Ações da Pró-reitoria de Ensino promovem integração com escolas do Ensino Médio e universidade

Quarta, 31 Agosto 2016 16:13
Durante os meses de setembro e outubro estudantes de escolas públicas estaduais da região serão beneficiados com ações de aproximação da Universidade Federal do Cariri com o ensino médio. As atividades fazem parte do projeto “A UFCA está aqui! Desenhando o futuro e construindo identidades”, promovido pela Coordenadoria para Fortalecimento da Qualidade do Ensino, da Pró-reitoria de Ensino.

Em 2015, as ações atenderam mais de dois mil alunos com o objetivo de apresentar a universidade, os cursos oferecidos e as formas de ingresso e, assim, fomentar a adesão dos estudante de escolas públicas aos cursos da UFCA.

A programação das visitas conta com palestras motivacionais, compartilhamentos de experiências e rodas de conversas, mediadas por estudantes e representantes dos cursos ofertados pela universidade. Assim como escolas de Juazeiro do Norte e Brejo Santo beneficiadas com as ações, colégios de Aurora, Barro, Mauriti, Milagres e Missão Velha receberão discentes da UFCA que relatarão as experiências em seus cursos e detalhes das profissões que escolheram.

Segundo a professora Ana Candida de Almeida Prado, pró-reitora de Ensino da instituição, as ações do projeto refletiram e influenciaram positivamente nas taxas de ocupação de todas as vagas ofertadas através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Desde 2015, foram firmadas parcerias com as Credes 18, 19 e 20 para que sejam realizadas ações com estudantes do Ensino Médio no Cariri.

Feira das Profissões

Nos dias 20 e 21 de setembro, a UFCA promoverá a terceira edição da Feira das Profissões com a participação de estudantes do ensino médio das escolas do Cariri. O momento será de trocas de conhecimento e difusão de informação dirimindo, assim, as dúvidas mais comuns sobre os cursos ofertados pela universidade. Terão informações  sobre as variados campos profissionais - jornalismo, biblioteconomia, engenharia, medicina, música, entre outros.

Ações de Aproximação com o Ensino Médio