Início do Conteúdo
Cultura, Artes e Esportes

Cultura, Artes e Esportes (193)

A Divisão de Esporte da Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), está com inscrições abertas, entre os dias 31 de março a 5 de abril, para o Torneio Unificado de Futsal. Podem participar equipes formadas por estudantes regularmente matriculados, servidores docentes e técnico-administrativos e terceirizados da UFCA. 
As discussões com a comunidade acadêmica e a sociedade, que fundamentarão a construção do Plano de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), iniciaram, nesta terça-feira, 28, com o 1º Seminário Temático sobre Política Cultural e a assinatura do Termo de Cooperação com a Escola de Saberes (Barbalha). O Plano de Cultura, articulado pela Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), traçará as políticas culturais da Universidade para os próximos cinco anos. O evento ocorreu no auditório do campus Juazeiro do Norte.  
A Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (PROCULT-UFCA) realiza o 1° Seminário de elaboração do Plano de Cultura da UFCA nesta terça-feira (29), das 8h às 17h. O Plano de Cultura da UFCA tem como objetivo orientar as ações da UFCA no campo da cultura, das artes e dos esportes. O 1° Seminário Temático vai abordar o tema Política Cultural, com o intuito de pensar o lugar da cultura na universidade e a relação da universidade com a região do Cariri. No primeiro momento do evento haverá um debate com a participação de Fabiano dos Santos Piuba, Secretário de Cultura do Estado do Ceará; Ivânio Lopes Azevedo Jr., professor e assessor especial da Reitoria; e Ricardo Salmito, professor do curso de Jornalismo (mediador). No período da tarde o debate seguirá com dois grupos de discussão: o GD Cultura na Universidade e o Fórum de Cultura do Cariri, com participação dos gestores de Cultura da região do Cariri. Para elaborar o Plano de Cultura da UFCA a partir de um processo participativo envolvendo toda a comunidade acadêmica (servidores docentes, técnicos e estudantes), a PROCULT vai realizar, mensalmente, um Seminário Temático abordando os eixos de atuação da Pró-Reitoria: Acervo e Memória; Corpo, Culturas do movimento e práticas esportivas; Crítica Social; Cultura e Sustentabilidade, Diversidade Cultural; Educação Científica; Entretenimento e Convivência; Idiomas e Culturas; Linguagens Artísticas. O segundo seminário está previsto para 28 de abril. O Plano de Cultura faz parte da Agenda de Convergência 2017 da UFCA, que congrega os principais temas que serão debatidos e articulados institucionalmente durante o ano. Programação:   (Auditório do campus Juazeiro do Norte)   8h – Abertura dos trabalhos 8h30 – Assinatura dos Termos de Cooperação 9h – Debate sobre Políticas Culturais, com Fabiano dos Santos Piuba  12h – Intervalo 13h30 – Grupos de Discussão 1. Cultura e Universidade (sala 36) 2. Fórum de Cultura do Cariri (auditório do campus Juazeiro do Norte) 16h – Socialização dos Trabalhos em Grupos Mais informações: \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
  A Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), lança a Agenda Cultural, com a divulgação de eventos artísticos e culturais da instituição. Para acessar, clique no menu Cultura, na home do Portal UFCA, e, em seguida, em Agenda Cultural, na barra lateral.    De acordo com a chefe do Núcleo de Produção Cultural, Cleiviane Vasconcelos, serão divulgadas mensalmente programações diversas, organizadas pela PROCULT ou em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). Entre as atividades estão recitais, oficinais, palestras, fóruns, apresentações artísticas, mostras de cinema e feiras.    Com a agenda, a intenção da PROCULT é ampliar a divulgação dessas ações culturais e facilitar o acesso do público da região às atividades. As informações serão atualizadas mensalmente ou a cada alteração na programação.   Março   No mês de março, a programação cultural conta com a Feira Cariri Criativo, recitais do PROCULT Apresenta, Ciclo de Debates sobre Feminismo e Calourada Geral da UFCA, entre outras atividades. A Feira ocorre neste fim de semana, no Largo da RFFSA, no Crato. Nesta sexta, a programação inicia a partir das 18h, com discotecagem. Haverá também performance e show musical. No sábado,  começa também às 18h, com o Cine Arte Clube (filme: As três da manhã), seguida de discotecagem e show musical.    No dia 16, às 9h, no auditório do campus Juazeiro do Norte da UFCA, o PROCULT Apresenta promove recital com o pianista Joabe Williams e o saxofonista Paulo Silva. No dia 17, às 14h30, também haverá recital no auditório do campus Juazeiro do Norte.    No dia 22, a PROCULT realiza o Ciclo de Debates – Direitos Humanos e Combate às Opressões, com o tema Feminismo, no auditório do campus Juazeiro do Norte da UFCA. A atividade é aberta a toda a comunidade acadêmica e demais interessados. No dia 23, a partir das 16h, para receber os novos estudantes, a PROCULT promove a Calourada Geral da UFCA, com a apresentação de grupos musicais.    Confira mais detalhes sobre a programação de março aqui. 
A Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), realizou, na última quinta-feira, 12, o primeiro Fórum Aberto de Cultura da UFCA de 2017. O objetivo foi apresentar o projeto do Plano de Cultura da universidade, que guiará as ações culturais nos próximos cinco anos. 
A Universidade Federal do Cariri recebe, durante o mês de janeiro, exibição de filmes da Mostra 21. O evento, realizado pela Fecomércio/SESC, em parceria com a Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) da UFCA, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e o Grupo SÉTIMA de Cinema, exibirá, dos dias 9 e 29 de janeiro, filmes nacionais e estrangeiros, animações e clássicos. 
A Pró-reitoria de Cultura (Procult), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), realiza, no próximo dia 12 de janeiro, o primeiro Fórum Aberto de Cultura de 2017, a partir das 14h, na sala 53, Bloco II, no campus Juazeiro do Norte. 
A terceira edição da Baldio, publicação elaborada pelo programa Artes Híbridas da Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), será lançada nesta quarta-feira (21), às 18h, no pátio do campus Juazeiro do Norte da UFCA.   Na ocasião, haverá uma roda de conversa sobre a experiência da ocupação dos estudantes da UFCA, tema-mote desta edição da Baldio, que traz colaborações do artista Reginaldo Farias e dos professores Luís Celestino (Jornalismo-UFCA), Deisson Xenofonte (Design de Produto-UFCA) e Claudia Rejanne (Letras-URCA).    A Baldio é uma publicação resultado da reflexão/ação de arte e hibridismo cultural do programa de cultura Artes Híbridas, que é realizado pelo pelo professor Ricardo Salmito, coordenador do programa, e pelos bolsistas Caio César (Jornalismo), Luan Oliveira e Rogê Venâncio (Design de Produto). 
O Queeriri – I Seminário sobre Cultura e Subversão de Identidades no Cariri ocorre nos dias 15 e 16 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). O evento, promovido pela Pró-reitoria de Cultura (PROCULT-UFCA), através da Coordenadoria de Política Cultural, e pelos projetos de Cultura Ânus Livres – Mídias Radicais e Histórias Marginais, Dança do Ventre – Mulheres Emponderadas e Diversidade nas Escolas, tem como objetivo criar espaço para reverberar vozes marginalizadas, evidenciando o movimento LGBTTT e Queer da Região do Cariri. A programação terá início na quinta-feira (15), às 14h30, com oficinas e, às 19h, haverá o debate Diálogos Transfeministas do Cariri, com Suamy Soares, da Frente de Mulheres do Cariri; Leda Mendes, do Núcleo de Estudos Comparados em Corporeidade, Alteridade, Ancestralidade, Gênero e Gerações; e Carla Christina Coutinho. Na sexta-feira (16), também haverá oficinas e duas palestras: Quem são as drag queens do Cariri?, às 15h, com Chanel Oberlin, Transrústica e Diamond Maximoff; e Pessoas LGBTT no Terreiro de Candomblé de Juazeiro do Norte, às 16h40, com Pai Edilson, Josy e Darlan Andrade. O encerramento do seminário ocorre às 19h, com a realização do I Drag Fashion Show do Cariri. Toda a programação é gratuita e ocorre no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, que fica à Rua São Pedro, 337, no Centro de Juazeiro do Norte-CE.  
A Pró-reitoria de Cultura (PROCULT-UFCA) participou, nesta segunda-feira (21), da mesa de abertura do Seminário Arte e Pensamento, realizado durante a Mostra Sesc Cariri de Culturas, no Sesc Crato. Além do pró-reitor de Cultura da UFCA, Robson Almeida, compuseram a mesa a diretora regional do Sesc Ceará, Regina Pinho; o reitor da URCA, Patrício Melo; o vice-reitor da URCA, Francisco do Ó de Lima Júnior; o Secretário de Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos; e o professor da URCA, Pablo Manyer, como mediador. Na ocasião, os palestrantes falaram sobre as mudanças culturais no Cariri, o cenário de transformações e as novas perspectivas. O professor Robson Almeida, pró-reitor de Cultura, identificou, em sua fala, as transformações pelas quais o Cariri passa na contemporaneidade, como os hibridismos, a mistura das tradições com a modernidade. Ele também falou sobre como a PROCULT trabalha a inclusão da cultura na formação universitária. O Seminário Arte e Pensamento ocorre todos os anos durante a Mostra Sesc Cariri de Culturas com o intuito de estimular a reflexão e os debates envolvendo pesquisadores, gestores culturais e representantes de grupos culturais de todo o País. Desde sua criação, a PROCULT participa dos debates do Seminário Arte e Pensamento.
«IniciarAnt12345678910PróxFim»
Pagina 1 de 14