Iniciação Científica e Tecnológica

Atualizado em 31/07/2019 às 14h01

PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica)

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) administra o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnologia (PIICT) destinado aos alunos de graduação. Este programa tem por objetivo promover o desenvolvimento da pesquisa na instituição, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica e convivência com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia. O princípio deve reger as atividades de iniciação científica, e é dirigido prioritariamente ao benefício dos alunos, que têm no programa a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorando seu conhecimento e preparo para a vida profissional. Atualmente o PIICT/UFCA conta com três modalidades de bolsas PIBIC: PIBIC-CNPq, PIBIC-UFCA e PIBIC-FUNCAP . Os editais para a solicitação de bolsas (novas ou renovações) são abertos duas vezes por ano, geralmente em fevereiro (FUNCAP) e em maio (CNPq e UFCA).

PIBITI (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação)

Esse programa tem como objetivo estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Além disso, visa formação de recursos humanos para atividades de pesquisa dentro da universidade. Assim como PIBIC, o PIBITI é financiando pelo CNPq, pela Reitoria da UFCA e pela FUNCAP e é gerenciado pela Coordenadoria de Pesquisa da PRPI. Atualmente o PIICT/UFCA conta com duas modalidades de bolsas PIBITI: PIBITI-CNPq e PIBITI-UFCA. O edital para solicitação de bolsas PIBITI (nova ou renovação) é aberto uma vez por ano, na mesma época do edital para solicitação de bolsas PIICT/UFCA, mantendo o mesmo prazo para inscrições, substituições, envios de relatórios, etc.

Voluntário – Programa de Iniciação Científica/Tecnológica Sem Bolsa

Essa modalidade de iniciação científica e tecnológica é direcionada para alunos que tem algum vínculo empregatício, e por isso não podem receber uma bolsa da universidade, e/ou para alunos que não conseguiram fazer iniciação científica com bolsa. Esse programa também é gerenciado pela Coordenadoria de Pesquisa da PRPI/UFCA.

PIBIC-Ensino Médio – Programa de Iniciação Científica/Tecnológica Sem Bolsa

A PRPI, em parceria com o CNPq, é responsável pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, que proporciona aos estudantes do ensino médio de escolas públicas da região do Cariri, a oportunidade de desenvolver atividades de iniciação de pesquisa científica, sob a orientação de professores e pesquisadores da UFCA. O PIBIC-EM vem apresentando resultados que se refletem diretamente no aumento do interesse dos alunos participantes em ingressar no ensino superior.

Relatórios

Os orientadores do Programa de Iniciação Científica devem solicitar aos orientandos a apresentação de um Relatório Final ao se concluir 12 meses de bolsa, de acordo com o calendário do respectivo edital e as instruções da PRPI. É importante manter-se atento aos prazos, pois a não entrega dos relatórios acarreta inadimplência com a UFCA. Assim, os orientandos devem enviar os relatórios, em PDF, por meio do formulário eletrônico disponibilizado na página do edital que ofertou a bolsa/vaga voluntária.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.