PROCULT divulga Agenda Cultural da UFCA para a segunda quinzena de maio

Segunda, 15 Maio 2017 10:17
A Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), divulga a programação cultural da segunda quinzena do mês de maio. Confira a agenda completa aqui ou acesse, na página inicial do portal UFCA, a aba Cultura e depois a aba Agenda Cultural.

Conversas Filosóficas

O tema da edição de maio do Conversas Filosóficas será sobre o Romance Moderno com o prof. Samuel Dias (UFCA) e o prof. Émerson Cardoso (EMTI Presidente Geisel) que dialogarão os aspectos teórico-crítico deste gênero e os componentes estruturais narrativos da obra “A Educação Sentimental” do autor Gustave Flaubert, a partir de uma reflexão de Hermann Broch e György Lukács. O Conversas Filosóficas será no auditório do CCBNB, quinta-feira, 18, às 19h.

Cinema Nordeste

A edição de maio faz uma homenagem a duas obras do cineastra cratense Jefferson Albuquerque Jr, sua visão sobre a região caririense da década de oitenta e as suas contribuições para a música, arte e poesia dos terreiros dos mestres locais. Os curtas “Dona Ciça do Barro Cru” e “Patativa do Assaré: Um Poeta do Povo”, lançados em 1979 e 1984, respectivamente, serão exibidos na próxima sexta-feira, 19, a partir das 18h00 no Auditório do CCBNB.

Lançamento de livro

O livro "Experiências de Pesquisa em Música no Cariri Cearense" será lançado no mini-auditório do campus Juazeiro do Norte (sala 89), a partir das 10h, no dia 22. O trabalho é resultado das atividades do Centro de Estudos Musicais do Cariri (CEMUC) que, atualmente, desenvolve os projetos "Mapeamus", "Luthiers do Cariri Cearense" e "Sala de Concerto", além das parcerias com os projetos "Laboratório Cênico Musical", "De Repente em Ação" e "Grupo de Rabecas da UFCA".

Circulô

Na quinta-feira, dia 25, o projeto Circulô leva o grupo Ancestrália para apresentação musical, a partir das 16h, na Igreja Matriz de Icó. O grupo foi formado em 2013 com o objetivo de pesquisar e executar um repertório de música renascentista, barroca e armorial. O Ancestrália se propõe a retomar práticas de improvisação correntes na Idade Média, Renascimento e Barroco através do resgate de cancioneiros oriundos da tradição oral latina, oriental e safaradi.

Seminário temático do Plano de Cultura

No dia 26, a partir das 14h, a PROCULT promove o II Seminário Temático do Plano de Cultura da UFCA, com o tema "Cultura e Sustentabilidade", no mini-auditório do campus Juazeiro do Norte (sala 89). Em 2017, a PROCULT construirá o Plano de Cultura da UFCA que orientará as ações no campo da cultura, artes e esportes, alinhados a seus diversos eixos de atuação para os próximos anos. O processo de construção será participativo e envolverá toda a comunidade acadêmica, contando sempre com pesquisadores e pessoas de relevância atuação no campo cultural no Brasil.