Início do Conteúdo
Quinta, 26 Junho 2014 10:11

Ao lançarmos esta proposta, pretendemos dialogar e interpretar os contextos local e global do nosso fazer acadêmico através de aproximações disciplinares que vão além das clássicas áreas temáticas da Capes. 

 
O contexto local, onde se implanta a nossa UFCA, nos pede a saída dos estereótipos da carência, a escuta sensível dos potenciais abafados e a valorização de toda semente de autoafirmação criativa, que vise à busca de caminhos de desenvolvimento originais e duráveis. 
 
O contexto global nos incita, inclusive para dar conta da tarefa anterior, a olharmos além das cercas disciplinares já postas.  
 
Firmamo-nos na convicção de que as separações entre natureza e cultura, razão e emoção, ciência e arte, clara herança do pensamento positivista moderno, não nos servem hoje diante dos novos desafios da contemporaneidade. Acreditamos que os significados da realidade, assim como da nossa ação nela, são socialmente construídos e, portanto, enquanto cidadãos, locais e planetários a um tempo, estamos prontos a aceitar o desafio de um diálogo amplo entre áreas do conhecimento já tidas como separadas. 
 
Enquanto gestores públicos/sociais, filósofos,  designers, músicos, educadores nos mais vários campos artísticos e sociais, estamos cientes do grande desafio implicado na missão de refletir, atuar em, e gerenciar, contextos altamente complexos (internamente diversos, potencialmente conflituosos, atravessados por interesses, valores, projetos de futuro, não homogêneos). 
 
Acreditamos que as diversas práticas de gestão da complexidade e criação na complexidade são banalizadas por uma visão delas simplesmente enquanto técnicas. A aproximação inter e transdisciplinar se justifica pelo reconhecimento da limitação das partições do saber em disciplinas estanques, assim como atende à consciência crescente de que o diálogo entre áreas, consideradas como separadas, nos dá elementos novos e férteis de leitura, interpretação e ação no mundo contemporâneo.  Cabe ressaltar que não está se propondo uma instrumentalização da cultura e das artes em prol da gestão e do desenvolvimento de contextos organizacionais ou sociais. Ao contrário, acreditamos no grande potencial crítico e transformador da cultura, das artes e humanidades, independente de qualquer instrumentalidade. 
 
Afirmamos assim a importância da construção de um Instituto Interdisciplinar de Sociedade Cultura e Artes na nossa UFCA e nos comprometemos com esta empreitada coletiva.
 
Juazeiro do Norte, 16/03/2014
Colegiado do Curso de Design
Colegiado do Curso de Música- Licenciatura
Colegiado do Curso de Filosofia
 
Cursos que integram o IISCA:
 
 

IISCA - Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes

Diretor: Prof. Dr. Márcio Mattos Aragão Madeira

Currículo Lattes

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Vice-Diretor: Prof. Emanuel Marcondes de Souza Torquato

Currículo Lattes

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

Secretária executiva: Roberta Stefanie Villar de Queiroz Csermak

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Assistente em Administração: José Katulo Amadeu Ferreira

Currículo Lattes

E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ;

 

Endereço: Av. Tenente Raimundo Rocha, S/N, Bairro Cidade Universitária – Juazeiro do Norte-CE
Fone: +55 (88) 3221-9521; 3221-9525 / sala G109, bloco G