Início do Conteúdo
Informes Administrativos

Informes Administrativos (227)

Sexta, 22 Setembro 2017 20:53

Nota de esclarecimento sobre bolsas FUNCAP

Escrito por
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) comunica que o atraso no pagamento de 22 bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) ocorre pela não confirmação, até o presente momento, da nova quota de bolsas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Diante disso, a PRPI esclarece o seguinte: Em 13 de abril de 2017, iniciaram-se as inscrições no Edital Unificado n° 01/2017/UFCA – Chamada PIICT, com o objetivo de selecionar projetos de iniciação científica ou tecnológica a serem contemplados com bolsas para estudantes de graduação da UFCA e de escolas públicas de Ensino Médio. Os projetos melhores colocados foram contemplados com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da FUNCAP e da UFCA, segundo ordem de classificação e disponibilidade de cada órgão financiador. Contudo, conforme informado em edital, as bolsas da FUNCAP estavam sujeitas à confirmação da referida agência de fomento. No total, eram previstas 39 bolsas CNPq, 22 bolsas FUNCAP (quota baseada na oferta dos editais de 2016) e 75 bolsas UFCA. Os projetos aprovados no PIICT iniciaram suas atividades em agosto de 2017. Contudo, até o presente momento, a FUNCAP não emitiu decisão sobre o lançamento de edital para uma nova quota, o que tem atingido todas as Instituições de Ensino Superior do estado do Ceará. Tendo em vista a importância desses projetos para a universidade, a PRPI informa que os 22 bolsistas que seriam contemplados com bolsas FUNCAP passarão a receber bolsas pela UFCA, o que resultará no incremento do número total de bolsas UFCA para 97. Para que isso seja possível, todavia, fez-se necessário o contingenciamento parcial de recursos desta Pró-reitoria destinados a passagens e diárias. É importante ressaltar que este problema tem afetado outras Instituições de Ensino Superior do estado do Ceará, mas que, em função da disponibilidade de recursos, as consequências não foram ainda mais drásticas na UFCA. Por fim, reiteramos o empenho da UFCA em manter um dos programas essenciais para a consolidação da pesquisa e da pós-graduação na instituição. 22 de setembro de 2017 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
A Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), divulga para a comunidade acadêmica planilha com informações sobre as despesas de 2017. Os gastos estão separados de acordo com a ação e a natureza da despesa detalhada. 
Quinta, 21 Setembro 2017 09:22

Nota oficial da Andifes de apoio à UFSC

Escrito por
UFSC, universidade cidadã e de qualidade Mesmo com diferentes abordagens, todos os rankings nacionais ou internacionais indicam a qualidade das universidades públicas brasileiras, em especial o sistema federal. Para além da qualidade no ensino e na pesquisa, essas instituições, ancoradas na autonomia universitária, princípio universal, implementam uma gama de atividades, programas, convênios, contratos, que têm como finalidade assegurar o bom funcionamento, a produção de conhecimento e sobretudo a formação cidadã de milhares de jovens que integram o sistema produtivo e servem à sociedade brasileira. Como toda organização complexa, as universidades federais são constituídas por indivíduos e processos que demandam permanentes avaliação e controle. Por razões legais e próprias de sua constituição, essas instituições estão submetidas a um conjunto maior de rotinas de acompanhamento. Todas estão subordinadas aos órgãos de controle do estado democrático, bem como aos seus conselhos acadêmicos e administrativos. Tudo isso confere às universidades públicas federais reconhecimento e respeito por parte da sociedade. Nesse ambiente de qualidade, cidadania, avaliação e controle está inserida a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e a sua comunidade, docentes, servidores/as técnico-administrativos/as, discentes e administração. Por isso, a Andifes manifesta o seu apoio à UFSC, ao tempo em que a reconhece como principal interessada na apuração de qualquer desvio de princípios republicanos que nela possa ter ocorrido. E espera, além disso, de todas as autoridades, juízo de proporcionalidade nas suas decisões, respeito às instituições, aos cidadãos e seus direitos, ao longo de qualquer processo legal de apuração e responsabilização. Brasília, 20 de setembro de 2017. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIREGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO (ANDIFES)
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), por meio da Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil (CAIE), divulga o resultado final dos programas Auxílio Emergencial e Auxílio Óculos. O resultado já contempla a análise dos recursos de quem solicitou revisão da listagem preliminar. 
A Diretoria de Comunicação da Universidade Federal do Cariri (DCOM-UFCA) convida estudantes da UFCA para participar da Comissão de Revisão da Identidade Visual (IDV) da universidade. A Identidade Visual da UFCA foi lançada em setembro de 2015 e, após dois anos de produção de material gráfico e aplicação da IDV em diversos formatos e materiais demandados pela comunidade acadêmica, a Diretoria de Comunicação (DCOM) constatou a necessidade de revisar alguns itens, a fim de realizar ajustes, adaptações e correções que, no atendimento das demandas, mostraram-se inadequados e aquém de novas necessidades e aplicações. Diante disso, a DCOM, com o intuito de realizar uma revisão a partir de uma diversidade de olhares, está compondo uma Comissão de Revisão da Identidade Visual da UFCA, que terá a atribuição de debater e aprovar os ajustes na IDV, e será compostas por diversos membros da comunidade acadêmica, dentre esses, dois estudantes. A Diretoria de Comunicação ressalta que a ideia não é alterar os fundamentos da Identidade Visual da UFCA, mas apenas aperfeiçoar os usos da IDV, de acordo com a dinamicidade própria do tempo e das demandas. Os estudantes interessados em participar devem preencher o formulário eletrônico até o dia 22 de setembro. Os primeiros dois estudantes inscritos serão os membros. Os demais que se inscreverem ficarão como suplentes. Mais informações:
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) torna público o resultado final do processo seletivo de propostas para apoio financeiro a grupos de pesquisa certificados pela UFCA no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq (DGP). Foram recebidas propostas de 18 grupos de pesquisa, dos quais 14 foram contemplados com auxílios de até R$ 5.000,00. Atualmente, a UFCA possui 49 grupos de pesquisa certificados no DGP, atuando em diversas áreas do conhecimento. As propostas aprovadas serão implementadas a partir de 19 de setembro de 2017.    
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), torna público o Resultado Preliminar do processo seletivo de propostas para apoio financeiro a grupos de pesquisa certificados pela UFCA no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq (DGP). Foram recebidas propostas de 18 grupos de pesquisa, dos quais 14 foram contemplados com auxílios de até R$ 5.000,00. Atualmente, a UFCA possui 49 grupos de pesquisa certificados no DGP, atuando em diversas áreas do conhecimento. O período para recursos será nos dias 14 e 15 de setembro de 2017. Cada recurso deve ser enviado pelo proponente interessado pela Plataforma Cadastro Unificado de Ações Acadêmicas (http://acoesacademicas.ufca.edu.br) até a data limite, contendo sua justificativa. A divulgação do Resultado Final está prevista para o dia 18 de setembro e as propostas aprovadas poderão ser implementadas a partir de 19 de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), por meio da Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil (CAIE), torna públicos os resultados preliminares dos processos seletivos para os programas Auxílio Emergencial e Auxílio Óculos. O estudante que tiver sua solicitação indeferida poderá interpor recurso, através da Plataforma Forms, nos dias 14 e 15 de setembro. Não caberá recurso com a finalidade de complementar a documentação ou fora do prazo estabelecido no cronograma. O resultado final dos programas está previsto para ser divulgado no dia 20 de setembro.
A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) convida os estudantes do campus Juazeiro do Norte para uma apresentação e tira-dúvidas sobre o Edital Unificado da PRAE (Edital n° 002/2017). O encontro com a PRAE ocorre nesta quarta-feira (13), às 14h30, na sala i105. O Edital Unificado n° 002/2017, da PRAE, concederá bolsas de iniciação acadêmica, auxílios alimentação, creche, transporte, moradia e, ainda, isenção do pagamento das refeições do Refeitório Universitário (RU). As inscrições no edital devem ser feitas até o dia 15 de setembro. Dessa maneira, é importante que todas as dúvidas sejam sanadas. Encontro com a PRAE - tira-dúvidas sobre Edital Unificado Data: 13 de setembro (quarta-feira) Horário: 14h30 Sala: i105, campus Juazeiro do Norte
Segunda, 11 Setembro 2017 10:32

SCI divulga resultado final da bolsa PROMISAES

Escrito por
A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), comuhnica o resultado final da seleção à candidatura para a Bolsa PROMISAES.
«IniciarAnt12345678910PróxFim»
Pagina 1 de 17