Conheça os cursos de graduação da UFCA: Biblioteconomia

Publicado em 04/11/2021. Atualizado em 28/09/2022 às 17h04

Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA

Vagas: 50 anuais
Semestres: 8
Modalidade: Bacharelado
Campus: Juazeiro do Norte
Período: Integral (Manhã/Tarde)

Promover e facilitar o acesso às informações, organizar o planejamento de centros de documentação e auxiliar a normatização e a classificação de documentos (digitais ou não) são funções dos/as profissionais formados/as em Biblioteconomia. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferta essa graduação desde 2006, no campus Juazeiro do Norte, na modalidade bacharelado, com 50 vagas anuais e de forma integral – manhã e tarde.

Assim como nos demais cursos da UFCA, os/as estudantes interessados/as em ingressar no curso de Biblioteconomia precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A escolha dos/as candidatos/as ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/UFCA), que usa a nota do Enem para a classificação e o preenchimento das vagas disponibilizadas pela instituição.

Confraternização de final de semestre da turma 2019.1 do curso de Biblioteconomia. Imagem feita antes da pandemia da covid-19. Foto: Lucas Almeida Serafim

Além das atividades realizadas no âmbito da graduação, o curso também disponibiliza opções de educação continuada referentes à área da Informação – como no caso da especialização em Gestão em Ambientes de Informação (GAI) e do Mestrado Profissional em Biblioteconomia (PPGB).

Curso de graduação

Na UFCA, o curso de Biblioteconomia faz parte do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), uma das unidades acadêmicas da Universidade, e dispõe de 17 professores – todos mestres ou doutores. Com carga horária total de 3.200 horas, a grade curricular do bacharelado em Biblioteconomia na UFCA tem 43 disciplinas obrigatórias e 28 disciplinas optativas, divididas em sete eixos curriculares:

  • Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e Ciência da Informação;
  • Organização e Tratamento da Informação;
  • Recursos e Serviços de Informação;
  • Gestão de Unidades de Informação;
  • Tecnologias da Informação;
  • Pesquisa;
  • Estágio.

A estrutura física do curso dispõe de salas de aula, laboratórios de informática, da Biblioteca do campus Juazeiro do Norte e do Laboratório de Ciência da Informação e Memória (Lacim). Criado em 2008, o Lacim está diretamente ligado a muitas disciplinas práticas do curso de Biblioteconomia e tem como finalidade preservar a cultura e a memória da região do Cariri. Há atualmente 11 projetos de pesquisa sendo desenvolvidos na graduação. 

Estudantes de Biblioteconomia em processo de higienização de cordéis no Lacim, em 2019. Foto: Acervo do Curso de Biblioteconomia

Projeto Pedagógico 

No Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Biblioteconomia estão reunidas diretrizes que buscam fornecer aos docentes a base para a formação de um/a profissional que consiga alinhar a prática da profissão ao domínio da tecnologia da informação, sem deixar de lado a competência humana de saber ver a diversidade da sociedade. 

Embora tenha sido criado há quase 15 anos, o PPC do bacharelado em Biblioteconomia na UFCA está estruturado na união dos pilares da Universidade – Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão –, o que, segundo a atual coordenadora do curso de Biblioteconomia na UFCA, professora Elieny Silva, proporciona aos estudantes debates e experiências mais diversas, promovendo assim, uma melhor adaptação aos avanços tecnológicos do mercado informacional.

Aula de campo da disciplina “Planejamento de unidades de informação”, em 2019, na Biblioteca Pública de Barbalha/CE. Estão na foto, da direita para esquerda, a coordenadora do curso de Biblioteconomia, Elieny Silva; a bibliotecária Isabel Leal e o vice-coordenador do curso, Lucas Almeida. Foto: Arquivo pessoal

Programa de Educação Tutorial (PET)

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um instrumento do Governo Federal voltado ao Ensino Superior que tem como objetivo incentivar, sob supervisão docente, universitários em práticas acadêmicas. No bacharelado em Biblioteconomia da UFCA, o grupo PET foi criado em 2014 e hoje está sob tutoria das professoras Fabiana Lazarrin  e Cleide Rodrigues. Ao todo são 12 bolsistas remunerados e 4 voluntários. 

Tutoras do PET Biblioteconomia (no centro da imagem) e alguns estudantes do curso, durante Feira das Profissões, realizada no campus Juazeiro do Norte, em 2018. Foto: Emanoella Callou-Dcom/UFCA

Cotutora do grupo, a professora Cleide Rodrigues comenta a influência do PET na formação dos/as estudantes que participam ou já participaram do programa no curso de Biblioteconomia. “O que se esperava era que com o PET pudéssemos contribuir para a reflexão do fazer bibliotecário e para um futuro profissional condizente com as novas demandas mercadológicas. Um profissional completo, atualizado com as tecnologias, com o viés humanista da profissão e pautado pela ética”, refletiu. 

Estudantes

Gilderlânia Félix, estudante do sétimo semestre do curso de Biblioteconomia na UFCA, relembra que a graduação não era sua primeira opção, mas acabou optando pelo bacharelado em Biblioteconomia na UFCA por conta do suporte estudantil oferecido pela Instituição: “Fiz o vestibular de outra instituição e coloquei a nota do Enem para Biblioteconomia na UFCA. Passei em ambos, mas acabei escolhendo ficar em Biblioteconomia pela estrutura da Universidade, auxílios e bolsas. Depois fui conhecendo e gostando do curso”, relatou. 

Gilderlânia Félix, atualmente colabora como bolsista do PET Biblioteconomia. Foto: Arquivo pessoal

Dentre as disciplinas ofertadas na graduação, Gilderlânia destaca “Gestão da Informação” e “Tecnologia da Informação” como suas favoritas. Ela explica ainda que, após passar por diversos setores da UFCA, hoje atua como bolsista no PET Biblioteconomia e que se adaptou bem à escolha que fez há anos atrás.

Biblioteconomia e as novas tecnologias

A profissão de Bibliotecário/a foi regulamentada no Brasil por meio da Lei n° 4.084 de junho de 1962 . 59 anos depois, o campo da Biblioteconomia passou por diversas atualizações – a maioria delas ligadas à revolução digital, também chamada de Indústria 4.0, que automatizou diversos processos informacionais.

Também chamado/as de “gestores/as do conhecimento”, os/as profissionais formados/as em Biblioteconomia desempenham um papel importante no dia a dia de quem é adepto da leitura e de quem busca rapidez na hora de escolher quais fontes consultar para pesquisas. De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), porém, as funções do/a bibliotecário/a são amplas e englobam a disponibilização da informação em seus mais diversos formatos.

Turma 2017.1 do curso de Biblioteconomia em aula da disciplina “Informática Documentária”. Imagem feita antes da pandemia da covid-19. Foto: Lucas Almeida Serafim

A coordenadora do curso de Biblioteconomia explica que passados os primeiros deslumbramentos da emergência das novas tecnologias, estabeleceu-se, em variados contextos informacionais, realidades híbridas, em que os/as profissionais da informação convivem com soluções impressas e digitais.

“A atuação dos/as bibliotecários/as – junto com os/as demais profissionais da informação (especialmente aqueles oriundos de suas disciplinas mais próximas, que são a Arquivologia, Museologia e Ciência da Informação) – ficará orientada para o uso dos aparatos tecnológicos disponíveis para promover a gestão institucional e a organização, a disseminação e o uso eficaz de informação em variadas comunidades”, reforça Elieny. 

Em relação aos avanços tecnológicos, a coordenadora comenta que a revolução digital ressaltou a Informação como objeto de estudo e fez com que profissionais da Biblioteconomia atuassem cada vez mais em espaços mistos, conciliando os ambientes físicos com os virtuais, da graduação à atuação profissional: “O curso de Biblioteconomia oferece estrutura curricular abrangente, associando os conhecimentos da Biblioteconomia tradicional ao paradigma tecnológico vigente; da gestão de acervos à gestão de bibliotecas como instituições/organizações de informação. As bibliotecas e demais organizações de informação, neste contexto, são sempre concebidas como híbridas – virtual/tradicional”, disse a coordenadora. 

Confraternização da Turma 2015.1, no campus Juazeiro do Norte da UFCA, em 2016. Foto: Fabiola Costa

Mercado de Trabalho

Além dos mercados tradicionais de atuação do bibliotecário – bibliotecas públicas, universitárias, escolares, comunitárias, hospitalares, prisionais; os/as egressos/as se beneficiam de ampla formação universitária para empreenderem em outros contextos informacionais. Há oportunidades também em ambientes digitais. 

Na região do Cariri, a criação do bacharelado em Biblioteconomia contribuiu, segundo a coordenadora do curso, para transformar a região em um importante centro no que se refere à oferta de profissionais da área: “O curso de Biblioteconomia da UFCA se consolidou como importante celeiro de formação de bibliotecários/as, tanto em nível regional quanto nacional, suprindo demandas profissionais nas esferas públicas e privadas da região do Cariri cearense, do Estado do Ceará e do Brasil”, afirmou. 

Em nível regional, a professora Elieny ressalta ainda que, na medida em que se populariza a relevância social do/a profissional bibliotecário/a, observa-se o aumento gradual do oferecimento de concursos públicos em variadas instituições públicas, bem como abertura de vagas no setor privado.

Egressos 

Formada em 2019, Arysa Cabral trabalha atualmente na biblioteca de uma escola privada da região do Cariri. Ela diz que o curso de Biblioteconomia na UFCA mudou sua vida ao possibilitar que ela se tornasse bibliotecária e empreendedora: “Este curso belíssimo, que eu amo de paixão, trouxe uma contribuição árdua no meu crescimento e fortalecimento enquanto ser humano, discente, pesquisadora e profissional. Tenho muita gratidão aos meus queridos docentes, pela partilha de conhecimento, pelos ensinamentos para a vida, pela luta diária e pela motivação em exercer o profissionalismo da melhor forma”, ressaltou.

Arysa Cabral em palestra sobre o tema “Bibliotecário Empreendedor”, na UFCA, em 2019. Foto: Arquivo Pessoal

Para os/as estudantes que pretendem ingressar no bacharelado em Biblioteconomia na UFCA, Arysa afirma: “cursem Biblioteconomia! Se você deixar que ele [o curso de Biblioteconomia] abra seus olhos para a imensidão de práticas que ele pode proporcionar, mudará sua vida, assim como mudou a minha”, destacou. 

Serviço

Biblioteconomia
biblioteconomia.ccsa@ufca.edu.br