Representando o CE, docente da UFCA participa da Conferência Nacional das Cidades, em Brasília-DF
Publicado em 20/02/2026. Atualizado em 20/02/2026 às 17h04
Entre os dias 24 e 27 de fevereiro de 2026, Brasília irá sediar a sexta edição da Conferência Nacional das Cidades. O encontro vai reunir representantes do poder público, da sociedade civil, de movimentos sociais, do setor empresarial e especialistas para tratar sobre propostas coletivas que orientarão o desenvolvimento urbano brasileiro nos próximos anos.
Conforme o Ministério das Cidades, a etapa nacional do evento deve reunir mais 1.600 delegados – de todas as regiões do país. Essas pessoas representam a “voz da sociedade” e são responsáveis por levar à esfera nacional demandas de seus respectivos estados sobre questões urbanas.
O professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA) Diego Coelho será um desses delegados e representará o estado do Ceará na conferência nacional. Nos meses de junho e de agosto de 2025, o docente da UFCA participou das edições municipal e estadual do evento.
Segundo Diego, que integra o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), acompanhar as três etapas da conferência permite evidenciar as demandas urbanas brasileiras e perceber como os atores se organizam em torno delas: “Como pesquisador no campo dos estudos urbanos, [participar desses eventos] é uma oportunidade de acompanhar, de modo mais enfático, como a política urbana se desenrola e [como] ela acontece na associação entre teoria e prática”, disse.
O professor da UFCA também explicou que as demandas que serão discutidas na etapa nacional da conferência das cidades foram pactuadas na edição estadual e estão relacionadas, entre outros, a problemáticas que envolvem o direito à cidade, a infraestrutura urbana, a mobilidade urbana e a habitação. As discussões também buscarão, de acordo com Diego, propor para essas problemáticas soluções baseadas na natureza.
Além de Diego, o estado do Ceará terá outros 67 delegados na Conferência Nacional das Cidades.
Conferência Nacional das Cidades
A Conferência Nacional das Cidades foi criada em 2003, junto à criação do Ministério das Cidades. Ela tem como objetivo central incentivar o debate e a participação social na formulação de políticas públicas para as cidades.
A sexta edição do encontro terá em sua programação oito salas temáticas, que irão tratar sobre os setores fundamentais do Ministério das Cidades: habitação, saneamento, periferias, mobilidade e desenvolvimento urbano.
O lema da conferência será “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
Serviço
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
ccsa@ufca.edu.br