Ônibus da Via Metro começam a circular para o campus de Juazeiro amanhã, 31

Quarta, 30 Março 2016 12:43
A reitora da UFCA, professora Suely Salgueiro Chacon, reuniu-se na tarde desta terça, 29, com estudantes e representantes da empresa Via Metro, vencedora da concessão dos serviços de transporte coletivo em Juazeiro do Norte. A reunião, solicitada pelos estudantes, esclareceu diversos assuntos sobre rotas e pontos de parada com destino ao campus de Juazeiro do Norte.
Ficou definido que duas linhas de ônibus da Via Metro atenderão inicialmente, a partir de amanhã, 31, o campus da UFCA. Permanecerão as linhas 8 e 9; a primeira partindo do Terminal São Miguel, via Rua São Paulo; a segunda saindo do mesmo terminal, via Rua do Limoeiro. O roteiro, já estabelecido, pode ser consultado nos links disponíveis no final da matéria.

Segundo o diretor da Via Metro, André Eskinazi, o sistema funcionará de forma plena dentro de noventa dias. Ele será acompanhado por meio do aplicativo - “Meu ônibus Cariri”, que contribuirá em termos de minimização do tempo de espera e de recarga on line de passagens. Os discentes dependem de definição de entidante estudantil para expedição da carteira. Só assim serão beneficiados com o novo sistema.

A concessão de meia passagem, no valor de R$ 1,10, será feita mediante apresentação de carteira estudantil, como ocorre normalmente. Mas, para a troca de ônibus sem a necessidade do pagamento de nova passagem, o que é possível via sistema de integração, somente serão beneficiados os estudantes cuja carteira possua tecnologia própria, com chip de identificação.

Amanhã, 31, os discentes dos centros acadêmicos da UFCA e de outras universidades (Leão Sampaio, Estácio FMJ e IFCE) se reunirão com o Ministério Público e Procuradoria  do Município para definição de entidade estudantil apta a confeccionar o documento.

Os estudantes da UFCA cobraram agilidade no processo, já que alguns estão sendo penalizados por escassez de transporte. Eskinazi prometeu veículos de melhor qualidade, com maior conforto, segurança, acessibilidade, regularidade e frequência.

“Trabalhar juntos é importante – disse a reitora aos estudantes. Vocês, agora, têm a clareza do problema”. Explicou que, quando uma universidade federal se instala num município, existe toda uma contrapartida do poder público, muitas vezes não atendida. Mas reafirmou que a UFCA sempre fez todos os esforços para que a comunidade acadêmica – não apenas os estudantes, mas os técnicos e professores – sejam atendidos em todos os pleitos.

A professora Suely Salgueiro Chacon disse ainda que a ideia de cooperação não é algo comum, elogiando tanto a participação dos estudantes, como da direção da Via Metro. Afirmou que está sempre disponível para a discussão com os estudantes - “a gente quer construir juntos. A UFCA cresceu muito, mas não quanto queríamos”. Enfatizou a importância do diálogo e se colocou à disposição dos discentes. “Não só nesta questão do transporte, mas em outras também. É importante que a gente se encontre, dialogue e busque, juntos, reitoria e alunos, soluções para os problemas”.

Foto do banner: Roberta Villar