Estudantes de Administração Pública debatem sobre poder Legislativo

Quarta, 25 Maio 2016 10:26

Aula na Câmara Municipal do Crato, da disciplina de Políticas Públicas e Introdução à Sociologia, do curso de Administração Pública, da Universidade Federal do Cariri,  discutiu o papel do poder legislativo municipal nas políticas públicas. Os estudantes do primeiro e segundo semestre de Administração Pública aprenderam sobre a realidade do legislativo local.

A ação “Participação Social e Políticas Públicas: Construindo Alternativas" é promovida pelo projeto de Ensino e Extensão (PEEX), coordenado pelo professor da Administração Pública, Augusto Tavares. Consiste em uma atividade inovadora, integrando ensino e extensão que busca, por meio da educação contextualizada, aproximar o aluno da realidade.

Os participantes tiveram a oportunidade de dialogar sobre as competências do legislativo, os desafios das atividades e trâmites técnico-jurídicos. Através dessa ação, os estudantes puderam contextualizar e trazer para a realidade os conceitos debatidos em sala de aula.

Estevão Lima, estudante do curso de Administração Pública, afirma que o momento estreitou os laços com a Câmara, inclusive, planejar um possível estágio interno na Câmara ou assessoria parlamentar para dar continuidade ao aprendizado.

O projeto ainda prevê uma futura simulação de sessão na Câmara Municipal durante debate sobre projeto de lei. Durante a simulação, os estudantes serão convidados a debater sobre questões processuais, problemas públicos da localidade e assuntos afins. As datas e o local ainda não estão fechados, mas provavelmente será na Câmara do Crato.

A ação ocorreu na última quarta, 18, na Câmara de Vereadores do Crato. Participaram do debate  o vereador, Amadeu de Freitas, e o advogado da Câmara, José Nunes de Alencar.

Aula do curso de Administração Pública na Câmara Municipal do Crato (PEEX)