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O curso de Design em Permacultura, PDC (do inglês Permaculture Design Course), do projeto de extensão Escola Caririense de Permacultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), está com inscrições abertas até o próximo dia 20 julho. Com metodologia e conteúdos definidos com base em práticas de permacultura referendadas internacionalmente, o curso tem duração de 80 horas, com aulas teóricas e práticas. São oferecidas 30 vagas regulares, sendo 15 reservadas para participantes da comunidade rural do Baixio das Palmeiras, Crato e adjacências.    Mais informações pelo e-mail \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou telefone (88) 99944-4445.  Acesse aqui o edital e o link para inscrições.  
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferta, a partir do próximo dia 3 de agosto, o curso de Formação de Instrutores em LIBRAS. O curso é destinado a pessoas fluentes em LIBRAS e compõe um projeto de extensão da UFCA.    O objetivo é desafiar e qualificar os participantes para atuarem como instrutores na rede básica de ensino e também em instituições públicas ou privadas que ofertem matérias, disciplinas ou cursos de Libras.   A formação terá 240h, com certificação para os participantes. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 25 de julho. Ao todo, são 30 vagas, com prioridade para surdos (conforme Decreto 5.626/2005). Os inscritos passarão por entrevista no dia 30 de julho e, no dia seguinte, será divulgada a lista oficial dos participantes.   As aulas serão às sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h, com término previsto para o dia 14 de dezembro de 2018.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GERAL / CARGA HORÁRIA   Fundamentos da Educação de Surdos / 28h Estrutura Gramatical da Libras / 40h Políticas Linguísticas e Educacionais no Ensino da Libras / 12h Cultura e Identidade surda / 12h Literatura Visual / 16h Noções de Escrita de Sinais / 12h Metodologia de Ensino da Libras – L1 (Libras como primeira língua) / 40h Metodologia de Ensino da Libras – L2 (Libras como segunda língua) / 40h Estágio de Observação / 40h   TOTAL 240h Confira vídeo de divulgação do curso:    
Foi realizado nesta quarta-feira, 09 de maio, o XIV Encontro de Extensão (ENEX) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão, o evento contou com público entre 250 e 300 pessoas. O ENEX acontece uma vez a cada semestre desde que a UFCA se tornou universidade autônoma, e tem como objetivo ser um momento de confraternização, congratulação e principalmente de troca de experiências dos extensionistas da universidade, grupo que inclui coordenadores (docentes e técnicos-administrativos), bolsistas e voluntários. Emille Sampaio, uma das organizadoras do evento, fala um pouco sobre a décima quarta edição. “Este ENEX é um encontro preparatório para o I Congresso de Extensão do Cariri, que está previsto para ocorrer no mês de agosto. Como é um evento construído pelas instituições de ensino superior da região, pensamos em uma mesa para conversar sobre as experiências extensionistas dessas instituições”, conta. Para ela, a ideia das mesas é apresentar as atividades de extensão de outros campi e instituições, estimulando a participação dos extensionistas e trazendo questionamentos e possibilidades do que se pode construir na extensão. Na mesa “A Extensão Universitária como elemento transformador na região do Cariri cearense”, apresentou-se a proposta de um primeiro debate sobre o tema do congresso que será realizado no segundo semestre. A pró-reitora de extensão, Fabiana Lazzarin (UFCA),  e os convidados Maria Arlene Pessoa da Silva (URCA), Sebastião Erailson de Sousa Santos (CENTEC), Regio Hermilton Ribeiro Quirino (FAP) e Monalisa Ribeiro Silva (FMJ) falaram sobre suas experiências e trouxeram reflexões sobre as dificuldades de se trabalhar com extensão. Fabiana lamentou desvalorização da extensão. “Você quer um laboratório para estudo, chamar um pesquisador de fora para um evento, fazer um trabalho com a comunidade, e não têm os recursos. Há uma desvalorização da extensão, mas eu acredito que isso vem de algo maior, que é a desvalorização da educação”, disse ela. Segundo a professora Arlene Pessoa são raros os programas de fomento à extensão. "Acredito que faltam políticas públicas junto às agências de fomento e aos órgãos do governo ligados às universidades. Os projetos de extensão são importantes para o desenvolvimento da região e para a sociedade”, afirma. A mesa “A experiência Extensionista do Instituto de Estudos do Semiárido (IESA/UFCA)”, abordou a experiência extensionista do IESA, sediado no campus Icó da UFCA e contou com a participação da professora Jaqueline Dourado do Nascimento e das estudantes Maria Lucineide Ribeiro Bezerra e Laiany Henrique Félix. “Nós temos uma vasta produção extensionista no campus Icó, mas percebemos que os campi se conhecem pouco. Então acreditamos que seria interessante e importante que os outros campi pudessem conhecer mais sobre o funcionamento da extensão nesse campus, inclusive pelo fato dele ser o mais distante territorialmente”, diz Emille. O XV ENEX está previsto para ocorrer durante a V Mostra UFCA, que segundo o calendário acadêmico da universidade, será realizada entre os dias 22 e 26 de outubro.   Veja a galeria de imagens do evento:
O Projeto “Quem Conta um Conto”, do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), esteve na última sexta-feira (27) no Orfanato Jesus, Maria e José, na cidade de Juazeiro do Norte. De caráter extensionista, a atividade foi a segunda ação do projeto e contou com desenho, dança, brincadeiras, contação de história e a “Parada Obrigatória”,  uma mini-biblioteca móvel de livros infantis. Tutorado pelas professoras Cleide Bernardino e Fabiana Lazzarin, o PET do curso de Biblioteconomia contabiliza um total de 13 bolsistas, cinco projetos e 14 ações. O programa foi criado em 2014 e atua nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e cultura. Segundo a professora tutora Cleide Bernardino, o objetivo do PET é fortalecer o ensino na graduação, fazendo os estudantes pensarem uma prática profissional atuante na sociedade. Com o objetivo de auxiliar crianças para um melhor desenvolvimento escolar, incentivando a leitura de forma lúdica e trabalhando a criatividade, a fala, a escrita e o convívio social, o projeto "Quem Conta Um Conto" realiza atividades em comunidades carentes da cidade de Juazeiro do Norte. “A questão da vulnerabilidade social ainda é muito expressiva, por isso as ações são feitas em lugares periféricos”, contou a co-tutora do PET, Fabiana Lazzarin. "Quem Conta Um Conto" foi uma iniciativa da estudante Débora Costa, que atualmente coordena o projeto com mais duas bolsistas do PET, as estudantes Letícia Alcântara e Cícera Macedo. Débora explica que o projeto surgiu do interesse de contribuir para a melhoria do desempenho das crianças nas escolas e na formação de leitores, além de colocar em prática a atuação do bibliotecário enquanto mediador cultural. "Tem sido uma experiência incrível, observar o aprendizado das crianças e quanto aprendemos com elas também", afirma. Dando continuidade às ações, no próximo semestre o projeto vai atuar em escolas públicas e expandir a quantidade de livros infantis para criar uma biblioteca própria para a realização das atividades. Segundo Lazzarin, o objetivo da ação é trazer indicadores acerca de fatores cognitivos, índices de leitura e desenvolvimento motor das crianças.   O Programa está recebendo doações de livros infantis para sua biblioteca. Elas podem ser feitas na sala 100, no campus de Juazeiro do Norte, de 13h às 16h. Para mais informações, entre em contato com o Programa de Educação Tutorial - PET Biblioteconomia: \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O Orfanato Jesus, Maria e José O Orfanato Jesus, Maria e José acolhe crianças em estado de vulnerabilidade social, no período da tarde, e oferece atividades extracurriculares como artes visuais, teatro, aulas de música e artes marciais. Para participar das atividades as crianças devem estar regularmente matriculadas e frequentando a escola no ensino público, no período da manhã. O local, que se mantém por meio de doações, conta com a parceria do SESC e da comunidade para continuar dando assistência às crianças de 6 a 14 anos. O Orfanato Jesus, Maria e José também recebe doações de alimentos, roupas, brinquedos e materiais de limpeza. Ele fica à rua Coronel Antônio Pereira 64, Salesianos, em Juazeiro do Norte.  Confira abaixo as fotos da ação.
A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) prorroga, até o próximo dia 6 de fevereiro, as inscrições para o edital de Protagonismo Estudantil, que recebe propostas de projetos de extensão universitária por discentes regularmente matriculados na graduação.   A modalidade de bolsa para Protagonismo Estudantil está ligada aos Programas Institucionais de Extensão (PIEs) da PROEX/UFCA, sendo as ações vinculadas a uma das cinco linhas temáticas dos PIEs.   Serão disponibilizadas 10 bolsas, no valor de R$400,00, e 20 vagas para voluntários, com cumprimento de uma carga horária semanal de 12 horas, no período de março a dezembro de 2018.   Confira o Aditivo II que prorroga o fim das inscrições para dia 6 de fevereiro.      Mais informações \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
A Pró-reitoria de Ensino (PROEN) e a Pró-reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), está com inscrições abertas para docentes da UFCA e docentes vinculados a outras Instituições de Ensino Superior que tenham interesse em compor o grupo que avaliará as propostas submetidas ao Edital 01/2018/PROEN/PROEX, referente à modalidade Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) 2018.
A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (ITEPS), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), seleciona bolsistas para atuar no projeto de pesquisa “Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários para o Desenvolvimento Sustentável do Cariri Cearense”, aprovado junto ao CNPq/Mtb-SENAES.
As inscrições para projetos/programas de extensão na modalidade Ampla Concorrência foram prorrogadas até 18 de janeiro (quinta-feira). Para realizar a inscrição, que deve ser feita somente por docente proponente, é preciso ter login prévio no e-mail institucional da UFCA.   Para mais informações, clique aqui.     
Devido ao atraso na emissão dos certificados da IV Mostra UFCA, a Pró-reitoria de Extensão (PROEX) informa que fará conferência interna das submissões dos interessados em renovar projetos. Dessa forma, mesmo quem ainda não recebeu o certificado pode fazer a inscrição até o dia 15 de janeiro (Ampla concorrência) e dia 3 de fevereiro (Protagonismo estudantil).
A Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio do programa de Extensão Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha e a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), atuou na capacitação em Gestão Social, na modalidade Educação à Distância (EAD), realizada no segundo semestre de 2017. O curso teve como objetivo capacitar gestores, agentes públicos e a população de uma maneira geral sobre a temática. Mais de 26 mil pessoas, em todo Brasil, se inscreveram.
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