Jornada Simone de Beauvoir ocorre dias 13 e 14 de setembro no campus Juazeiro do Norte

Segunda, 11 Setembro 2017 16:37

O Núcleo de Estudos Comparados em Corporeidade, Alteridade, Ancestralidade, Gênero e Gerações (NECAGE), junto com o Grupo de Estudo em Simone de Beauvoir, realizam, nos dias 13 e 14 de setembro, a Jornada Simone de Beauvoir, no campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O evento pretende reunir pesquisadores e estudantes para um debate sobre questão de gênero, em especial o feminismo na região do Cariri.

A Jornada terá início na quarta-feira (13), às 15h, com uma oficina sobre as contribuições do livro Segundo Sexo para a luta das mulheres, no miniauditório (sala 89). A oficina será ministrada por Suamy Soares, professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Na quinta-feira (13), haverá uma sessão de apresentação de trabalhos, às 14h; e a mesa Feminismo e Simone de Beauvoir, às 19h, com Leda Mendes Gimbo, doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Andrea Furtado, professora da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), e Suamy Soares (UFCG), também no miniauditório (sala 89).

Para se inscrever no evento e conferir outras informações acesse: https://jornadabeauvoir.wixsite.com/jornadabeauvoir

NECAGE

O Núcleo de Estudos Comparados em Corporeidade, Alteridade, Ancestralidade, Gênero e Gerações reúne professores de diversas instituições (UFCA, URCA, UNILEÃO, FJN, UFRN) com o intuito de construir um ambiente de pesquisa colaborativo, interseccional e interdisciplinar, fomentando suas pesquisas numa temática que se interliga através de Estudos Comparados. O NECAGE se divide em cinco linhas de pesquisa: 1) Corporeidade: Biopolítica e Transitoriedade; 2) Alteridade: Alteridade e Diferença; 3) Filosofia das Ancestralidades: Africana e Indígena; 4) Gênero: Feminismo e Diversidade Sexual; Gerações: Juventudes e Envelhecimento.

Grupo de Estudos em Simone de Beauvoir

O Grupo de Estudos em Simone de Beauvoir faz parte da Linha de Pesquisa “Gênero: Feminismo e Diversidade Sexual” do NECAGE. O grupo possui orientação da professora. Andrea Furtado e se reúne quinzenalmente às sextas-feiras, às 16h, no campus Juazeiro do Norte da UFCA, sala 60 (bloco rosa).