I Oficina de Física do Estado Sólido homenageia professor Josué Mendes Filho

Segunda, 06 Novembro 2017 15:24
A I Oficina de Física do Estado Sólido do Cariri prof. Josué Mendes Filho, realizada pelos grupos de Física Teórica e Computacional (GFTC) e de Pesquisa em Paleomateriais (Gpaleo), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi aberta, na manhã desta segunda-feira, 6, com homenagem póstuma ao pesquisador que nomeia a oficina. O professor Josué Mendes Filho, que fez carreira na Universidade Federal do Ceará (UFC), faleceu em abril deste ano, após cinco décadas de dedicação ao avanço da Ciência e da Física no Ceará e em todo o Brasil.

Na ocasião, a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marlúcia F. Santiago, viúva do professor Josué, recebeu do reitor Pro tempore da UFCA, professor Ricardo Ness, a placa de honra ao mérito pelas contribuições ao desenvolvimento da pesquisa no estado do Ceará. A mesa solene, além do reitor, contou com a participação do o vice-diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professor André Wesley, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), professor Juscelino Pereira Silva, e do chefe do Núcleo de Divulgação Científica da PRPI, professor Thiago Santiago.

O professor Thiago Santiago, também da área da Física, ressaltou a importância do professor homenageado para a pesquisa em Física do Estado Sólido no País, lembrando o olhar otimista do professor Josué para o curso de Física da UFC. “Ele costumava dizer que a Física nos tornará cidadãos do mundo”, lembrou Tiago. André Wesley e Juscelino Pereira salientaram a importância do evento para a UFCA, destacando os outros feitos da universidade no campo das Ciências da Natureza.

O evento contou ainda com a participação dos pró-reitores da UFCA, além de vários professores convidados e amigos do professor Josué.

Palestras

Após a solenidade, a professora Marlúcia proferiu a palestra “Aqüíferos do Cariri”.  A pesquisadora destacou a possibilidade da Física de trabalhar de maneira interdisciplinar, permitindo aos físicos atuarem com os mais diversos temas. Em seguida, apresentou suas pesquisas com bacias hidrográficas na região do Cariri, explicando os métodos utilizados para detecção e classificação das águas subterrâneas que saem dessas bacias e abastecem a região.

A programação da manhã seguiu com as palestras “Avanços Recentes na Física de Sólidos Unidimensionais e Bidimensionais”, com o professor Antônio Gomes de Sousa Filho (UFC), e “Gases Atômicos Ultrafrios: De Condensados de Bose-Einstein a Gotículas Quânticas”, com o professor Aristeu Rosendo Pontes Lima (UNILAB). O evento segue até esta terça-feira. Veja a programação completa aqui.

I OFESCA