Início do Conteúdo
Quinta, 26 Junho 2014 10:20
A criação do IISCA é proposta a partir de cursos existentes e áreas de conhecimento distintas, sem esquecer das especificidades delas, e sim reconhecendo o potencial de valorização e integração recíprocas. Por esse motivo, sua constituição, ampla e plural, está condicionada a que a representatividade do Instituto, nas diversas instancias da Universidade, seja garantida de forma proporcional ao número de cursos componentes, seja nos Conselhos Superiores, seja na alocação de novos cursos, de recursos humanos e materiais. 
 
Considerado isto, os proponentes acordaram como prioridade para a abertura de novos cursos os seguintes. Para 2015: Audiovisual e novas mídias; Pedagogia bilíngue; Tecnólogo em Permacultura; para 2016: Arquitetura; Terapias holísticas. Ressaltamos que o número maior de cursos em 2015 justifica-se pela elevada representatividade do IISCA. 
 
Apesar de se constituir com base em Cursos distintos, o IISCA pretende fomentar o reconhecimento de setores de estudo transversais que potencializem a prática efetiva da interdisciplinaridade. Inclusive, algumas iniciativas que concretizam a interação entre os cursos componentes já existem, nos permitindo vislumbrar uma prática inovadora de ensino, pesquisa, extensão e cultura.  
 
Destacamos que, em virtude do curto prazo que tivemos neste momento final de definição das Unidades Acadêmicas, a organização interna do IISCA ainda não foi debatida. Este será um dos próximos passos a serem dados.
 
Salientamos que esta proposta é apoiada pela Coordenadoria de Acessibilidade da UFCA e está aberta para a possível integração de outros cursos; especificamente, convidamos o Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável a considerar a inserção no IISCA.
 
Por fim, cientes da ousadia desta proposta, nos comprometemos à sua reavaliação em um prazo bienal, contemplando a possibilidade de redefinição e modificação. Ainda, e mais no geral, consideramos como indispensável a continuidade do debate sobre a construção das áreas de conhecimento em nossa Universidade e sugerimos como necessária a previsão expressa de um período obrigatório de 2 anos para revisão da organização dos Institutos em seu conjunto.
 
Juazeiro do Norte, 16/03/2014
Colegiado do Curso de Design
Colegiado do Curso de Música- Licenciatura
Colegiado do Curso de Filosofia