UFCA recepciona novos estudantes com apresentação das principais atividades acadêmicas

Quinta, 17 Março 2016 10:31

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) recepcionou, nesta quarta-feira, 16, durante a manhã e a noite, os novos estudantes da instituição. Pela manhã, as boas-vindas foram para os ingressantes dos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Civil, Biblioteconomia, Agronomia e Música. À noite, a universidade recebeu os novos discentes de Jornalismo, Design de Produtos, Filosofia, Administração e Administração Pública.

O vice-reitor, professor Ricardo Ness, iniciou a recepção pedindo que os cursos se apresentassem. Parabenizou os ingressantes e relembrou que há 36 anos estava no lugar deles. “As recordações e as experiências que a gente vive na universidade são das mais marcantes”, disse. Ele orientou os estudantes a não se preocuparem apenas com o aprendizado, mas em aproveitar o momento na universidade para crescer como ser humano. “Saiam da sala de aula, se integrem com os outros, se integrem com a vida acadêmica. Isso aqui é de vocês. É uma universidade pública”.

Também abriu o espaço para que os ingressantes, com responsabilidade, critiquem e questionem. “Nem sempre no serviço público as coisas acontecem na velocidade desejada. Mas nós sempre avançamos”, ressaltou.

Depois, deram as boas-vindas aos estudantes o pró-reitor adjunto de Ensino, Demetrius Barbosa Cartaxo. Pela manhã, representou a Pró-reitoria de Extensão, a nova pró-reitora, Cláudia Araújo Marco e, à noite, a coordenadora de Integração, Maria Laís Leite. Saudaram ainda os ingressantes o novo pró-reitor de Cultura, Eduardo Vivian da Cunha, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Francisco José de Paula Filho. Cada um deles explicou sobre o objetivo, os principais serviços das pró-reitorias e a importância do ensino, da extensão, da cultura, da pesquisa e da inovação na vida acadêmica dos discentes.

Entre os estudantes, de diferentes cidades do Cariri, Ceará, e até de outros lugares do Brasil, estava Cícero Glauberto Gonçalves, aos 55 anos, iniciando um novo desafio. Ele, que já é funcionário público e graduado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, sentiu o desejo de voltar para o ambiente acadêmico na área de Música. “Eu já gosto e conheço, mas eu quero me aprimorar na leitura de partitura. Se tiver oportunidade de lecionar, eu vou também porque gosto”.

Para o estudante, o desafio segue as palavras de Gonzaguinha. “Somos um ‘eterno aprendiz’. É sempre bom continuar aprendendo algo novo. A maioria tem idade de ser meu filho. Eu sou o coroa da turma”, brinca.

Para começar a vida acadêmica, a estudante Adelizia Lima Rocha, 17, do curso de Engenharia Civil, deixou a cidade de Campos Sales e foi morar no Crato, ficar mais perto do campus. Animada com a oportunidade da nova formação, já estava com três livros no colo para começar os estudos. “Eu acho Engenharia interessante. Sempre cogitei a carreira porque gosto de Exatas”, explicou. Ela pretende absolver tudo o aquilo que a universidade tiver para oferecer durante os anos de vida acadêmica. “Ainda estou em dúvidas sobre o que seguir, mas gosto muito da área da pesquisa”. ‘

O grupo Distinto Duo, formado por estudantes do curso de Música, ainda fez apresentação musical na recepção pela manhã. Com violoncelo, violino e cajón, eles tocaram o instrumental de músicas pop e rock, entre elas, Eleanor Rigby, dos Beatles.

Outros setores administrativos da UFCA, que atuam diretamente com o estudantes, também tiveram a oportunidade de apresentar suas principais atividades. Mostraram seus serviços aos estudantes a Diretoria do Sistema de Bibliotecas; a Diretoria de Cooperação Internacional; a Diretoria de Articulação e Relações Institucionais com a Comunidade, com destaque para a Central de Estágios e a Coordenadoria de Acessibilidade; a Diretoria de Assistência Estudantil e a Divisão de Informação, Atendimento e Protocolo.