Colações de grau em Juazeiro se encerram com formandos de Engenharia Civil, Materiais e Agronomia

Publicado em 16/08/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h24

Foto: Luyan Costa/DCOM

O ciclo de colações de grau 2019.1 se encerrou nesta sexta-feira, 16, com a formatura dos 50 estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Materiais (Centro de Ciências e Tecnologia) e Agronomia (Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade). O reitor da UFCA, professor Ricardo Ness, presidiu a solenidade. Acesse as fotos no Flickr da UFCA.

Discursos

O primeiro discurso da noite foi proferido pelo orador discente Felipe da Silva Duarte. Ele e a colega de turma, Mirllem Tassia, ambos concludentes de Engenharia Civil, escreveram as palavras lidas na noite. No texto, relembraram os anos vividos na universidade e afirmaram que, durante esse período, os alunos foram preparados para oferecer conhecimento, serviços e consultorias de forma mais íntegra e ética possível.

“É hora de voarmos! As fundações já estão prontas, partiremos agora para a construção da superestrutura. Todo esse tempo serviu de base para o que vem a seguir. Vamos construir, projetar, cultivar, pesquisar, proteger a ciência e a tecnologia, respeitando sempre os pilares sociais e ambientais”, disseram.

A oradora docente, professora Lilian Gondim, deu conselhos aos novos profissionais. Disse que eles trabalhassem com ética e honestidade, amassem e se orgulhassem da profissão que escolheram e tivessem empatia. “Lembrem-se: para vocês estarem aqui toda a sociedade trabalhou, vocês devem isso à sociedade. Vocês carregam essa responsabilidade com toda a sociedade”, destacou.

A professora afirmou ainda que o dia da formatura encerra um grande ciclo, importante para o corpo docente e o corpo administrativo. “Estamos entregando pra sociedade um produto do nosso trabalho, não produto no sentido de mercadoria, mas no sentido de resultado de trabalho árduo, de dedicação. (…) Estamos entregando para a sociedade profissionais íntegros e capazes”, frisou.

O reitor da UFCA, professor Ricardo Ness, em discurso, disse que a noite de colação de grau é o evento de maior importância da universidade, pois é o ápice de um trabalho. “Nos sentimos orgulhosos por termos participado efetivamente dessa conquista hoje materializada nessa cerimônia. Vocês saem para enfrentar o mundo do trabalho. (…) Profissionais capazes de operar de forma crítica e consciente para fazer um país mais humano, menos obscuro, mais desenvolvido, (…) com garantia de um futuro mais justo para o seu povo”, afirmou.

Homenagem

Durante a solenidade, a estudante do curso de Administração, Fernanda Bastos Teixeira, conhecida como Fernandinha do UFCão (projeto que cuida dos cachorros que se abrigam na UFCA), foi homenageada pelos estudantes que estavam colando grau. Ela subiu ao púlpito para receber a homenagem, juntamente com a mascote Pipoca, um dos cães cuidados por Fernanda e pelos demais estudantes e profissionais da universidade envolvidos no projeto.

“Muito obrigada aos formandos pela escolha, deve ter muita gente importante na formação de vocês. Vocês não escolheram a Fernanda, vocês escolheram a causa que eu luto todos os dias. (…) Eu só tenho vida, enquanto eu tiver lutando por eles. (…) Sejamos mais humanos, vamos abraçar uma causa. Todos merecem”, disse a estudante, ao receber a homenagem.

Colações de grau 2019.1

O ciclo de colações de grau 2019.1 iniciou em Brejo Santo, no último dia 9 de agosto. Nesta quinta, colaram grau os estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes. No próximo dia 30, será a vez da solenidade ocorrer em Icó.

Campus Juazeiro do Norte
+55 (88) 3221.9267