PROCULT é destaque em evento de Cultura na Unicamp

Segunda, 03 Abril 2017 11:04
A Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), participa do Fórum “Gestão e Produção Cultural e Políticas Públicas de Cultura: O Papel da Universidade”, nesta segunda-feira, 3, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. O professor Ivânio Lopes de Azevedo Júnior, assessor especial da Reitoria e primeiro pró-reitor de Cultura da UFCA (2013-2016), representará a universidade em mesa de debate que ocorrerá a partir das 14h, com transmissão ao vivo pela internet. O produtor cultural Thiago Rodrigues também estará presente no evento, reforçando a presença da instituição no debate nacional.

O fórum conta com pesquisadores e gestores culturais de todo o País. Tem como objetivo debater o papel da universidade na construção, gestão e realização de políticas culturais. A PROCULT da UFCA recebe destaque no evento pelo pioneirismo de suas diversas ações desenvolvidas no âmbito da cultura na academia e na região do Cariri.

A política de bolsas estudantis para atuação na prática cultural, bem como a seleção de projetos propostos pelos estudantes é um dos exemplos de incentivo à qualificação dos agentes e a experimentação, desenvolvendo projetos com diversas propostas e linguagens. Também, por meio da PROCULT, é promovida a reflexão acerca de temas para o desenvolvimento social, como o ciclo de debate sobre Direitos Humanos e Combate às Opressões que ocorrerá durante o ano de 2017.

Há também projetos de interesse da sociedade caririense, ocorrendo dentro e fora do espaço da universidade. O Cinema Nordeste é realizado em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e exibe produções do cinema nordestino. O programa Na Trilha do Vinil apresenta a história e a música de LPs de artistas caririenses. Também estão sendo promovidos Seminários Temáticos acerca das práticas culturais que se manifestam no Cariri, trazidos para o cotidiano da universidade no formato de rodas de conversas, como no dia 27 de março aconteceu com o Mestre Luiz do Reisado São Luiz.

Também são promovidas ações de cunho institucional. Durante o ano de 2017, a PROCULT construirá o Plano de Cultura da Universidade Federal do Cariri, que orientará as ações da UFCA nos próximos anos no campo da cultura, artes e esportes, alinhadas a seus diversos eixos de atuação. O processo de construção é participativo e envolverá toda a comunidade acadêmica (servidores técnicos, servidores docentes e discentes). A cada mês será realizado um Seminário Temático abordando os eixos de atuação da Pró-Reitoria de Cultura. O primeiro ocorreu na última terça-feira, 28, com o tema Política Cultural e participação do secretário estadual de Cultura, Fabiano dos Santos Piuba.

Parcerias

A atuação da PROCULT também conta com instituições parcerias da região, ligadas à área da Cultura. Além da parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste, na última terça-feira, durante o 1º Seminário Temático, a PROCULT assinou Termo de Cooperação com a Escola de Saberes (Barbalha), instituição que contribui para o desenvolvimento, a experimentação, a preservação da memória e o intercâmbio das diversas manifestações das culturas tradicionais e contemporâneas. O documento prevê a parceria em projetos culturais diversos.

Estrutura

Atualmente, está à frente da Pró-reitoria de Cultura o professor Robson Almeida (pró-reitor) e o servidor técnico-administrativo Gustavo Ramos (pró-reitor adjunto). A PROCULT divide-se administrativamente em Coordenadoria de Artes (Divisão de Formação Artística), Coordenadoria de Diversidade Cultural (Divisão de Línguas), Coordenadoria de Política Cultural (Divisão de Esporte e Divisão de Ensino, Pesquisa e Extensão), Núcleo de Produção Cultural e Núcleo de Gestão.

Conheça mais sobre as ações da PROCULT em http://www.ufca.edu.br/portal/cultura. Outras informações nos telefones (88) 3221 9245 ou (88) 3221-9677.