Mudanças no RU: Estudantes devem se inscrever até 15/09 para isenção no RU em 2018

Sexta, 08 Setembro 2017 17:19

A partir do ano letivo 2018, apenas estudantes que concorrerem às 100 (cem) vagas do edital unificado da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e estudantes beneficiados, em editais anteriores, com auxílio-creche e/ou auxílio-moradia terão isenção no Refeitório Universitário (RU). As inscrições seguem até 15 de setembro.

Diferente deste ano, em que todos os estudantes que são beneficiados com auxílios concedidos pela PRAE têm isenção no RU; em 2018, apenas estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica que concorrerem ao edital unificado terão direito à isenção. A solicitação e deferimento da isenção não impede o recebimento de outros auxílios ou bolsas.

Refeições com subsídio da UFCA, refeições a R$ 2,00

Também haverá mudanças na concessão de refeições subsidiadas pela UFCA. O subsídio de 75,76% do valor da refeição, ou seja, o pagamento da refeição no valor de R$ 2,00, que atualmente é concedido a todos os estudantes de graduação; em 2018, será concedido somente a estudantes de graduação que concluíram integralmente o ensino médio em escola pública ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

Para obter o subsídio, o estudante deve preencher um formulário na Plataforma Forms, de 02 a 31 de outubro, e entregar comprovação na sala da PRAE (i201) ou SEDOP. No caso de estudantes que concluíram integralmente o ensino médio em escola pública, é preciso entregar histórico escolar. No caso de estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, é preciso entregar Questionário Socioeconômico, documentação de identificação e civil de todos os membros do núcleo familiar, e de renda simplificada (Por meio da folha resumo do Cadastro Único para benefícios sociais do Governo Federal – CadÚnico ou por meio da documentação de renda familiar estabelecida pelo setor de Serviço Social). Todas as comprovações devem ser entregues em envelope lacrado.

Pagamento integral

Os estudantes de graduação que não obtiverem isenção ou não se encaixarem no perfil do subsídio, pagarão o valor integral do Refeitório Universitário, R$ 8,25.

Perguntas frequentes:

1) Já sou beneficiário dos auxílios moradia e/ou creche. Preciso concorrer à isenção do RU?

Não. Os estudantes contemplados com os auxílios moradia e/ou creche de editais anteriores continuarão a ser isentos, conforme estabelecido nos respectivos editais aos quais concorreram aos benefícios.

2) Sou estudante oriundo de escola particular.

2a) Posso concorrer à isenção no RU?

Sim. Para concorrer à isenção, o estudante deverá se inscrever no Edital Unificado 002/2017 e entregar toda a documentação descrita no edital.

2b) Preciso me inscrever no Edital Unificado se desejo ser contemplado apenas com o subsídio no RU?

Não. Caso o aluno queira ser apenas subsidiado, deverá comprovar renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo, através de comprovação de renda simplificada, por meio da folha resumo do Cadastro Único para benefícios sociais do Governo Federal – CadÚnico ou documentação de renda familiar.

3 – Sou aluno oriundo de escola pública.

3 a) Posso concorrer à isenção do RU?

Sim. Caso deseje concorrer às vagas de isenção, o estudante deverá se inscrever no Edital Unificado 002/2017 e entregar toda a documentação descrita no edital.

3 b) Preciso me inscrever no Edital Unificado se desejo ter direito apenas ao subsídio no RU?

Não. Por ter concluído integralmente o ensino médio em escola pública, o estudante terá direito ao subsídio (desde que comprove essa condição por meio da apresentação do histórico escolar).

4 – Quais estudantes terão direito à isenção em 2018?

Terão direito à isenção no RU, em 2018, os estudantes deferidos dentro das 100 vagas disponibilizadas no Edital 002/2017 e os beneficiários dos auxílios moradia e/ou creche de editais anteriores.