e o Grande (21 de Maio de 2014).

 

 • Projeto SAC

O projeto SAC (Sustentabilidade Ambiental no Cariri), coordenado pela discente Marcela Cristine de Alencar Lira, através de suas diversas atividades, vem estimulando práticas sustentáveis que visam minimizar, principalmente, a emissão de gases poluentes por meio dos metais pesados contidos em lixo eletrônico, pilhas e baterias, possibilitando o desenvolvimento da cultura socioambiental na universidade e em toda a região do Cariri. O projeto já realizou inclusive a Semana do Meio Ambiente na UFCA - 01/06/14 até 06/06/14

 

Reciclagem Criativa

O projeto, coordenado pela discente Andressa Kelly Figueiredo Melo, possui um viés artístico-cultural e tem como principal objetivo trazer o artesanato, enquanto atividade prazerosa e relaxante, para dentro do Campus de forma paralela as obrigações acadêmicas cotidianas. A matéria-prima principal usada nas ações vêm de materiais reutilizados como caixinhas de leite ou suco, garrafas plásticas e rolinhos de papel, para que assim seja repensada também a questão do lixo reciclável na universidade.

 

 • Projeto Art’ritmus

O projeto Art’Ritmus, coordenado pelo discente Daniel Alexandre Bezerra, é uma ação cultural que está promovendo, através da dança, integração e sociabilidade no meio acadêmico e externo. No âmbito da cultura e da arte, há realização de bailes temáticos, apresentações artísticas, aulas de dança de salão entre outras atividades, com o propósito de desenvolver a autonomia, auto imagem e cidadania dos envolvidos.

 

 • Caracterização dos agrupamentos da música tradicional do Cariri Cearense

O projeto, coordenado pela docente Carmen María Saenz Coopat, consiste numa reunião das manifestações tradicionais musicais das cidades caririenses. O seu principal objetivo é atuar como agente de valorização e preservação da memória musical e tradicional da região. Entre as atividades que estão sendo desenvolvidas, destacam-se pesquisa documental, oficinas e palestras que são executadas no ambiente acadêmico e externo.

 

 • Horda Fotográfica

O projeto, coordenado pela discente Élida Gomes do curso de Jornalismo, é uma ação cultural que consiste no estudo da fotografia em passeios pela região do Cariri, visando estimular a consciência sociocultural e ambiental associada à arte de fotografar. O projeto vem promovendo diversas atividades, entre elas oficinas de edição básica no photoshop, experiência de campo e estudos de temas, como, por exemplo, a relação entre retrato e pessoas.

 

 • Laboratório de Economia Criativa

O projeto consiste numa proposta interdisciplinar de mapeamento, reconhecimento e fomento dos setores criativos concentrados na região do Cariri. As ações já realizadas foram Workshop sobre Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, estudos sobre O Estado e a Economia Criativa numa perspectiva de sustentabilidade e futuro, Seminário de Economia Criativa, entre outras atividades.

 

• Por uma vida sem catracas

O “Por uma vida sem catracas” vem promovendo debates sobre temas relacionados à questão da mobilidade urbana, dentre eles destacam-se: Gênero (cidade e mobilidade urbana em um recorte feminista), Sexualidade (LGBT's e a liberdade da cidade) e Raça/Etnia (A cor da mobilidade). 

 
• Experimentos Cênicos

O projeto consiste nas vivências de experimentos teatrais com objetivo de criar laços de interação, desenvolver talentos e propiciar o contato com várias modalidades cênicas. Está sendo trabalhada a construção de narrativas coletivas, construção de personagem e também a possibilidade de trabalho conjunto com outro projeto vinculado à PROCULT.