Extensão (142)

Com o objetivo de compreender aspectos ambientais característicos de Brejo Santo, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) instalará uma estação meteorológica no município, por meio da atuação dos projetos “Estação Meteorológica: Interdisciplinaridade articulando universidade, escola e comunidade” e “Análise estatística de variáveis ambientais como proposta de formação docente interdisciplinar”, promovidos pelo Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) e pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX).
Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) ofertará, a partir do segundo semestre de 2017, um curso intensivo gratuito para estudantes da região do Cariri que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As inscrições para o cursinho Edificar iniciam na próxima segunda-feira, 17 de julho, e seguem até o dia 23.
O projeto de extensão A Voz da Juventude, vinculado à Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), encerrou as atividades formativas nesta última sexta-feira, 7, em evento realizado no Assentamento 10 de Abril, no Crato. Desde fevereiro de 2015, o projeto vem realizando atividades nas áreas de comunicação comunitária, agroecologia e gestão social. Além das capacitações, a equipe de atuação instalou rádios comunitárias nos assentamentos 10 de Abril, Serra Verde, em Caririaçu e João Timóteo, em Jati; horta e organizou reforma de cisterna. Durante o período, também foram realizadas 228 horas de oficinas, distribuídas em trinta meses, no período de 2015 a 2017.
O projeto Fazer Universidade, ação da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), em parceria com o Centro Acadêmico de Administração Pública (CAAP) e a coordenação do curso de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri (UFCA), realiza, nesta segunda-feira, 10, das 19h às 21h30, o encontro “O Gestor Público e Social frente aos desafios da democracia: Limites e possibilidades de atuação profissional”. O evento será no miniauditório (sala 89, bloco amarelo), no campus Juazeiro do Norte.
  A questão habitacional está ligada diretamente à oportunidade de acesso a uma condição de vida melhor. O desenvolvimento urbano e o avanço demográficos descontrolados são fatores preponderantes para o crescimento do número de construções irregulares e em locais de risco no Brasil. No Ceará, segundo um levantamento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE), em 2016, foram contabilizadas 1.332 obras desse tipo no estado.
A Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Coordenadoria de Ações, anuncia que estão disponíveis formulários para submissões de propostas para cursos, eventos ou prestação de serviços de caráter de extensão para 2017.
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Ministério da Saúde (MS), 2,5 milhões de pessoas – 41% da população adulta do Ceará (CE) –, possui pelo menos uma DCNT. Entre as principais estão doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas. Essas patologias constituem importante causa de morte e comprometem a qualidade de vida da população. No Brasil, são responsáveis por mais de 72% das causas de mortes.
O projeto de extensão Edifique Ações torna público o edital de seleção de professores e monitores de redação para o cursinho Edificar. As inscrições seguem até o dia 22 de maio através de formulário eletrônico.  O Curso Edificar é um intensivo preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM, gratuito e destinado a estudantes de escolas públicas, concluintes ou egressos do Ensino Médio da Região do Cariri. O curso terá duração de 13 semanas, ocorrendo de 14 de agosto a 10 de novembro de 2017. As aulas serão ministradas no campus Juazeiro do Norte. Estão aptos a participar desta seleção a comunidade acadêmica da UFCA (estudantes regularmente matriculados em qualquer curso de graduação e/ou pós-graduação, servidores docentes e técnico-administrativos e terceirizados) e pessoas vinculadas a outras instituições educacionais da Região do Cariri. Acesse aqui o edital e saiba de todos os detalhes. Mais informações: \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O Laboratório Interdisciplinar em Estudos de Gestão Social (LIEGS), grupo de pesquisa e programa vinculado à Pró-reitoria de Extensão (PROEX), em parceria com o Programa de Educação Tutorial do curso de Administração (PET-ADM) da Universidade Federal do Cariri, retomam as atividades do projeto Andanças Culturais. A primeira edição deste ano será no próximo dia 17, às 8h, no Memorial Padre Cícero, na Casa Museu do Padre Cícero e no Horto.
O Núcleo de Economia Política no Cariri (O Viés), projeto vinculado à Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), promove, nesta sexta-feira, 5, às 14h30, o “I Diálogos sobre Economia e Sociedade”. O evento ocorrerá no auditório antigo (sala 89) do campus Juazeiro do Norte.
«IniciarAnt12345678910PróxFim»
Pagina 1 de 11