Linhas de ônibus 08 e 09 param de circular nas férias da UFCA

Segunda, 09 Julho 2018 16:05
Linhas de ônibus 08 e 09 param de circular nas férias da UFCA Divulgação: Viametro Cariri
No mês de julho, alunos e servidores que tiverem compromissos no campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA) terão apenas a linha de ônibus "10 - Centro/Universidades" à disposição. Nesta segunda-feira (9), a comunidade acadêmica que precisa dos ônibus municipais para chegar à universidade foi surpreendida com a notícia de que as linhas "08 - Centro/Campus Universitário Via Rua São Paulo" e "09 - Centro/ Campus Universitário Via Rua do Limoeiro" pararam de circular. Segundo a Viametro Cariri, concessionária que opera as linhas de ônibus, a paralisação das linhas 8 e 9 segue até o fim das férias. As aulas na UFCA serão retomadas no próximo dia 6 de agosto.

A Viametro informa ainda que a linha 10 está circulando em horário especial. O primeiro ônibus, que costuma sair às 6h30 do Terminal do São Miguel, sairá às 6h45 até o fim das férias. Já o último ônibus, que antes saía às 22h10 da Faculdade Leão Sampaio, agora sairá do mesmo local, às 17h25. As linhas que servem às universidades permanecem sem circular aos fins de semana.

Além disso, há a expectativa de início da greve dos rodoviários. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual (Sinteti), a paralisação, prevista para iniciar hoje (9), é uma resposta à redução da jornada de trabalho das atuais 44h para 24h semanais - proposta pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará (Sinterônibus). De acordo com o Sinteti, isso significaria também a redução dos salários da categoria em mais de 50%. O sindicato laboral realizou assembleia deliberativa no último dia 4.

Apesar da possível paralisação, a Viametro Cariri diz que manterá a oferta de ônibus conforme programação diária.

Com informações do Diário do Nordeste