Roda de Poesia no Gesso ocorre este domingo, 24, com lançamento de livros e homenagens aos moradores

24/11/2019 - 17h30 a 21h00

• Este evento já passou.

Neste domingo, 24, a partir das 17:30, será realizada mais uma Roda de Poesia no Gesso, no Terreiro do Coletivo Camaradas, no Crato. Nesta edição haverá o lançamento de dois livros, o “Preta Poeta”, da escritora Natália Pinheiro, integrante do Camaradas, militante do movimento negro e acadêmica do curso de História da Universidade Regional do Cariri – URCA, e o livro infantil “No Luar do sertão”, da pedagoga e servidora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Cícera Maria Mamede Santos. O trabalho é inspirado na vida no campo e demonstra uma preocupação com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente.

A Roda de Poesia também contará com homenagens aos moradores. A homenagem é fruto de trabalho acadêmico de estudantes do curso de História da URCA. Serão homenageados Francisco Jovino Leite (Seu Chico Preto), que desenvolve um trabalho ambiental importante para a limpeza da comunidade; Maria Moura Barros (Dona Mariquinha), que transforma vasos sanitários e suportes de televisões antigos em vasos de flores nas margens da linha férrea; Maria Leonita de Souza Santos (Dona Léo), rezadeira que passa pelas ruas saudando as pessoas com mensagens de proteção, e Marluce Cazuza Barros (Marlucia), artesã que dá expressividade às esculturas de gesso através de cores.

A Roda de Poesia no Gesso, que é um projeto vinculado à Pró-reitoria de Cultura, é protagonizada pelas crianças e funciona como ponto de encontro de artistas, moradores e poetas. Além de proporcionar acesso à literatura, a Roda de Poesia tem brechó, sebo e comidas.

Data:
24/11/2019