Universidade Federal do Cariri divulga Plano de Dados Abertos

Quinta, 25 Maio 2017 15:14
Instituir, promover e ampliar a transparência da base de dados produzidos ou acumulados pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Esse é o objetivo do Plano de Dados Abertos da UFCA 2017-2018, que tornará público o conjunto de dados abertos produzidos na universidade. Esses dados serão publicados no Portal de Dados Abertos da instituição, através do endereço http://dados.ufca.edu.br, e também catalogados no Portal Brasileiro de Dados Abertos

Na elaboração, foram considerados os dispositivos normativos: Lei de Acesso à Informação (LAI); Instrução Normativa SLTI nº 4, de 13 de abril de 2012 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos); o Decreto Presidencial nº 6.666, de 27 de novembro de 2008 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais); entre outros normativos que abordam o tema de transparência.

Com o PDA, a universidade permite a assimilação, por parte da comunidade acadêmica e do público externo, de uma gestão pública mais participativa e aprimorada, bem como um sistema de governança mais transparente e democrático. A ideia é aproximar a sociedade das ações institucionais, além de permitir mais engajamento e disseminação de informações para geração de conhecimento.

Para estabelecer as metas de abertura de dados e etapas de priorização, foram considerados os seguintes critérios: o grau de relevância para o cidadão, observando as demandas encaminhadas via e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão); os normativos legais e os compromissos formalmente assumidos pela UFCA; e a preferência pela automatização dos processos.

Aprovação

O Plano de Dados Abertos da UFCA foi aprovado no dia 10 de maio pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI). A elaboração do documento contou com a participação do Grupo Técnico de Trabalho (GTT), constituído por membros da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e colaboração de servidores de diversos setores da UFCA.

Acesse do Plano de Dados Abertos aqui.