Indicadores de Desempenho Institucional

Atualizado em 04/05/2020 às 18h31

Os indicadores de Desempenho Institucional são instrumentos de controle que objetivam medir o desempenho dos processos e resultados da instituição. São utilizados como ferramenta indispensável para a tomada de decisões que dizem respeito à alocação de recursos, à análise de gastos e à eficácia e continuidade de processos, ações e projetos acadêmicos e administrativos. As IFES como um todo, e seus cursos, de forma individualizada, são continuamente avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) e órgãos de controle da União através de índices de produtividade administrativos e indicadores de desempenho acadêmico.

Como forma de promoção da melhoria contínua da qualidade dos serviços e resultados da universidade, motivado por diretrizes de governança, de transparência e de prestação de contas da instituição, a gestão da UFCA coleta, analisa e divulga resultados de diversas categorias de Indicadores de Desempenho Institucional.

Painel de Indicadores Estratégicos

O Painel de Indicadores Estratégicos é um modelo para monitoramento e avaliação focado em resultados que define um mecanismo de medição e avaliação do desempenho institucional no cumprimento da sua missão por meio da realização dos seus objetivos estratégicos.

Indicadores de Desempenho

Os Indicadores de Desempenho Acadêmico estão relacionados às atividades e resultados finalísticos da instituição. Apontam o nível de atingimento dos objetivos fins por meio das políticas e ações desenvolvidas pelas áreas de ensino, pesquisa, extensão e cultura.

O Índice de Rendimento Acadêmico dos Discentes, as Taxa de Ocupação da Vagas, de Retenção, de Evasão e de Sucesso nos Cursos de Graduação são alguns dos indicadores relativos ao Ensino, os quais são coletados, calculados, analisados e divulgados pela UFCA periodicamente.

Já o Índice de Produtividade Científica de Docentes e a Taxa de Envolvimento de Docentes com a Extensão são exemplos de alguns dos indicadores de Desempenho Acadêmicos acompanhados pela UFCA e associados respectivamente às áreas de pesquisa e extensão universitária.

Indicadores de Gestão

Indicadores de Gestão da IFES segundo o TCU

Aplicando princípios de governança, de controle, auditoria e fiscalização de contas, o TCU tem orientado sobre a necessidade de apuração, a apresentação à população e o uso efetivo de seus próprios indicadores de desempenho pela gestão superior das IFES. O objetivo do conjunto de indicadores de desempenho do TCU é estabelecer uma série histórica para o monitoramento da evolução de aspectos importantes das atividades acadêmicas e, ao longo do tempo, direcionar as políticas públicas e a gestão da instituição no aperfeiçoamento ou na correção de eventuais disfunções.

A apresentação dos resultados da UFCA em 2017 e a série histórica de anos anteriores, bem como a análise dos Indicadores de Gestão do TCU são realizados em Capítulo do Relatório de Prestação de Contas com os conteúdos específicos da IFES.

O cálculo e a análise dos Indicadores de Gestão são realizados pela Divisão de Governança da Coordenadoria de Transparência, Governança e Gestão de Riscos da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da UFCA.

Segue abaixo a série histórica dos indicadores de gestão da UFCA:

PROPLAN/UFCA - Indicadores de Gestão TCU

Baixar documento

Ultima atualização: 2020-05-04 15:18:58

Indicadores do FORPLAD e Outros Indicadores Gerenciais e Operacionais

O FORPLAD (Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Administração da IFES) elaborou e divulga um conjunto de indicadores propostos para acompanhamento dos resultados e do desempenho das ações e atividades da IFES (Instituições Federais de Educação Superior). São recomendados diversos indicadores para as áreas de Ensino de Graduação, Pesquisa e/ou Pós-Graduação, Extensão, Gestão de Pessoas, Infraestrutura e Inovação.

Alguns desses indicadores do FORPLAD e outros Indicadores Gerenciais e Operacionais elaborados internamente foram adotados e são utilizados para dimensionar os resultados das ações realizadas e os resultados esperados das atividades planejadas pelos setores e unidades da UFCA.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento.