Na primeira noite de colação, participantes ressaltam vínculo entre UFCA e estudantes

Quinta, 03 Março 2016 22:20

A Universidade Federal do Cariri realizou nesta quinta-feira, 03, a primeira noite da solenidade de colação de grau 2015.2. Ocorrida no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do campus Juazeiro do Norte, a cerimônia reuniu cerca de 400 pessoas, entre 61 concludentes dos cursos de Administração, Administração Pública, Biblioteconomia, Design de Produto, Bacharelado e Licenciatura em Filososfia, Jornalismo e Música.

Nesta edição, o cerimonial trouxe novidades. “A UFCA se sente honrada com o momento em que entregamos à sociedade o resultado de nosso investimento humano. Por isso, trabalhamos para que os estudantes e seus familiares, que se dedicaram para que a graduação fosse uma realidade, sejam as estrelas do evento”, declara a relações públicas da UFCA e chefe de cerimonial, Kelsma Gomes.

Além dos discursos e ritos oficiais, houve espaço para homenagem feita pelos próprios estudantes. Por meio do cordel, a concludente do curso de Filosofia, Maria das Dores da Silva, conhecida por Dodora, declamou uma quadra de sua autoria em que manifestou a satisfação de fazer parte da solenidade. “Boa noite autoridades, familiares e amigos/ a todos que estão presentes, aos professores queridos/ Hoje é um dia de glória, de orgulho e de felicidade/ que ligará a nossa história a essa universidade”.

Cada um dos concludentes foi chamado ainda ao palco para que recebesse o canudo e fizesse a foto junto à mesa reitoral.

O orador dos discentes, Davi Renan Oliveira Santos, reforçou a importância da unidade para a construção do coletivo e o quanto a união entre comunidade acadêmica e familiares do graduando representa a cerimônia: “estar aqui hoje é um sinal de que vencemos diversas limitações e a cada dia que passa, nos tornamos mais sábios com nossas experiências. Tem um princípio hermético que diz: 'O Um é o Todo, o Todo é Um'. Cada curso possui suas particularidades, cada pessoa é um 'universo', mas hoje, somos todos um só, um grupo inteiro de pessoas que conseguiram chegar ao fim de mais esta etapa”, explicou Davi Renan.

Representante do corpo docente, Cleyton Vieira Fernandes, teceu a relação entre paraninfo, sonho e motivação e o que simbolizam numa solenidade de colação de grau como a de hoje. “Estamos aqui, nós, professores, paraninfos acompanhantes dos noivos e noivas que agora se casam com suas profissões. Eu desejo que a motivação do casamento não seja apenas a convivência, mas que seja o amor pela vocação escolhida. E que acima de tudo esta vocação seja honesta e ética com vocês mesmos e com o próximo para que vocês façam do mundo onde vivemos um mundo mais humano e sensível, um mundo melhor”, finaliza Cleyton Fernandes.

O vice-reitor Ricardo Lange Ness, em discurso, parabenizou os participantes, recomendou-lhes a continuidade dos estudos e a defesa da ética no exercício das profissões. Finalizou enfatizando o vínculo que se estabelece entre a universidade e a presença de cada graduado na história de desenvolvimento da instituição. “Vocês não irão se esquecer das dificuldades vivenciadas nessa novíssima universidade, a nossa Universidade Federal do Cariri, ainda em processo de consolidação. Mas que também essas dificuldades e as reflexões sobre elas possa ser-lhes úteis no futuro. Universidade que vocês ajudaram a construir e, de cuja história, tornaram-se parte dela”, conclui.

Amanhã, a solenidade de colação de grau, com início às 19h, será destinada aos formandos dos cursos de Agronomia, Engenharia Civil e Engenharia de Materiais. Nas duas noites, haverá a participação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Foto: Gabriel Souza

Confira fotos do evento