UFCA participa do “VIII Artefatos da Cultura Negra” com programação em Brejo Santo e Juazeiro

Segunda, 25 Setembro 2017 15:02
Começa, nesta segunda-feira (25), o VIII Artefatos da Cultura Negra. A Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Pró-reitoria de Cultura (UFCA), da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), do Núcleo de Estudos Comparados em Corporeidade, Alteridade, Ancestralidade, Gênero e Gerações (Necage) e do Instituto de Formação de Educadores (IFE), participa da organização, em conjunto com a Universidade Regional do Cariri (URCA), o Instituto Federal do Ceará (IFCE), o Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC).

O evento, que este ano tem como tema “Educação, Justiça Social e Demandas Contemporâneas”, busca fortalecer espaços de reflexão das principais demandas da população negra na contemporaneidade, bem como construir uma agenda propositiva que aponte caminhos para a superação das desigualdades e construção de uma realidade que destaque a importância da África e do povo afrodescendente na construção da sociedade brasileira. O encontro configura-se como importante espaço de formação nas temáticas da Africanidade e Afrodescendência no Cariri cearense.

Programação

No campus Brejo Santo, da UFCA, a programação inicia nesta terça-feira, 26. Às 16h, o grupo de teatro Centelha Científica do Cariri apresenta a peça Novos Navios. Em seguida, às 16h30, será realizada a mesa redonda “Racismo institucional e a importância dos Grupos de estudos/pesquisas nas universidades” com as professoras Joselina da Silva (UFRRJ) e Nicácia Lina do Carmo (UFC). A programação em Brejo Santo se encerra às 19h com a mesa “Africanidade e o Ensino da Matemática”, com os professores Henrique Cunha Jr (UFC), Gustavo Ford (UFES) e Leandra Gonçalves dos Santos (Seduc-ES).

No campus Juazeiro do Norte, haverá atividades nos dias 27 e 28 de setembro. No dia 27, das 08h30 às 11h30, será realizada a mesa redonda “Tradição oral e africanidade: a importância da capoeira e das escolas de tradição”, com o mestre Rosemberg Alves da Silva (Grupo Terra Firme de Capoeira), o contra-Mestre Francisco Orismídio Duarte (Grupo Terreiro Capoeira), a professora  Sandra Haydée Petit (UFC) e Jean Alex Silva de Alencar (ONG ALDEIAS). À noite, a partir das 19h, acontece a mesa redonda “Panorama da violência contra a juventude negra no Brasil, com  Zuleide Fernandes de Queiroz (URCA), Antônio dos Santos Pinheiro (URCA) e Verônica Isidório (Frente de Mulheres do Cariri).

Na quinta, às 14h30, a mesa “Africanidade e o Ensino da Matemática”, com os professores Henrique Cunha Jr (UFC), Gustavo Ford (UFES) e Leandra Gonçalves dos Santos (Seduc-ES), realizada no Brejo Santo, ocorrerá também no campus Juazeiro do Norte. Às 19h, Glauberto Quirino (URCA), Joanice Santos Conceição (UFF), Karollyne Magalhães Dias (IESA, Colégio Dinâmico, Coordenadora do GT de Mulher de Terreiro Renafro Cariri e presidente do Conselho da Mulher de Juazeiro do Norte).

A programação durante a semana ainda conta com oficinas, mesas redondas e palestras, além de apresentações culturais como peças de teatro e shows com músicos convidados. Além de programação nos campi da UFCA em Brejo Santo e Juazeiro do Norte, haverá atividades no campus Juazeiro do IFCE e no campus Pimenta da URCA no Crato.

Saiba mais informações sobre o evento no link: http://www.urca.br/artefatosculturanegra/