PROCULT promove fórum sobre Plano de Cultura da UFCA e convoca para composição da Câmara de Cultura

Quarta, 04 Janeiro 2017 15:43
A Pró-reitoria de Cultura (Procult), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), realiza, no próximo dia 12 de janeiro, o primeiro Fórum Aberto de Cultura de 2017, a partir das 14h, na sala 53, Bloco II, no campus Juazeiro do Norte.

O objetivo é que toda a comunidade acadêmica participe para debater a construção do novo Plano de Cultura da universidade. A ideia é que o documento oriente as ações de cultura, esporte e artes que serão desenvolvidas nos próximos anos na universidade.

De acordo com o pró-reitor adjunto da PROCULT, Gustavo Ramos Ferreira, durante todo o ano de 2017 serão realizados diversos momentos para discussão do plano. “Temos uma proposta que apresentaremos no fórum. No entanto, a ideia é que, durante o ano de 2017, façamos novos seminários. Cada seminário estará ligado a um eixo temático da PROCULT. Teremos momentos de reflexão, um debate mais teórico e pensamos também em trabalhar com Grupos de Trabalhos”.

Os seminários serão realizados mensalmente, no entanto Gustavo Ramos ressalta que a presença de toda a comunidade acadêmica, neste primeiro momento, será fundamental para o andamento da construção do Plano.

Câmara de Cultura

A Pró-reitoria de Cultura também convoca a comunidade acadêmica para participar do processo de composição da Câmara de Cultura, na próxima terça-feira, 10, às 14h, na sala 53, bloco II, no campus Juazeiro do Norte.

De acordo com o Edital nº 11/2016/Procult, de chamada pública do processo, a Câmara será composta pelo pró-reitor de Cultura, como presidente, dois membros da PROCULT, dois servidores técnico-administrativos, dois representantes discentes e dois docentes, bem como dois representantes da comunidade externa. A escolha será feita em consenso, por meio de uma seleção, no debate coletivo que ocorrerá no dia da reunião.

A participação na Câmara de Cultura é voluntária e o mandato tem duração de um ano, podendo ser estendido por até mais um.

Entre as finalidades da Câmara estão acompanhar as diretrizes e políticas de cultura para UFCA; apreciar e deliberar sobre editais de seleção dos programas de bolsas da PROCULT; apreciar, emitir pareceres e deliberar sobre o credenciamento de novas propostas; criar comissões externas para os assuntos específicos e subsidiar as suas decisões coletivas.