Confira a programação cultural da UFCA para a segunda quinzena de abril

Segunda, 17 Abril 2017 09:24
A Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) divulga a programação cultural da segunda quinzena do mês de abril. Confira a agenda completa aqui ou acesse, no página inicial do portal UFCA, a aba Cultura e depois a aba Agenda Cultural.

Ciclo de Debates

O encontro de abril do Ciclo de Debates sobre Direitos Humanos e Combate às Opressões será realizado no dia 19, quarta-feira, a partir das 9h, no Campus Juazeiro do Norte da UFCA. O tema do debate será "Terra, Território e Moradia" e contará com participação de debatedores (as) envolvidos (as) com os movimentos de reivindicação de terra e de moradia.

O Ciclo de Debates - Direitos Humanos e Combate às Opressões será promovido pela PROCULT, durante todo o ano de 2017. No mês de abril, aproveitando a oportunidade do "Abril Vermelho", movimento de reivindicações e lutas dos movimentos campesinos pelo direito à terra, o Ciclo de Debate coloca a temática em pauta.

Conversas Filosóficas

A edição de abril do programa Conversas Filosóficas será nesta terça-feira, 18, a partir das 19h no Auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). O tema abordado será “Amor platônico, beleza e felicidade”. Terá como convidados a professora Andréa Furtado (FJN) e o professor Alex Melo (Colégio da Polícia Militar do Ceará – Juazeiro do Norte).

O programa Conversas Filosóficas, realizado pela PROCULT, trata-se de uma ação que visa, a partir da participação de um convidado, refletir filosoficamente sobre um tema pré-estabelecido. A ideia é que as edições girem em torno de assuntos que estão em evidência na atualidade.

Acorde Instrumental

No mês de abril, o programa Acorde Instrumental realizará um concerto e uma oficina. O concerto ocorrerá no dia 19, quarta-feira, a partir das 19h, no Teatro do CCBNB, com o Trio Nepomucemo.  O grupo é formado pela violinista Liu Man Ying, pela violoncelista Dora Utermohl de Queiroz e pelo pianista Vitor Duarte, todos professores do curso de Música da Universidade Federal do Ceará. No dia 20, quinta-feira, às 8h, no campus Juazeiro da UFCA, será realizada oficina de música, também com o Trio Nepomucemo.

Circulô

A programação de abril do programa Circulô realizará oficina de fotografia, intitulada “Fotografia de Bolso: Criatividade não tem nada a ver com megapixel”, no dia 19, quarta-feira, às 13h, no campus Crato da UFCA. A ministrante será a fotógrafa Giovanna Duarte, que ensinará como melhorar o uso das câmeras de dispositivos móveis para fotografia.

O Circulô é um programa de circulação de apresentações artísticas pelos campi da UFCA. A ideia é apresentar as ações da PROCULT e estimular uma produção artística descentralizada.

Histórias do Fazer

O encontro do Histórias do Fazer ocorrerá no dia 20, quinta-feira, às 18h30, no pátio do campus Juazeiro da UFCA. Esta edição levará xilógrafos da região para entrar em contato com a comunidade acadêmica, proporcionando uma melhor compreensão das práticas e manifestações que os mestres vivenciam.

Reconhecendo a importância de várias práticas culturais existentes no Cariri, a PROCULT pensou em valorizar os processos que dão concretude a essas práticas e trazê-las para o cotidiano da Universidade. Por meio de encontros temáticos, em formato de roda de conversa, mestres e guardiães de Saberes Populares, em diálogo horizontal, explanarão sobre suas práticas e saberes.