Ações Planejadas – Proplan

Atualizado em 19/08/2019 às 16h37

Veja abaixo os conjuntos de ações mais importantes planejadas por este setor da UFCA para os próximos anos:

Coordenação de Informação e Avaliação Institucional
PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
COORDENAÇÃO DE INFORMAÇÃO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – CINAI
AÇÕES PLANEJADAS PARA 2016
OBJETIVO OU NECESSIDADEDESCRIÇÃO DA AÇÃO PROGRAMADAPREVISÃO DE CONCLUSÃO (MÊS/ANO)RESULTADOS ESPERADOS / METAS
DESCRIÇÃO DE RESULTADOS ESPERADOS (QUALITATIVO)METAS EM ESTATÍSTICAS
(QUANTITATIVO)
METAS EM INDICADORES (QUANTITATIVO)
Relatórios TCUElaboração de indicadores acadêmicos da UFCA para o TCU (Censo 2015)Fevereiro/2016;Fornecer dados para publicação institucional dos relatórios de gestão do TCU100,00%Percentual de dados fornecidos
Censo da Educação SuperiorColeta de dados para preenchimento do Censo 2015Fevereiro/2016;Fornecer informações ao INEP para composição do Censo Anual da Educação Superior100,00%Percentual de dados coletados
Importação de dados e preenchimento dos questionários(Censo 2015)Abril/2016;Fornecer informações ao INEP para composição do Censo Anual da Educação Superior100,00%Percentual de dados fornecidos
Verificação da consistência dos dados coletados (Censo 2015)Abril/2016;Fornecer informações ao INEP para composição do Censo Anual da Educação Superior100%02 auditorias realizadas anualmente
Conferência e validação dos dados pelas IES (Censo 2015)Maio/2016;Fornecer informações ao INEP para composição do Censo Anual da Educação Superior100,00%Índice de dados validados
Consolidação e homologação dos dados (Censo 2015)Maio/2016;Fornecer informações ao INEP para composição do Censo Anual da Educação Superior100,00%Índice de dados consolidados
Estruturação da CPAComposição e nomeação da Comissão Permanente de Avaliação – Biênio 2016-2017Fevereiro/2016;Conduzir processos de avaliação internos da instituição100%CPA nomeada
Ampliar a participação da comunidade acadêmica e sociedade civilAvaliação Institucional realizada por técnicos administrativos, terceirizados e comunidade civil.Fevereiro/2016;Aumento da eficácia institucional, efetividade acadêmica e socialAcima de 60%índice de participação na avaliação
Conduzir os processos internos de avaliaçãoRevisão e consolidação do Regimento da CPA e definição do calendário de reuniõesMarço/2016;Melhoria dos processos de avaliação internos da instituiçãoAcima de 02 por anoreuniões semestrais
Consolidação e análise dos dadosElaboração do relatório de Avaliação Institucional 2015Março/2016;Contribuir para transformação qualitativa da educação superior, melhoria acadêmico-pedagógica e maior eficiência na gestão.100%Relatório elaborado
Preparação da AutoavaliaçãoDiscussão e planejamento das ações para realização da Autoavaliação Institucional 2016Abril/2016;Contribuir para transformação qualitativa da educação superior, melhoria acadêmico-pedagógica e maior eficiência na gestão.02 por anoReuniões e encaminhamentos
Capacitação dos membros da CPASeminário para capacitação dos membros da CPAMaio/2016;Melhoria dos processos de avaliação internos da instituição50,00%Quantitativo de membros participantes
Aferições de padrões de qualidade da IES conduzidas pelo INEPAcompanhamento das avaliações de curso pelo Mec (avaliações externas)De acordo com a demandaSuporte ao processos de avaliação in loco executadas pelo INEP4 a 5100%
Melhorar indicadores de qualidade institucionalElaboração dos planos de melhorias por curso com base na Avaliação 2015 de docentes e discentes, com as unidades acadêmicas.Julho/2016;Aumento da eficácia institucional, efetividade acadêmica e social14Ações de melhorias propostas
Elaboração, com os setores, dos planos de melhorias com base na Avaliação 2015 de técnicos-administrativos terceirizados e comunidade civil.Julho/2016;Aumento da eficácia institucional, efetividade acadêmica e social15Ações de melhorias propostas
Realização da avaliação Institucional via SIGAA por docentes e discentes 2016.1Julho/2016;Aumento da participação da comunidade acadêmica nos ciclos avaliativosAcima de 60%índice de participação
Acompanhamento das melhorias propostas pelos cursos e CPA, junto à Gestão Superior.Agosto/2016 e março/2017Aumento da participação da comunidade acadêmica nos ciclos avaliativos100,00%Ações de melhorias implementadas
Realização da avaliação Institucional via SIGAA por docentes e discentes 2016.2Dezembro/2016;Aumento da participação da comunidade acadêmica nos ciclos avaliativosAcima de 60%índice de participação
Mobilização para a importância da Avaliação Institucional lCampanha e sensibilização para Avaliação Institucional de técnicos administrativos, terceirizados e comunidade civil.Fevereiro/2016;Participação massiva da comunidade acadêmica e sociedade civil no processo avaliativo da instituição1Ações realizadas
Campanha de sensibilização e conscientização 2016.2Novembro/2016;Aumento da participação da comunidade acadêmica nos ciclos avaliativos.2Ações realizadas
Campanha de sensibilização e conscientização sobre o ciclo contínuo de avaliação institucional com toda comunidade acadêmica.Junho/2016;Aumento da participação da comunidade acadêmica nos ciclos avaliativos.1Ações realizadas
Planejamento do Censo 2016Elaboração do Plano de trabalho do Censo 2016Dezembro/2016;Melhoria no processo de coleta dos dados para composição do Censo da Educação SuperiorDezembroPeríodo de elaboração
Mapeamento das fontes de dados e setores responsáveis para o Censo 2016Dezembro/2016;100%Dados mapeados
Coordenação de Planejamento e Gestão Estratégica
PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA – CPGE
AÇÕES PLANEJADAS PARA 2016
OBJETIVO OU NECESSIDADEDESCRIÇÃO DA AÇÃO PROGRAMADAPREVISÃO DE CONCLUSÃO (MÊS/ANO)RESULTADOS ESPERADOS / METAS
DESCRIÇÃO DE RESULTADOS ESPERADOS (QUALITATIVO)METAS EM ESTATÍSTICAS
(QUANTITATIVO)
METAS EM INDICADORES (QUANTITATIVO)
Elaboração do PDI– Elaborar, coordenar e acompanhar a execução do Plano de Trabalho do PDI junto aos setores e unidades da UFCA e à empresa de consultoria;
– Orientar e coordenar elaboração de conteúdos do PDI sob a responsabilidade da PROPLAN de forma alinhada com toda a equipe, articulada com outros setores e com excelência técnica em gestão e planejamento;
– Elaborar conteúdos do PDI sob a responsabilidade da CPGE;
– Realização de Seminários direcionados às comunidades acadêmicas de cada uma das unidades/campi para apresentação, discussão, proposição e validação de ideias de temas e ações do PEI e para o PDI;
Junho/2016;– PDI elaborado com ampla discussão e validação junto aos setores, unidades e comunidade acadêmica;
– PDI elaborado dentro do cronograma previsto no plano de trabalho;
– Conteúdos do PDI sob a responsabilidade da PROPLAN elaborados de forma alinhada, articulada e com excelência técnica 
– Elaborar conteúdos do PDI sob a responsabilidade da CPGE;
– 100% do PDI Elaborado;
– Máximo de 10% do número de tópicos da matriz de responsabilidades com conteúdo pendentes ou não-satisfatórios; 
– Máximo de 15 dias de atraso no cronograma;
– Porcentagem do PDI elaborado;
– Conteúdos pendentes ou não-satisfatórios no PDI 2016-2020;
– Dias de atraso no cronograma de elaboração.
Finalização da Elaboração e Implantação do PEI – Planejamento Estratégico Institucional (Escopo Original)I – Realizar a gestão do Contrato nº 02/2015: Coordenação Técnica, Fiscalização e Avaliação de Serviços Prestados por empresa de Consultoria GD Consult;
II – Finalizar elaboração do Relatório de Acompanhamento do Contrato do Projeto PEI; 
III – Finalizar a elaboração, aprovar no CPEI e CONSUP, e lançar oficialmente Livros do Plano Estratégico e do PDI da UFCA;
IV – Divulgar junto à comunidade, promover participação e acompanhar o desenvolvimento do PDI e dos Projetos Estratégicos;
V – Divulgar junto setores e unidades da UFCA o Referencial Estratégico e o PDI, estimulando e apoiando a elaboração de planos setoriais alinhados à esses instrumentos. 
VI – Apoiar tecnicamente os setores na gestão de Projetos Estratégicos e no acompanhamento de Indicadores Estratégicos e elaboração de indicadores gerenciais;
Julho/2016
(I, II e III)



Dezembro/2016
(IV, V, VI)
– Relatório de Acompanhamento do Contrato do Projeto PEI elaborado;
– Livros do Plano Estratégico e do PDI da UFCA lançados;
– Planos setoriais elaborados e alinhados ao PEI e ao PDI;
– Projetos Estratégicos em pleno desenvolvimento/andamento;
– 100% de Execução do Contrato e do Aditivo;
– 7 entregas concluídas em 2015 (3 do contrato e 4 do aditivo);
– 75% das pró-reitorias, diretorias e unidades com Planos Setoriais elaborados e alinhados ao PEI e ao PDI;
– 100% de indicadores do painel estratégico especificados e acompanhados;
– Execução do contrato e do aditivo;
– Nº de entregas;
– Planos setoriais elaborados e alinhados ao PEI e PDI;
– Porcentagem de indicadores estratégicos especificados e acompanhados
Desenvolvimento, Acompanhamento e Avaliação do PEI – Planejamento Estratégico Institucional (Escopo Aditivo)– Realizar a gestão do Aditivo nº 01/2016; 
– Realizar reuniões e outras atividades de levantamento de dados e informações sobre projetos e indicadores estratégicos para análise e acompanhamento da estratégia;
– Realizar as primeiras RAEs – Reunião de Avaliação da Estratégia com todo o corpo gestor e representantes da comunidade acadêmica;
– Realizar Capacitação em Gestão de Projetos para todos os líderes e vice-lideres de projetos estratégicos ; 
– Realizar Oficina e Estudo de Análise de Riscos: Matriz de Riscos;
Junho/2016;– Informações sobre projetos e indicadores disponíveis para Análises e avaliação da estratégia;
– Reunião de Avaliação da Estratégia efetivamente realizada;
– Providências das RAEs anteriores avaliadas e providências da RAE atual encaminhadas; 
– Projetos Estratégicos tecnicamente bem geridos;
– 75% de indicadores do painel estratégico especificados e acompanhados;
– Realizar 3 RAEs até Dezembro de 2016;
– 75% dos projetos estratégicos com mais de 1/3 de ações executadas;
– Realizar 3 reuniões de análise e acompanhamento de riscos em 2016;
– Porcentagem dos Indicadores Estratégicos especificados e acompanhados;
– Nº de RAEs realizadas;
– Porcentagem de projetos estratégicos com execução com mais de 1/3 das ações;
– Nº de reuniões de Análise e Acompanhamento de riscos
Elaboração e Gestão de Informações Gerenciais– Coletar e organizar Informações de Gestão para Relatórios Institucionais: Formulário para atualização da Estrutura Administrativa e coleta de Ações Realizadas em 2015 e Planejadas para 2016 pelos Setores e Unidades; 
– Realizar análise de resultados e série histórica de Indicadores de Gestão 2015 para o MEC e TCU;
– Elaborar proposta de especificação completa da estrutura organizacional administrativa e acadêmica para Regimento Geral da UFCA;
Março/2016;– Informações da Estrutura Organizacional (especificação funcional básica), Ações Realizadas e Ações Planejadas dos Setores e Unidades completamente disponíveis para Elaboração de Relatórios Institucionais;
– Proposta de especificação funcional completa da Estrutura Administrativa e Acadêmica elaborada;
– 100% das áreas acadêmicas e 100% das áreas administrativas com dados especificados no UFCA em Números; 
– 100% dos setores da estrutura organizacional com especificação funcional completa;
– 100% das pró-reitorias e diretorias com balanço e planejamento de ações publicados;
– Dados especificados no UFCA em números;
– Estrutura organizacional dos setores completa
– Balanços e planejamento de ações da UFCA publicados
Elaboração e Implementação do PLS – Plano de Logística Sustentável e Sistema de Gestão Ambiental– Executar Fase 3 (Elaboração) do Projeto Estratégico do PLS : Coletar boas e más práticas de economia e sustentabilidade junto aos setores e comunidade acadêmica. Elaborar Planos de Ação para cada uma das 8 áreas do conteúdo mínimo do PLS;
– Executar Fase 4 (Implementação) do Projeto Estratégico do PLS: Viabilizar financeiramente e apoiar a implementação de ações e iniciativas previstas no PLS para 2016;
Dezembro/2016;– Planos de Ação para cada uma das 8 áreas do conteúdo mínimo do PLS elaborados;
– Ações previstas no PLS iniciadas e em plena execução;
– Mais de 70% de Execução/Andamento do projeto; 
– 4 fases executadas;
– 2 fases pendentes
– Porcentagem de execução/andamento do Projeto Estratégico PLS;
– Nº de fases executadas;
– Nº de fases pendentes
Coordenação de Planejamento
PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE ORÇAMENTÁRIO – CPCO
AÇÕES PLANEJADAS 2016
OBJETIVO OU NECESSIDADEDESCRIÇÃO DA AÇÃO PROGRAMADAPREVISÃO DE CONCLUSÃO (MÊS/ANO)RESULTADOS ESPERADOS / METAS
DESCRIÇÃO DE RESULTADOS ESPERADOS (QUALITATIVO)METAS EM ESTATÍSTICAS
(QUANTITATIVO)
METAS EM INDICADORES (QUANTITATIVO)
Acompanhamento da execução orçamentária.Gerar relatórios analíticos concernente a execução do orçamento.Março/Junho/Setembro/Dezembro /2016 e Janeiro 2017Fornecer informações gerenciais aos gestores.100,00%Número de relatórios gerados (4 por ano ).
Controle da emissão de boletins de empenho de investimento.Gerar boletins de empenho para a autorização do ordenador de despesa.De acordo com a demanda.Acompanhar o valor ordenado para despesas de investimento.Número de boletins de empenho emitidos.
Controle da emissão de boletins de licitação de investimento.Gerar boletins de licitação para continuidade do certame.De acordo com a demanda.Acompanhar o valor autorizado para licitação.Número de boletins de inv emitidos.
Orçamento 2017Elaboração da Proposta Orçamentária para o execício Financeiro de 2017.Julho/2016;Aprovação da Proposta OrçamentáriaVolume orçamentário
Divulgação do orçamento da UFCA.Publicação no portal da UFCA do orçamento de 2016.Maio/2016;Dar publicidade do orçamento da UFCA à comunidade acadêmica e à sociedade civil.Número de veículos utilizados para a divulgação
Coordenação de Transparência, Governança e Gestão de Projetos
PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
COORDENAÇÃO DE TRANSPARÊNCIA, GOVERNANÇA E GESTÃO DE PROJETOS – CTGP
AÇÕES PLANEJADAS PARA 2016
OBJETIVO OU NECESSIDADEDESCRIÇÃO DA AÇÃO PROGRAMADAPREVISÃO DE CONCLUSÃO (MÊS/ANO)RESULTADOS ESPERADOS / METAS
DESCRIÇÃO DE RESULTADOS ESPERADOS (QUALITATIVO)METAS EM ESTATÍSTICAS
(QUANTITATIVO)
METAS EM INDICADORES (QUANTITATIVO)
Concluir a primeira entrega do projeto estratégico sobre governançaFinalização dos estudos sobre governança e sobre transparência públicas em instituições de ensino.06/16Elaboração de um relatório referente à base conceitual sobre governança nas instiuições de ensino público– Número de relatórios a serem gerados: 1 
-Percentual a ser obtido do relatório: 100%
100%
Iniciar ações que contemplem a segunda entrega do projeto sobre governança.Início oficial da implantação do Projeto Estratégico da governança na UFCA com ações de capacitação sobre governança pública12/16Obtenção de um relatório sobre as capacitações realizadas– Número de relatórios a serem gerados: 1 
-Percentual a ser obtido do relatório: 100%
100%
Diagnosticar o nível de governança em que se encontra a UFCA quanto à alta gestão.Aplicação do questionário e análise dos dados que irá promover a avaliação da alta administração da UFCA, de acordo com as normas do TCU.06/16Obter um relatório sobre os resultados obtidos quanto à forma que a alta gestão da UFCA enxerga a governança.– Número de diagnósticos a serem realizados: 1
– Percentual a ser realizado do diagnóstico: 100%
100%
Ampliar a governança na UFCAContinuação dos diálogos com a alta gestão da UFCA em consonância com os princípios da Governança Pública;07/17Adoção de um sistema padrão de governança em todas as unidades administrativas– Número de diálogos a serem realizados: 5
– Percentual a ser atingido de diálogos: 100%
100%
Otimizar a elaboração do Relatório de GestãoOrganização da elaboração do Relatório de Gestão 2016, a ser enviado ao Tribunal de Contas da União em 2017.12/16Elaboração de um guia contendo a metodologia de elaboração do Relatório de Gestão levando-se em consideração as especificidades da UFCA– Número de guias a serem elaborados: 1
– Percentual do guia a ser elaborado: 100%
100%
Ampliar a transparência pública na UFCAAmpliação das práticas da Transparência Pública entre os agentes públicos da UFCA a fim de tornar as informações mais acessíveis para o público em geral (transparência nos serviços de transporte, na aquisição de bens imóveis etc).12/16Obtenção de canais de transparência por tipo de ação ou procedimento de gestão adotado– Número de canais de transparência elaborados: 5
– Percentual de canais a serem desenvolvidos: 100%
100%
Continuidade da participação na Comissão de Acesso à Informação a fim de promover a transparência ativa para a comunidade.07/17Obtenção de uma comissão atuante e atuante para a melhoria da transparência da UFCA– Número de reuniões a serem realizadas da com a comissão de transparência: 5
– Percentual de reuniões a serem realizadas: 100%
100%
Ampliar a transparência pública na UFCAPromover a ampliação e a atualização das despesas realizadas nas unidades acadêmicas e administrativas e da execução orçamentária;07/17Obtenção de canais de divulgação junto à comunidade– Número de canais de transparência a serem elaborados: 5
– Percentual de canais a serem desenvolvidos: 100%
100%
Melhoria das Práticas de GovernançaRealização de ações que promovam a melhoria dos dados do Índice de implantação de Boas Práticas de Governança (IBPG);07/17Desenvolvimento de ações e atividades que contribuam para a melhoria da gestão administrativa a partir de boas práticas de governança– Número de ações/atividades a serem desenvolvidas: 5
– Percentual de canais a serem desenvolvidos: 100%
100%
Implantar e promover a gestão participativa.Ampliação do número de reuniões com diferentes setores da UFCA com o objetivo de implantar e promover a gestão participativa.07/17Implantação de um sistema específico de gestão que promova a participação vários setores nas tomadas de decisão, por– Número de reuniões a serem realizadas: 5
– Percentual de reuniões a serem realizadas: 100%
100%

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