X ENAPEGS começa neste domingo, 20, com programação que vai discutir o papel da gestão social nas crises e no futuro das democracias

Quarta, 16 Maio 2018 08:58

O X Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS) ocorre de 20 a 24 de maio na região do Cariri. Com o tema “Diálogo como Resistência: Gestão Social, Crises e Futuro das Democracias”, o evento, que é organizado pela Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS) em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), traz à região um amplo debate sobre o papel da gestão social na atual conjuntura de crise, desconstrução e reconstrução das democracias.

A programação do ENAPEGS 2018 conta com quatro conferências, 15 painéis temáticos e 31 sessões de apresentação de artigos e relatos de experiência. Além dessas atividades, a programação conta ainda com o II Cine Gestão Social, com exibições e debates a partir de curtas-metragens; a Escola Livre em Gestão Social, com a realização de 10 oficinas e minicursos; e o I Ateliê de Pós-Graduação, no qual serão discutidos os projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos do campo da Gestão Social.

Programação e conferências

O X ENAPEGS terá início no próximo domingo, 20 de maio, com uma visita guiada ao Memorial do Homem Kariri, no município de Nova Olinda. Em seguida, haverá reunião da Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS) e mesa redonda com Alemberg Quindins, da Fundação Casa Grande.

No dia 21 de maio, o credenciamento começa a partir das 13h, no campus Juazeiro do Norte da UFCA. Durante a tarde, haverá programação do Ateliê de Pós-Graduação, na Faculdade Paraíso, em Juazeiro do Norte, e da Escola Livre de Gestão Social, no campus Juazeiro do Norte da UFCA.

A solenidade de abertura será às 18h, no auditório da UFCA, com a conferência Gestão Social, Crises e Futuro das Democracias, com o professor Cesar Nicandro Cruz-Rubio, do Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas (GIGAPP), e o professor Steven Smith, da Universidade de Washington (EUA), e mediação de Jeová Torres, professor da UFCA.

As apresentações de trabalhos e relatos de experiência, o Cine Gestão Social e os painéis temáticos ocorrerão a partir da terça-feira, dia 22 de maio, também no campus Juazeiro do Norte da UFCA. A segunda conferência do Encontro ocorre às 18h30, nesse mesmo dia, com o tema Contextos das Crises Atuais e Desafios para o Futuro das Democracias, com a professora Tânia Bacelar, da Universidade de Pernambuco (UFPE), e o professor Ladislau Dowbor, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com mediação de Ives Tavares Nascimento, professor da UFCA.

Nos dias 23 e 24 de maio, as atividades da Escola Livre em Gestão Social, os painéis temáticos, as apresentações de trabalhos e relatos de experiência e do Cine Gestão Social continuam no campus Juazeiro do Norte. No dia 23 de maio, haverá também apresentações culturais e lançamentos de livros, além da conferência Experiências e Conceitos da Gestão Social na (re)construção da Democracia, com o professor Fernando Guilherme Tenório, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) e com o professor Klever Effrain Borja, da Universidade Andina Simón Bolívar (UASB/Equador), com mediação de Waléria Alencar, professora da UFCA.

O encerramento do ENAPEGS, que deve reunir pesquisadores de todo o Brasil, ocorre às 16h20, com a presentação cultural e a conferência de encerramento sobre Participação Social, Governança Pública e os Impasse da Democracia Mundial, com a professora Rosana Boullosa (UFBA/UnB) e a professora Ana Cláudia Farranha, da Universidade de Brasília (UnB), com mediação de Raniere Moreira, professor da UFCA.

Painéis temáticos, oficinas e minicursos

Quinze painéis temáticos também farão parte da programação do ENAPEGS 2018, nos turnos da manhã e da tarde. Coesão Social, Políticas Públicas, Sistemas de Proteção Social, Empreendedorismo, Participação, Cidadania, Controle e Desenvolvimento Social, Autogestão e Economia Solidária são apenas alguns dos temas que serão abordados por professores, pesquisadores e gestores sociais de todo o Brasil.

Os painéis temáticos serão realizados no campus Juazeiro do Norte da UFCA, no auditório e no miniauditório, e também no auditório da ADUFC, que fica no prédio ao lado do campus Juazeiro da UFCA.

As oficinas e minicursos também ocorrem na UFCA e na ADUFC, com duração de quatro horas. Gestão de Conflitos, Arte Pública, Desenvolvimento Territorial, Comunicação Comunitária e Cultura e Políticas Públicas serão temas de oficinas e minicursos.

Confira no site do evento, no Caderno de Programação, tudo o que vai acontecer durante o ENAPEGS.