Grupo de pesquisa do curso de Música lança livro na UFCA nesta segunda-feira, 22

Sexta, 19 Maio 2017 10:01
Livro apresenta as atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Livro apresenta as atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Leonardo Zaiatz
O grupo de pesquisa Centro de Estudos Musicais do Cariri (CEMUC), do curso de licenciatura em Música, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), lançará o livro Experiências de Pesquisa em Música no Cariri Cearense, no próximo dia 22, às 10h, no auditório do bloco amarelo, campus Juazeiro do Norte.

A obra, organizada pelo professor Márcio Mattos (líder do grupo de pesquisa e coordenador dos projetos), faz um apanhado das atividades desenvolvidas pelo CEMUC em suas pesquisas, contando com cinco artigos. Atualmente, o grupo desenvolve projetos na área de Pesquisa, Cultura e Extensão, por meio dos projetos Mapeamus, Sala de Concerto e Luthiers do Cariri Cearense, respectivamente.

Além das pesquisas desenvolvidas pelo CEMUC, o livro conta com artigos de pesquisadores estrangeiros, que são colaboradores das atividades do grupo: o professor Michael Silvers, da Universidade de Illinois, e a professora Inma Matía Polo, da Universidade Complutense de Madri. Ambos já visitaram o Cariri e também desenvolvem pesquisa em música na região.

O livro será distribuído gratuitamente para os presentes no lançamento e também para algumas instituições dentro e fora do Cariri. Na ocasião do lançamento, além da apresentação da obra e dos artigos pelos pesquisadores, será realizada uma edição especial do projeto Histórias do Fazer, da Pró-Reitoria de Cultura da UFCA, com a participação de três luthiers do Cariri: Ciderly Bezerra, Francisco DiFreitas e Fábio Castro.

CEMUC

O CEMUC foi criado em 2010, pelo professor Márcio Mattos, e busca desenvolver ações com atividades musicais produzidas no Cariri, que possuam alguma relação com a identidade da região. O grupo estuda agrupamentos de música tradicional e as pessoas a eles ligadas.

Atualmente, o CEMUC coordena três projetos, nas áreas de pesquisa, cultura e extensão: Mapeamus, Sala de Concerto e Luthiers do Cariri Cearense, respectivamente. Além do professor Márcio Mattos, a equipe é formada por Sara Perín Massaki (bolsista CEMUC/Sala de Concerto), Rômulo Adhriel Batista de Sousa (bolsista CEMUC/Luthiers do Cariri cearense), Fabiano de Cristo Teixeira e Pinho Júnior (bolsista PIBIC-Mestre/Luthiers do Cariri cearense) e Bárbara Gomes (bolsista do Laboratório Cênico Musical). O grupo já lançou dois livros: Agrupamentos da Música Tradicional do Cariri cearense, em 2012, e Conexões de Saberes Musicais em 2013.

O projeto Mapeamus realiza um mapeamento de ambientes e práticas musicais destinadas à formação e fruição musical, além de realizar ações de formação e capacitação musical. Já o Luthiers do Cariri Cearense contou com financiamento da Fundação Itaú Cultural, e produziu dez minidocumentários sobre luthiers (construtores de instrumentos musicais) da região.

O projeto Sala de Concerto possui a proposta de mapear e estimular o uso de pianos no Cariri. Segundo Márcio Mattos, “as pessoas adquiriram um piano e começaram a tocar e desistiram, ou então era do pai e do avô, e muitas vezes os instrumentos acabam servindo de móvel da sala, do quarto, de porta retrato, de tudo, menos como instrumento musical”. O intuito do projeto é que os pianos na região do Cariri voltem a ser utilizados.

Mais informações sobre as ações desenvolvidas pelo CEMUC podem ser encontradas no site do grupo de pesquisa, bem como no site dos projetos coordenados. Os minidocumentários produzidos pelo projeto Luthiers do Cariri Cearense podem ser conferidos aqui.