Café Cariri Encantado é lançado em Barbalha após atuação de ITEPS e PIE

Segunda, 11 Setembro 2017 12:24
Escola de Saberes em Barbalha Escola de Saberes em Barbalha Ricardo Baptista

O Café Cariri Encantado da Escola da Saberes de Barbalha (ESBA) será lançado nesta terça-feira (12), durante a abertura do I Encontro de Artes e Saberes do Sertão. O Café conta com o trabalho da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (ITEPS) e do PIE Trabalho, Políticas Públicas e Economia Solidária, ambos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (PROEX-UFCA).

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Gestão dos Programas Institucionais de Extensão (PIEs), professora Victoria Régia, o processo de incubação da ITEPS e do PIE junto ao Café Cariri Encantado consiste em mobilizar parceiros, captar recursos e dar visibilidade ao projeto, a fim de viabilizá-lo. Para isso, a ITEPS e o PIE estão desenvolvendo um modelo de gestão junto a dois grupos produtivos de Barbalha, a Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Cariri e a Estação Sonora, grupo de jovens envolvidos com atividades culturais diversas. Na ocasião do lançamento do Café, a Rede de Feiras vai fornecer a matéria-prima para a produção de alimentos e o Estação Sonora vai produzi-los, tudo isso sob o assessoramento da ITEPs e do PIE.

I Encontro de Artes e Saberes do Sertão

O I Encontro de Artes e Saberes do Sertão ocorre de 12 a 15 de setembro, na Escola de Saberes, em Barbalha, e pretende reunir mestres e artistas da cultura regional, com o intuito de fomentar um debate sobre as artes e histórias do sertão cearense. Durante a programação, serão realizadas uma série de atividades, como apresentações artísticas, mesas, rodas de conversa, exposições, feiras e exibição de filmes. A mesa de abertura do evento, que conta com o apoio da UFCA, será nesta terça-feira (12), às 19h.

Programas Institucionais de Extensão (PIEs)

Os PIEs são ações de extensão de caráter permanente da PROEX e têm como objetivo promover conhecimentos críticos e sociais para o desenvolvimento regional sustentável. O Programa é dividido em cinco linhas temáticas - Agroecologia, Sustentabilidade e Tecnologias Socioambientais; Ciência, Educação e Interdisciplinaridade; Educação e Ações Afirmativas; Saúde e Qualidade de Vida; Trabalho, Políticas Públicas e Economia Solidária – e possuem  equipes, formada por servidores(as), técnico-administrativos(as), docentes e discentes, responsáveis pela implementação de ações para a comunidade interna e externa da UFCA.

Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (ITEPS)

A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (ITEPS) da UFCA dá apoio a empreendimentos de economia solidária na região do Cariri cearense através da incubação, percebida como uma concepção dialógica, em que os empreendimentos são desenvolvidos a partir das suas próprias capacidades, combinadas com os conhecimentos trazidos pela universidade, num processo em que ambos os atores envolvidos apreendem.

Lançamento do Café Cariri Encantado

Dia: 12 de setembro, durante a abertura do I Encontro de Artes e Saberes do Sertão

Local: Escola de Saberes de Barbalha (à Rua Senador Alencar, n° 368, Centro, Barbalha-CE)

I Encontro de Artes e Saberes do Sertão