UFCA atuará na construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Cariri

Sexta, 01 Dezembro 2017 17:16
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) atuará como apoio técnico na construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), da Região Metropolitana do Cariri, elaborado pelo Governo do Estado. A parceria foi firmada em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 1º, no Gabinete da Reitoria, com o reitor da UFCA, professor Ricardo Ness; o secretário das Cidades, Jesualdo Farias; a representante do Gabinete do Governador, Rita Bezerra; os gestores administrativos e acadêmicos da UFCA, além dos estudantes do Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Regional Sustentável (UFCA-Universidade de Brasília).

A ideia é que a UFCA disponibilize trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e outros trabalhos acadêmicos, que tratem sobre temas relacionados ao desenvolvimento regional sustentável, a fim de subsidiar a elaboração do diagnóstico preliminar do PDUI. Também forneça dados, mapas ou outras informações sobre a Região Metropolitana do Cariri e indique três profissionais da instituição para atuar como pontos focais nessa relação entre o Governo do Estado e a universidade para construção do documento.

O diagnóstico, com informações sobre a região do Cariri e sugestões de projetos e ideias que podem ser aplicados, será utilizado nas audiências públicas de construção do plano. Organizadas pelo Governo do Estado, em cada um dos nove municípios da Região Metropolitana do Cariri, as audiências terão o objetivo de ouvir a comunidade acerca dos potenciais e das dificuldades enfrentadas regionalmente, a fim de garantir a construção coletiva do documento.

De acordo com o reitor da UFCA, professor Ricardo Ness, a UFCA já tem maturidade acadêmica para se tornar referências em temas regionais. “A gente já tem essa maturidade de assumir o espaço de contribuir com o desenvolvimento do Estado”, ressaltou. Inicialmente, conforme o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, serão trabalhados quatro eixos: Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos e Mobilidade Urbana. A atuação prática da UFCA será definida, a partir dos trabalhos e projetos que tenham relação com essas áreas.

PDUI

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) está no previsto no artigo 12 do Estatuto da Metrópole. No Ceará, encontra-se em processo de elaboração pelo Governo do Estado nas três Regiões Metropolitanas: Fortaleza (RMF), Cariri (RMC) e de Sobral (RMS), sob a coordenação do Gabinete do Governador e Secretaria das Cidades, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano (CODUR), em parceria com a Assembleia Legislativa, através do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (INESP).

No Cariri, a UFCA foi a primeira instituição de ensino superior a ser convidada para atuar na construção do Plano. De acordo com Jesualdo Farias, a Universidade Regional do Cariri (URCA) e as instituições privadas também serão procuradas. “A presença da universidade é a garantia que temos do empoderamento do Plano pela sociedade para que o documento fique menos dependente dos gestores que mudam a cada quatro anos e nem todos têm o compromisso de levar isso”, destacou.