Editais Finalizados

Publicado em 10/08/2023. Atualizado em 10/08/2023 às 11h41

Graduação UECE

Geografia UECE

Acompanhe o processo seletivo de estudantes e informações para ingresso no curso de Licenciatura em Geografia (EaD) da UECE em parceria com a UFCA com oferta no Polo Icó CEAD.

Documentos Relacionados

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA – UECE – POLO ICÓ
Confira o resultado final e informações sobre a matrícula dos classificados:

Edital-Geografia-UECE-Resultado-Matriculas

Baixar documento

Ultima atualização: 2022-08-19 11:34:32

Admissão de Tutores

EDITAL Nº 03/2022 – Seleção de Professor Formador de Cursos de Graduação e Pós-Graduação, na modalidade a distância

Dispõe de criação de cadastro de reserva para PROFESSOR FORMADOR, na qualidade de bolsista UAB/CAPES/UFCA para atuar nos cursos: GRADUAÇÃO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, LICENCIATURA EM FILOSOFIA e SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EM ORÇAMENTO E FINANÇAS PÚBLICAS. PÓSGRADUAÇÃO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (PNAP) e ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA, do PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/CAPES).

Resultado Final

Ficam convocados TODOS os(as) classificado(as), para participarem, obrigatoriamente, do Curso de Formação Básica no Moodle (Curso Professor da UABUFCA), a ser ofertado pelo Centro de Educação a Distância, no período de 2 de maio de 2023 a 31 de maio de 2023.

O CEAD enviará, previamente, e-mail a todos(as), com as informações de acesso, carga horária, conteúdo programático, certificado, outros.

Perguntas Frequentes

1 QUE ÓRGÃO LANÇA ESTE EDITAL?

O Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

2 QUAL O OBJETIVO DESTE EDITAL?

Este edital visa selecionar Professores-Formadores para atuarem como Bolsistas remunerados UAB, nos Cursos de Graduação e de Especialização da UAB/UFCA, na modalidade EaD. Os cursos terão início a partir de julho de 2023. Os professores-formadores selecionados irão compor cadastro de reserva e serão convocados conforme a Coordenação de cada curso.

O professores-formadores selecionados por este edital poderão atuar nos seguintes CURSOS EM EAD:

  • Graduação: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Filosofia e Tecnológico em Gestão em Orçamento e Finanças Públicas.
  • Pós-graduação: Especialização em Gestão Pública (PNAP) e Especialização em Gestão Financeira.
3 QUEM PODE SE INSCREVER?

Podem se inscrever neste processo seletivo:

  • Docentes efetivos da UFCA
  • Docentes substitutos da UFCA (em atividade ou que exerceram em período anterior de até 1,5 ano na UFCA da publicação deste edital)
  • Docentes externos.

Requisitos para a INSCRIÇÃO:

Para Professor Formador I:

Experiência docente de, no mínimo, 3 (três) anos no nível superior e titulação mínima de Mestre.

Professor Formador II:

Experiência docente de, no mínimo, 1 (um) ano no ensino superior e titulação mínima de Mestre.

Outros:

  1. Ter acesso à internet de forma contínua e conhecimento para utilizar as ferramentas tecnológicas; 
  2. Disponibilidade de no mínimo 20 (vinte) horas semanais para desenvolver atividades que competem ao professor-formador, inclusive aos sábados;
  3. Disponibilidade, quando solicitado, para viagens aos polos de apoio presencial localizados no interior do Estado do Ceará e/ou em Icó-Ceará (Anexo VI do edital);
4 QUANDO SE ENCERRA A INSCRIÇÃO?

O encerramento das Inscrições ocorre, impreterivelmente, no dia 20/01/2023.

5 COMO FAÇO MINHA INSCRIÇÃO?

A inscrição será realizada, gratuitamente, exclusivamente via Internet, no formulário eletrônico de inscrição, acessando o seguinte link: (https://forms.ufca.edu.br/search-form?id_formulario=2667), das 00h00min do dia 19 de dezembro de 2022 às 23h59min do dia 20 de janeiro de 2023, observando o horário local de Icó-CE. Não serão aceitas inscrições por e-mail ou qualquer outra forma diferente da prevista neste Edital.

Quando houver mais de uma inscrição, será considerada a inscrição mais recente.

Conforme a formação e habilitação, o(a) candidato(a) poderá se inscrever em até 2(dois) códigos que agrupa(m) eixo(s)/disciplina(s) para um único curso, indicando essas escolhas no formulário de inscrição (https://forms.ufca.edu.br/search-form?id_formulario=2667), de acordo com o Anexo II do Edital.

6 QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA PARTICIPAR DO EDITAL?

O candidato deverá, no momento da inscrição, preencher as informações solicitadas no formulário eletrônico de inscrição e realizar upload de arquivo com a documentação e ordem descrita abaixo, em um arquivo único no formato PDF (caso exceda 10 megas o tamanho do arquivo: Dividir em até 4 arquivos PDF’s) contendo frente e verso (quando houver). Não será aceita documentação incompleta, nem em outro formato diverso do PDF. A inobservância de qualquer uma dessas exigências acarretará na imediata eliminação do candidato:

ENVIAR (No pdf inserir cada documento na seguinte ordem):

A tabela cima serve como um checklist para o(a) candidato(a).

7 QUANTAS PROPOSTAS SERÃO SELECIONADAS?

O Edital formará de um cadastro de reservas para cada código/eixo/diciplinas (Anexo II).

Conforme demanda do curso/disciplina o(a) classificado(a) será convocado(a) a ministrar a disciplina(s) para a(s) qual(is) concorreu.

Ordem de prioridade para convocação:

  1. Docentes efetivos da UFCA;
  2. Docentes substitutos da UFCA (em atividade ou que exerceram em período anterior de até 1,5 ano na UFCA);
  3. Docentes externos.
8 HÁ BOLSAS? QUAL O VALOR DE CADA BOLSA OFERTADA?

Sim, o(a) bolsista Professor-Formador de curso de graduação ou especialização receberá bolsa mensal de acordo com os requisitos mínimos e conforme sua atuação (os valores são determinados/reajustados pela UAB/CAPES que será a fonte pagadora).

  • Professor Formador I: R$ 1.300,00.
  • Professor Formador II: R$ 1.100,00.

9 HÁ RECURSOS PARA RESULTADOS? QUAL O PRAZO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO?

Todos os recursos a este edital deverão ser encaminhados para análise e deliberação à respectiva comissão de seleção, através do endereço eletrônico (cead@ufca.edu.br), de acordo com as respectivas etapas a serem recorridas estabelecidas no cronograma – Anexo I do edital.

Os recursos da Homologação das Inscrições, devem ser enviados ao e-mail no período da 00h:00min do respectivo dia mencionado no cronograma (25/01/2023 a 26/01/2023) até 23h59min do mesmo dia.

Os recursos do Resultado Parcial, devem ser enviados ao e-mail no período da 00h:00min do respectivo dia mencionado no cronograma (01/02/2023 a 02/02/2023) até 23h59min do mesmo dia.

10 QUEM VAI AVALIAR AS PROPOSTAS?

O processo seletivo será realizado pela Comissão de Seleção nomeada pela Portaria GD/CEAD nº 02/2022, de 30 de novembro de 2022 do Centro de Educação a Distância. Membros: Letícia Caetano da Silva; Rodolfo Jakov Saraiva Lôbo; Francineide Amorim Costa Santos; Antonio Batista de Lima Filho e Adriana Barroso Botelho.

11 COMO ACOMPANHO TODA REALIZAÇÃO DESTE EDITAL?

Todas as notícias, informações, documentações e publicações referentes ao Processo Seletivo, serão publicadas no site do CEAD, no endereço eletrônico: https://www.ufca.edu.br/cursos/educacao-a-distancia/centro-de-educacao-a-distancia/editais-e-selecoes/

12 TENHO DÚVIDAS. COMO ENTRO EM CONTATO PARA SABER MAIS SOBRE ESTE EDITAL?

Todos as dúvidas e mais informações sobre o edital deverão ser encaminhadas através do endereço eletrônico (cead@ufca.edu.br), ou telefone (88 3221-9266).

EDITAL Nº 02/2022 – Seleção de Coordenador de Cursos de Graduação e Pós-Graduação, na modalidade a distância

Dispõe de criação de cadastro de reservas para COORDENADORES DE CURSOS, na qualidade de bolsista UAB/CAPES/UFCA para atuar nos cursos: GRADUAÇÃO: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Filosofia e Tecnológico em Gestão em Orçamento e Finanças Públicas. PÓS-GRADUAÇÃO: Especialização em Gestão Pública (PNAP) e Especialização em Gestão Financeira, da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Perguntas Frequentes

1 QUE ÓRGÃO LANÇA ESTE EDITAL?

O Centro de Educação a Distância – CEAD se faz responsável pelo Edital.

2 QUAL O OBJETIVO DESTE EDITAL?

O presente Edital rege o processo de seleção para Coordenadores Bolsistas dos Cursos de Graduação e de Especialização da UAB/CAPES/UFCA, na modalidade à distância, com vista a compor cadastro de reserva para atuação na UAB/CAPES do Centro de Educação a Distância (CEAD) da UFCA.

CURSOS: GRADUAÇÃO: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Filosofia e Tecnológico em Gestão em Orçamento e Finanças Públicas. PÓS-GRADUAÇÃO: Especialização em Gestão Pública (PNAP) e Especialização em Gestão Financeira, da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

3 QUEM PODE SE INSCREVER?

Somente poderão participar do processo seletivo docentes ativos do quadro efetivo da Universidade Federal do Cariri – UFCA e que atendam 3 (três) requisitos. São eles:

  • Titulação mínima de Mestre, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil;
  • Regime de trabalho de dedicação exclusiva na UFCA;
  • Pós-Graduação (conforme cada curso) em Filosofia, Matemática, Administração, Economia, Ciências Contábeis, Administração Pública, Design, Produção de Mídias, Gestão Pública, ou áreas afins, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou devidamente reconhecido por IES brasileira, no caso de diploma estrangeiro, conforme disposições do MEC.
4 QUANDO SE ENCERRA A INSCRIÇÃO?

O encerramento das Inscrições ocorre, impreterivelmente, no dia 28/11/2022.

5 COMO FAÇO MINHA INSCRIÇÃO?

A inscrição será realizada exclusivamente via Internet, no formulário de inscrição entre os dias 08 de novembro e 28 de novembro de 2022, sendo aceita apenas uma única inscrição por candidato no endereço eletrônico https://forms.ufca.edu.br/search-form?id_formulario=2630. Quando houver mais de uma inscrição, será considerada a inscrição mais recente.

6 QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA PARTICIPAR DO EDITAL?

O(a) candidato(a) deverá, no momento da inscrição, realizar upload de arquivo com a documentação descrita abaixo, em um arquivo único no formato PDF, contendo frente e verso (quando houver). Não serão aceitos documentos incompletos e em outro formato diverso do PDF. A inobservância de qualquer uma dessas exigências acarretará imediata eliminação do candidato:

a) Registro geral de identificação;
b) Cadastro de pessoa física (CPF);
c) Diploma de mestrado ou doutorado (ver item 1.2 subitem c deste edital);
d) Termo de posse ou documento do diário oficial com nomeação, comprovando que é docente ativo do quadro efetivo da Universidade Federal do Cariri (UFCA);

e) currículo Lattes completo e atualizado;
f) Certidão de quitação eleitoral emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral
(https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);

g) Documentos comprobatórios para a prova de títulos de acordo com o Anexo I deste edital e;
h) Declaração de capacidade técnica e disponibilidade para a função (modelo disponível no Anexo II
deste Edital), devidamente datada e assinada pelo candidato. Este documento é de apresentação
obrigatória e sua ausência implicará na sumária eliminação do candidato.

7 QUANTAS PROPOSTAS SERÃO SELECIONADAS?

O Edital dispõe de 1 (uma) vaga de coordenador por curso, na qualidade de bolsista. Ao todo são 5 vagas distribuídas entre 5 (cinco) cursos, 1 (uma) vaga por curso. Os candidatos classificados poderão ser contemplados, respeitada a ordem de classificação para a vaga caso haja desistência, caso seja constatada inaptidão do candidato selecionado. A aprovação no processo seletivo assegurará apenas a expectativa de direito à vinculação temporária ao UAB/CAPES, compondo um cadastro de reserva.

8 HÁ BOLSAS? QUAL O VALOR DE CADA BOLSA OFERTADA?

Sim, o(a) bolsista coordenador(a) de curso de graduação ou especialização receberá bolsa mensal de acordo com os requisitos mínimos.

Coordenadoria de Curso I – Doutorado – Exercício mínimo no magistério superior, 3 anos: R$ 1.400,00.
Coordenadoria de Curso II – Mestrado – Exercício mínimo no magistério superior, 1 ano: R$ 1.100,00.

9 HÁ RECURSOS PARA RESULTADOS? QUAL O PRAZO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO?

Todos os recursos a este edital deverão ser encaminhados para análise e deliberação à respectiva comissão de seleção, através do endereço eletrônico (cead@ufca.edu.br), de acordo com as respectivas etapas a serem recorridas estabelecidas no cronograma – Item 9 do edital.

Os recursos devem ser enviados ao e-mail no período da 00h:00min do respectivo dia mencionado no cronograma (01 a 02/12/2022) até 23h59min do mesmo dia.

10 QUEM VAI AVALIAR AS PROPOSTAS?

O processo seletivo será realizado pela Comissão de Seleção nomeada pela Portaria GD/CEAD nº 01/2022, de 27 de outubro de 2022, do Centro de Educação a Distância (CEAD) e constituída pelos integrantes designados. São eles:

  1. Milton Jarbas Rodrigues. SIAPE: 1325818 2; Paulo Gonçalo Farias Gonçalves. SIAPE: 1140132; 3. Taciano Pinheiro. SIAPE: 1854247.
11 COMO ACOMPANHO TODA REALIZAÇÃO DESTE EDITAL?

Todas as notícias, informações, documentações e publicações referentes ao Processo Seletivo, serão publicadas no site do CEAD/UFCA, no endereço eletrônico: https://www.ufca.edu.br/cursos/educacao-a-distancia/centro-de-educacao-a-distancia/editais-e-selecoes/

12 TENHO DÚVIDAS. COMO ENTRO EM CONTATO PARA SABER MAIS SOBRE ESTE EDITAL?

Todos as dúvidas a este edital deverão ser encaminhadas através do endereço eletrônico (cead@ufca.edu.br), ou telefone (88 3221-9266).

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Cead.