Conheça os cursos de graduação da UFCA: Ciência da Computação

Publicado em 03/12/2021. Atualizado em 28/09/2022 às 17h43

Estudantes da UFCA em um dos quatro Laboratórios de Informática do campus Juazeiro do Norte, em 2019 (antes da pandemia de covid-19). Foto: Dcom/UFCA.

Tratar grandes volumes de dados, trabalhar no desenvolvimento de programas de informática para computadores ou para dispositivos móveis (como os smartphones e os tablets) e analisar necessidades/possibilidades de desenvolvimento de softwares e aplicativos que auxiliem pessoas ou organizações, de diferentes áreas. Essas são algumas atribuições dos/as profissionais da área de Ciência da Computação.  

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferta essa graduação desde 2018, no campus Juazeiro do Norte, na modalidade bacharelado, com 50 vagas anuais e de forma integral (manhã e tarde). Para ingressar no curso, é preciso prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e usar sua respectiva nota no Sistema de Seleção Unificada (SiSU/UFCA).

O curso atualmente oferecido pela UFCA foi o primeiro da região do Cariri na área de Ciência da Computação e está vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA). Também integram o CCT/UFCA os cursos de Engenharia Civil, de Engenharia de Materiais e de Matemática Computacional. Até 2014, existiam 346 cursos de Ciência da Computação em atividade no Brasil, dos quais 66 eram ofertados no Nordeste e 13, no Ceará. Em relação a outros cursos ofertados há mais tempo no país, como Direito, existem no Brasil cerca de 1.200 cursos: mais que o triplo de cursos na área de Ciência da Computação.

Uma das graduações mais recentes da UFCA, o curso de Ciência da Computação conta com um corpo docente de 12 professores, sendo quase 90% deles mestres ou doutores. 

Na grade curricular da formação, há disciplinas que extrapolam o Cálculo, a Inteligência Artificial (I.A) ou a Engenharia de Software – que são as mais intuitivas para o público leigo. O curso aborda também, por exemplo, Gestão e Negócios e Computação e Sociedade; além das tradicionais disciplinas de Programação, de Sistemas de Computação e de Ciência de Dados. Também estão na lista as disciplinas de Computação Gráfica, Computação de Alto Desempenho e Matemática Computacional (na UFCA, existe outra graduação, específica deste campo).

Data center no campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri
Data Center no campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri.
Foto: Gabriel Souza Dcom/UFCA

Conforme o coordenador do curso da UFCA, Roberto Pinheiro, a Ciência da Computação revolucionou o mundo, principalmente depois da criação dos smartphones.

Apesar de não ser uma área exatamente nova (os primeiros computadores eletrônicos e digitais automáticos do planeta surgiram por volta dos anos 1940), o desenvolvimento da Ciência da Computação,  principalmente pelo aumento da inclusão digital e da oferta de equipamentos para viabilizá-la, culminou em fenômenos como Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial (IA) – termos que se tornaram mais conhecidos entre leigos apenas nos últimos anos.

Com a digitalização da vida cotidiana e o amplo uso das mídias digitais, há uma infinidade de dados à disposição das plataformas para as quais cedemos nossos dados diariamente. Esse grande volume de informações é conhecido como Big Data. 

Já a chamada Inteligência Artificial (IA) é um campo da Ciência da Computação que busca desenvolver em máquinas a capacidade de realizar tarefas humanas, como aprender. Com isso, as máquinas passam a ser capazes de executar funções mais sofisticadas que as esperadas para um objeto, como decidir e identificar melhores soluções no seu contexto de uso.

Outro termo que tem se popularizado com o aumento do uso das tecnologias desenvolvidas pela Ciência da Computação é o de “Internet das Coisas”. O termo se refere à interconexão digital de objetos físicos, que se tornam capazes de reunir e de transmitir dados. Isso possibilita, por exemplo, que esses objetos sejam controlados remotamente, que otimizem o próprio funcionamento a partir da análise de padrões de uso e que facilitem o acesso de humanos a informações úteis.

Semana Computacional, em 2019. A semana envolveu tanto o curso de Ciência da Computação quanto o curso de Matemática Computacional. Imagem feita antes da pandemia da covid-19. Foto: Allana Lima

Segundo o coordenador do curso da UFCA, o termo Big Data é relativamente recente: “É uma área muito quente e que tem se popularizado por conta das aplicações possíveis juntamente com Inteligência Artificial, já que, hoje em dia, sabemos que ter muitos dados pode muitas vezes ser mais importante do que realmente compreendê-los. É mais ‘fácil’ uma IA aprender com massas enormes de dados do que aprender com alguém explicando bem direitinho como tudo funciona, pois é assim que os computadores funcionam: são máquinas de moer informação rapidamente”, disse.

Roberto comenta ainda sobre o mercado de trabalho e a vasta gama de oportunidades de emprego para os profissionais da Ciência da Computação, como o desenvolvimento de ações de programação, a Pesquisa e o desenvolvimento de novos programas, entre outras possibilidades: “Seja fundando sua empresa, seja prestando consultoria, seja apenas informatizando procedimentos, seja trabalhando com bancos de dados, seja organizando um sistema de redes, seja gerenciando uma página na web… No resumo geral, tudo que envolve um computador pode envolver alguém da área de Ciência da Computação”, conclui. 

Bem-humorado, o professor completou: “Só não venha pedir pra ajeitar sua impressora”. Isso porque, segundo o docente, boa parte da população acredita que egressos de um curso de Ciência da Computação terão como principal atividade a manutenção de equipamentos de informática, quando esse tipo de serviço está a cargo, geralmente, de técnicos de manutenção de computadores ou de impressoras convencionais/multifuncionais.

Roberto destaca ainda a carência regional de cientistas da Computação: “O curso é importante por conta da demanda por conhecimento na área, especialmente no Cariri. É perceptível a carência de formação e o quanto a comunidade está ansiosa pela formação dos nossos estudantes. São vários e-mails de estágios, bolsas e empregos para nossos alunos, que chegaram agora à metade do curso”.

Perfil do egresso

A graduação em Ciência da Computação iniciou suas atividades em 2019, junto a outras quatro graduações: Bacharelado em Ciências Contábeis, Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Letras-Libras e Bacharelado em Matemática Computacional. Devido à sua recente criação, ainda não há estudantes formados pela UFCA na área.

Um dos estudantes de Ciência da Computação na UFCA é Cícero José Ferreira, atualmente no quinto semestre. Ele faz parte da primeira turma do curso e considera isso algo muito especial. Segundo o discente, as suas expectativas em relação à formação foram atendidas e superadas: “Além de suprir minhas expectativas, ele me impressionou! […] Eu me surpreendi com os professores e com o curso”, disse. 

Cícero José Ferreira , estudante do curso de Ciência da Computação, atualmente no quinto semestre. Foto: Acervo pessoal.

Ainda segundo Cícero José, devido a uma vasta gama de possibilidades profissionais no campo de Computação, ele ainda não tem definida em que área específica deseja trabalhar, mas tem duas opções em mente: “Eu confesso que estou na dúvida entre Engenharia de Software e Ciência dos Dados, mas conforme eu vá ganhando experiência com essas áreas, vou me decidir melhor”, acredita. 

O perfil do egresso do curso de Ciência da Computação da UFCA contempla mais do que aspectos técnicos, científicos, éticos, humanísticos e sociais, que baseiam essa graduação. A formação também tangencia aspectos como a fundamentação teórica da Matemática e da Computação, para que os/as estudantes tenham autonomia para solucionar os mais diversos problemas da vida profissional. 

Assim, para a formação de bons profissionais na área, é necessário a experimentação prática das atividades. Nesse sentido, a UFCA conta, atualmente, com quatro laboratórios equipados com computadores de última geração, que proporcionam aos estudantes a oportunidade de desenvolverem softwares e de solucionarem problemas. Essas atividades práticas ocorrem desde o primeiro semestre, por meio da disciplina de Introdução à Programação.

Além disso, os estudantes são incentivados a ingressarem dentro de projetos de Pesquisas. Um desses projetos é o Computação On-Line: criado em 2020, pelos professores da graduação, logo após a declaração de pandemia da covid-19. O projeto manteve suas atividades até o fim de agosto deste ano.  

Logo do projeto Computação On-Line, que exerceu atividades durante os anos de 2020 e 2021. Foto: Acervo Coordenação Computação On-Line

Segundo a coordenadora do projeto Computação On-Line, professora Camila Oliveira, em 2021, o objetivo era formar um elo entre o curso e os estudantes recém-ingressos: “O projeto começou há algum tempo. Depois da [declaração de] pandemia, vimos que iríamos continuar muito tempo assim [em distanciamento social]. Nós ficamos com medo de ter muita desistência dos alunos e um distanciamento [das atividades do projeto]. Então, nós pensamos em tentar fazer um programa de forma que a gente tivesse contato e interação com os professores e outros alunos [da graduação da UFCA]”, disse. 

Professora Camila Oliveira, coordenadora do projeto Computação On-Line, em 2021. Imagem feita antes da pandemia da covid-19. Foto: Acervo pessoal

As atividades desenvolvidas nessa ação contavam com palestras e entrevistas com profissionais das áreas de Desenvolvimento de Jogos, de Inteligência Artificial e de Redes de Computadores, por exemplo. Além disso, as mídias sociais do projeto (Instagram e YouTube) eram alimentadas com conteúdos interativos que buscavam fomentar a interação entre Universidade, graduandos, professores e também estudantes do Ensino Médio à procura de informações sobre a graduação.

Uma das integrantes do projeto foi Gardenia Estevam, atualmente no quinto semestre do curso de Ciência da Computação. O Computação On-Line foi o primeiro projeto de Extensão do qual ela participou, o que permitiu a ela a aquisição de novas habilidades: “Eu era um pouco tímida para lidar com a câmera, com vídeo. [A experiência] também me ajudou a ser mais rápida em conversas e na produção de roteiros [para vídeos]. Além disso, minha visão sobre a área [Ciência da Computação] foi ampliada, pois, com as entrevistas, eu aprendi muito mais e fiquei apaixonada, querendo viver nessa área”, comenta.  

Gardenia Estevam, estudante do curso de Ciência da Computação, atualmente no quinto semestre. Foto: Acervo pessoal

Para quem está na dúvida se ingressa ou não no curso oferecido pela UFCA, Gardenia é enfática: “Eu digo: venham e venham! É um curso maravilhoso! O pessoal fala que é um curso para o futuro, mas é um curso para o presente, porque o mercado já tem vagas aos montes. Todos os anos, [empresas] precisam de muitas pessoas capacitadas […] Falando especificamente do curso de Ciência da Computação na UFCA, mesmo tendo poucas pessoas, nós somos unidos, os professores são incríveis, eles dão dicas, conversam com a gente. Então, quem estiver na dúvida, não precisa ter mais”, afirma.  

Empresa Júnior 

A graduação, mesmo sendo recente, já tem projetos importantes para a formação dos estudantes. Um desses projetos é a Empresa Júnior Calang.io, fundada em maio de 2021, sendo ela a primeira da área de Ciência da Computação no Cariri. A empresa tem como objetivo o desenvolvimento de programas tanto para as plataformas web quanto mobile (para celulares e tablets). Ela ainda elabora sites e aplicativos de multiplataformas, com foco nas necessidades de micro e pequenos empreendedores caririenses.

Logo da Empresa Júnior Calang.io, do curso de Ciência da Computação da UFCA, fundada em 2021 sob coordenação do professor Thiago Bessa. Foto: calang.io Empresa Júnior.

Esse projeto foi desenvolvido por 5 estudantes do curso de Ciência da Computação da UFCA, sob tutela do professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Thiago Bessa. Uma das participantes do projeto é Gabriela Queiroga, que desempenha a função de presidente da empresa. Atualmente no quinto semestre, Gabriela conta que a Calang.io desempenha funções importantes tanto em seu desenvolvimento profissional quanto na região: “Não vou dizer que é fácil, mas valeu a pena! Estar em uma Empresa Júnior tem me trazido muita experiência não só em relação à Computação. Lidar com clientes e com os membros da empresa nos traz uma maturidade que pode ser bem decisiva no mercado de trabalho. Na Calang.io, descobri talentos que eu não sabia que tinha e desenvolvi outros que nem imaginava que iria precisar […]”, afirma. 

Gabriela Queiroga, estudante do curso de Ciência da Computação, atualmente no quinto semestre. Ela preside a Empresa Júnior Calang.io. Foto: Acervo pessoal.

Segundo o coordenador Roberto Pinheiro, a criação da Empresa Júnior é muito importante para o curso:  “Foi um marco importante para o nosso curso, uma vez que agrega aos alunos um conhecimento de mercado diferenciado, possibilitando a eles ter experiências que são costumeiramente obtidas apenas no final do curso. A Empresa também serve como vitrine, já que demonstra a capacidade dos nossos alunos de irem além dos limites da Universidade”, avalia. 

Para Gabriela, a graduação é a realização de um sonho, pois, antes de entrar no curso, via a Programação apenas como um hobby: “Embora eu pensasse em programação como um hobby, Matemática nunca foi o meu forte e isso me deixou bem apreensiva quando precisei decidir qual curso [superior] seguir. Felizmente, escolhi dar uma chance à minha paixão por tecnologia e mesmo que a parte de Cálculo não seja um caminho fácil, estou muito feliz com a decisão que tomei”, conta. 

Gabriella ainda contou que suas expectativas em relação ao curso foram atendidas e que, além disso, ela agora tem refletido sobre o mercado de trabalho: “ Eu já sabia sobre as inúmeras oportunidades que temos ao trabalhar com tecnologia, mas, após entrar no curso, percebi que, mesmo estando na área, não temos a real dimensão de como ela  realmente é vasta. É muito satisfatório estar em aula e descobrir uma nova profissão baseada no conteúdo que estamos estudando. Mesmo que você não se identifique, está tudo bem, pois sempre teremos outras opções”, acredita. 

Serviço 

Ciência da Computação
e-mail: computacao.cct@ufca.edu.br