UFCA promove ações para construção da Política de Gestão da Sustentabilidade e Plano de Logística Sustentável

Segunda, 29 Maio 2017 10:30
As práticas de gestão da Universidade Federal do Cariri (UFCA) que resultam no desenvolvimento sustentável caracterizam-se como Gestão da Sustentabilidade. Com o objetivo de promover uma transformação cultural em relação à sustentabilidade, no âmbito da universidade, a Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), por meio da Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS), criada em março deste ano, iniciou ações para construção da Política de Gestão da Sustentabilidade e do Plano de Logística Sustentável da UFCA.

Nesta etapa inicial, a CGS está fazendo um diagnóstico, estudando o perfil de integração da UFCA com a sustentabilidade. De acordo com o coordenador, professor Paulo Renato Alves Firmino, está sendo realizada uma análise dos Currículos Lattes de docentes, técnico-administrativos e discentes da UFCA, na tentativa de identificar membros da comunidade que tenham atuado em temas relacionados à Sustentabilidade. A coleta dos Currículos Lattes contou com a parceria da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) e a Coordenadoria de Sistemas de Informação da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Nas próximas semanas, conforme Paulo Firmino, serão iniciadas visitas aos setores administrativos da UFCA. Por meio de entrevistas, a CGS coletará informações digitais de ações, eventos ou projetos que tenham vínculos com a Sustentabilidade. “Com essas atividades, a coordenadoria tem o intuito de fazer um estudo de ambiente quanto aos vínculos dos membros da UFCA à Sustentabilidade”, disse. O objetivo é também verificar quais servidores têm interesse em participar do Grupo Técnico de Trabalho em Gestão da Sustentabilidade (GTTGS) que será criado para elaboração da Política de Gestão da Sustentabilidade e do Plano de Logística Sustentável.

A política tem como objetivo estabelecer princípios e diretrizes para nortear as ações da Universidade nas questões ligadas ao desenvolvimento sustentável. Também permitirá relacionar os itens que convergem para a responsabilidade social, ambiental e econômico-financeira intrínsecas à busca pela sustentabilidade da UFCA, contribuindo para o controle, a transparência e a governança corporativa.

Já o Plano de Logística Sustentável é um dos desdobramentos da política. Tem o objetivo de promover a discussão, o desenvolvimento e a adoção de práticas de sustentabilidade entre os vários setores e públicos impactados pela atuação da Universidade. O documento, que segue instrução normativa do Governo Federal, deve conter atualização do inventário de bens e materiais do órgão ou entidade e identificação de similares de menor impacto ambiental para substituição; práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços; responsabilidades, metodologia de implementação e avaliação do plano; e ações de divulgação, conscientização e capacitação.

Coordenadoria

Em março deste ano, a UFCA criou a Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade para efetivar as ações relacionadas a esta temática na instituição. O setor tem como finalidades a promoção da responsabilidade socioambiental, da eficiência econômica e financeira da UFCA, contribuindo, dessa forma, para o alinhamento das atividades acadêmicas e administrativas aos critérios de sustentabilidade presentes no referencial estratégico da universidade.

À frente da Coordenadoria está o professor Paulo Renato Alves Firmino. À frente da Divisão de Logística Sustentável está a administradora Juliana Silva dos Santos. A CGS, além dos dois servidores, conta com o apoio de dois bolsistas, graduandos de Administração, Ítalo Lira Bezerra e Francieudo Sampaio.

Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade