Inscrições para o 1° lote do Auxílio Emergencial e Auxílio Óculos iniciam segunda-feira (12)

Sexta, 09 Março 2018 15:57

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), por meio da Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil (CAIE), informa que as inscrições para o Auxílio Emergencial e Auxílio Óculos iniciam segunda-feira (12) e seguem até dia 16 de março de 2018.

Objetivos dos programas

O programa Auxílio Óculos tem como objetivo contribuir com o desempenho acadêmico dos estudantes, fornecendo uma ajuda na complementação das despesas para aquisição de óculos com lentes corretivas, respeitando-se a periodicidade mínima de 12 (doze) meses para cada nova solicitação.

O Auxílio Emergencial é voltado para estudantes dos cursos de graduação que apresentam vulnerabilidade socioeconômica comprovada (com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo) e que não tenham sido alcançados por nenhuma das outras ações de apoio financeiro disponíveis na Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Poderão requerer o Auxílio Emergencial:

Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica convocados pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSu) em período posterior aos prazos de inscrições dos processos seletivos dos benefícios assistenciais da PRAE;

Estudantes que necessitem de tratamento, medicamentos, exames e próteses, mediante apresentação de laudo médico;

Estudantes que se encontrem com limitação temporária, devidamente comprovada, e que estejam impossibilitados de concorrer a outros benefícios.

Estudantes em situação ou circunstância inesperada que venha a prejudicar seu rendimento acadêmico.

Valores dos benefícios

O valor máximo do Auxílio Óculos corresponde à quantia de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais), prevalecendo o menor orçamento, da ótica ou clínica, apresentado pelo estudante selecionado.

O valor do Auxílio Emergencial é de 400,00 (quatrocentos reais), podendo ser concedido por um período de até 04 (quatro) meses consecutivos. A quantidade de parcelas do Auxílio Emergencial que o aluno receberá está sujeita à análise do Serviço Social que vai verificar a situação de emergência apresentada pelo aluno.

Das inscrições

Para concorrer às vagas dos programas, o candidato deverá, no período de 12 a 16 de março, realizar a inscrição na Plataforma Forms (https://forms.ufca.edu.br/), entregar o questionário socioeconômico e a documentação exigida na PRAE ou na SEDOP do respectivo campus. Ressaltamos que a inscrição na Plataforma Forms e a entrega do questionário socioeconômico são etapas de caráter obrigatório no ato da solicitação dos auxílios, e o não provimento de qualquer uma delas, ocasionará indeferimento da inscrição.

Da documentação e entrevistas

O envio de documentação incompleta ou preenchimento incompleto dos campos solicitados no Questionário Socioeconômico também causará o indeferimento da inscrição. Caso seja necessário, o Serviço Social convocará os estudantes para a realização de entrevistas, cujas datas e locais serão divulgadas posteriormente. É de inteira responsabilidade do estudante acompanhar essas convocações, pois o não comparecimento ocasionará indeferimento.

A PRAE informa ainda que após o resultado final dos Auxílios, os estudantes convocados deverão apresentar os documentos originais para que ocorra a devida conferência e a concessão dos auxílios.

Documentação Auxílio Emergencial e Auxílio Óculos

Questionário Socioeconômico

Para acessar as resoluções que regulamentam os programas Auxílio Emergencial e Auxílio Óculos: http://www.ufca.edu.br/portal/a-ufca/organizacao-administrativa/dae/programas-de-assistencia-estudantil