Indicadores de Desempenho Institucional

Atualizado em 27/08/2019 às 14h33

Os indicadores de Desempenho Institucional são instrumentos de controle que objetivam medir o desempenho dos processos e resultados da instituição. São utilizados como ferramenta indispensável para a tomada de decisões que dizem respeito à alocação de recursos, à análise de gastos e à eficácia e continuidade de processos, ações e projetos acadêmicos e administrativos. As IFES como um todo, e seus cursos, de forma individualizada, são continuamente avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) e órgãos de controle da União através de índices de produtividade administrativos e indicadores de desempenho acadêmico.

Como forma de promoção da melhoria contínua da qualidade dos serviços e resultados da universidade, motivado por diretrizes de governança, de transparência e de prestação de contas da instituição, a gestão da UFCA coleta, analisa e divulga resultados de diversas categorias de Indicadores de Desempenho Institucional.

Painel de Indicadores Estratégicos

O Painel de Indicadores Estratégicos é um modelo para monitoramento e avaliação focado em resultados que define um mecanismo de medição e avaliação do desempenho institucional no cumprimento da sua missão por meio da realização dos seus objetivos estratégicos.

Indicadores de Desempenho

Os Indicadores de Desempenho Acadêmico estão relacionados às atividades e resultados finalísticos da instituição. Apontam o nível de atingimento dos objetivos fins por meio das políticas e ações desenvolvidas pelas áreas de ensino, pesquisa, extensão e cultura.

O Índice de Rendimento Acadêmico dos Discentes, as Taxa de Ocupação da Vagas, de Retenção, de Evasão e de Sucesso nos Cursos de Graduação são alguns dos indicadores relativos ao Ensino, os quais são coletados, calculados, analisados e divulgados pela UFCA periodicamente.

Já o Índice de Produtividade Científica de Docentes e a Taxa de Envolvimento de Docentes com a Extensão são exemplos de alguns dos indicadores de Desempenho Acadêmicos acompanhados pela UFCA e associados respectivamente às áreas de pesquisa e extensão universitária.

Indicadores de Gestão

Indicadores de Gestão da IFES segundo o TCU

Aplicando princípios de governança, de controle, auditoria e fiscalização de contas, o TCU tem orientado sobre a necessidade de apuração, a apresentação à população e o uso efetivo de seus próprios indicadores de desempenho pela gestão superior das IFES. O objetivo do conjunto de indicadores de desempenho do TCU é estabelecer uma série histórica para o monitoramento da evolução de aspectos importantes das atividades acadêmicas e, ao longo do tempo, direcionar as políticas públicas e a gestão da instituição no aperfeiçoamento ou na correção de eventuais disfunções.

A apresentação dos resultados da UFCA em 2017 e a série histórica de anos anteriores, bem como a análise dos Indicadores de Gestão do TCU são realizados em Capítulo do Relatório de Prestação de Contas com os conteúdos específicos da IFES.

O cálculo e a análise dos Indicadores de Gestão são realizados pela Divisão de Governança da Coordenadoria de Transparência, Governança e Gestão de Riscos da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da UFCA.

Segue abaixo a série histórica dos indicadores de gestão da UFCA:

INDICADORES DE GESTÃO DA UFCA PARA O TCU – 2018 
COMPONENTES20142015201620172018
AE – Aluno Equivalente3.169,514.580,504.278,925.593,654.023,39
ATI – Aluno em Tempo Integral1.673,702.049,112.042,502.412,131.962,50
AgE – Aluno Equivalente de Graduação3.037,514.440,504.136,925.439,653.862,39
ApgTI – Aluno da Pós-Graduação em Tempo Integral72,0078,0080,0084,0092,00
ArTI – Aluno de Residência em Tempo Integral60,0062,0062,0070,0069,00
AgTI – Aluno de Graduação em Tempo Integral1.541,701.909,111.900,502.258,131.801,50
Ag – Aluno de Graduação2.009,502.242,502.577,502.685,002.844,50
Apg – Aluno de Pós-Graduação36,0039,0040,0042,0046,00
Ar – Aluno de Residência Médica30,0031,0031,0035,0034,50
Ndi – Alunos Diplomados208,00251,00232,00338,00249,00
Ni – Alunos Ingressantes680,00807,00887,00795,00722,00
Custo corrente sem HUR$ 41.478.749,48R$ 58.864.423,65R$ 69.210.663,58R$ 84.076.118,29R$ 94.345.340,10
Número de funcionários Equivalente sem HU277,00386,75438,75418,00451,25
Professor Equivalente208,00195,50222,50268,50273,00
INDICADORESDESCRIÇÃO2014201520162017
IB. (CC / AE)CUSTO CORRENTE POR ALUNO EQUIVALENTER$ 13.086,81R$ 12.851,09R$ 16.174,80R$ 15.030,63
II. (ATI / PE)ALUNOS TEMPO INTEGRAL POR PROFESSOR EQUIVALENTE8,0510,489,188,98
IIIB. (ATI / FE)ALUNOS TEMPO INTEGRAL POR FUNCIONÁRIO EQUIVALENTE6,045,304,665,77
IVB. (FE / PE)FUNCIONÁRIO EQUIVALENTE POR PROFESSOR EQUIVALENTE1,331,981,971,56
V. GPE (AGTI / AG)GRAU DE PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL0,770,850,740,84
VI. GEDPG (APG /AG+APG)GRAU DE ENVOLVIMENTO DISCENTE COM PÓS-GRADUAÇÃO0,020,020,020,02
VII. CAPESCONCEITO CAPES/MEC PARA PÓS-GRADUAÇÃO3,003,003,003,50
VIII. IQCDÍNDICE DE QUALIFICAÇÃO DO CORPO DOCENTE3,363,483,683,78
IX. TSCGTAXA DE SUCESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO45,67%45,34%38,08%49,46%

• Relatório: Apresentação e análise dos indicadores de desempenho conforme deliberações do TCU – UFCA – 2017.

PROPLAN/UFCA - Análise dos Indicadores TCU - Relatório de Gestão 2018

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Ultima atualização: 2019-08-27 09:53:22

Indicadores do FORPLAD e Outros Indicadores Gerenciais e Operacionais

O FORPLAD (Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Administração da IFES) elaborou e divulga um conjunto de indicadores propostos para acompanhamento dos resultados e do desempenho das ações e atividades da IFES (Instituições Federais de Educação Superior). São recomendados diversos indicadores para as áreas de Ensino de Graduação, Pesquisa e/ou Pós-Graduação, Extensão, Gestão de Pessoas, Infraestrutura e Inovação.

Alguns desses indicadores do FORPLAD e outros Indicadores Gerenciais e Operacionais elaborados internamente foram adotados e são utilizados para dimensionar os resultados das ações realizadas e os resultados esperados das atividades planejadas pelos setores e unidades da UFCA.

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