Início do Conteúdo
Cultura, Artes e Esportes

Cultura, Artes e Esportes (217)

A Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), divulga lista dos candidatos inscritos nas bolsas de Arte, Cultura e Esporte.    Os recursos para as inscrições indeferidas serão recebidos através do e-mail \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , nos dias 5 e 6 de fevereiro. Os resultados das inscrições, após análise dos recursos, serão divulgados no dia 8 de fevereiro, no Portal da UFCA.   Confira a lista:   Arte Esporte Cultura
As inscrições para os cursos presenciais de inglês do Programa Idiomas sem Fronteiras, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), estão abertas até o dia 1º de fevereiro de 2018.
A Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), oferece bolsas de cultura, de arte e de esporte para os discentes. No valor de R$ 400,00, as bolsas terão duração de 10 meses, de março a dezembro de 2018, com carga horária semanal de 12 horas. As inscrições seguem até 31 de janeiro.    No edital de bolsas no âmbito da PROCULT, as 26 bolsas destinam-se para programas específicos da Pró-reitoria, como o Artes Híbridas, Biblioteca de Saberes, Birô Cariri, Cultura e Sustentabilidade, Observatório Cariri e Produção Cultural.   Nos editais de Bolsas de Artes e Bolsas de Esporte estão sendo ofertadas 37 e 13 bolsas, respectivamente. No caso das Bolsas de Artes, os bolsistas atuarão nos diversos programas musicais da UFCA. No edital de Bolsas de Esporte, elas serão distribuídas em sete modalidades: Fomento às Práticas Esportivas, Rendimento Esportivo Individual, Rendimento Esportivo Coletivo, e de Monitoria em Voleibol, Futsal, Basquete e Handebol.    Ações culturais   O edital que seleciona ações de iniciativa da comunidade acadêmica vai destinar 46 bolsas, em duas modalidades: 39 para ações de cultura, em que a comunidade acadêmica poderá apresentar propostas de ações a serem desenvolvidas ao longo do ano de 2018; e 7 para Fomento à Curricularização da Cultura, em que professores efetivos das sete unidades acadêmicas poderão enviar propostas vinculadas a disciplinas dos cursos da UFCA. Esta modalidade de bolsa é a grande novidade que a PROCULT lançou nos editais de bolsa para 2018 e uma primeira experiência o sentido de curricularizar a cultura na UFCA.     Veja os editais nos links abaixo:     EDITAL Nº 10/2017/PROCULT - SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE CULTURA NO ÂMBITO DA PRÓ-REITORIA DE CULTURA PARA 2018     EDITAL Nº 12/2017/PROCULT/UFCA - SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ARTE DO PROGRAMA MÚSICA E EDUCAÇÃO DA PRÓ-REITORIA DE CULTURA PARA 2018     EDITAL Nº 13/2017/PROCULT - SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESPORTE NO ÂMBITO DA PRÓ-REITORIA DE CULTURA PARA 2018     EDITAL Nº 11/2017/PROCULT - SELEÇÃO DE AÇÕES CULTURAIS DE INICIATIVA DA COMUNIDADE ACADÊMICA PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE CULTURA PARA 2018
O debate sobre o papel da cultura nas universidades foi o tema da mesa de abertura do Colóquio Indicadores de Hábitos e Consumos Culturais, promovido pelo Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais, grupo de estudos vinculado à Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O evento iniciou na noite desta segunda-feira, 4, no auditório da Adufc Cariri, ao lado do campus Juazeiro do Norte. 
A Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), promove o 8º seminário para construção do Plano de Cultura da instituição. Com o tema "Culturas Do Movimento e Práticas Esportivas", o debate será realizado nesta quinta-feira, 9, às 14h, no miniauditório (sala 89) do campus Juazeiro do Norte. 
A Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) realiza, nesta quinta-feira, 19, a sétima edição do Seminário Temático para a construção do Plano de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O evento deste mês terá início às 14h, no miniauditório (sala 89) do campus Juazeiro do Norte, com o tema “Educação Científica”.
No mundo todo se observa o aumento do número de pessoas que escolheram a bicicleta como meio de transporte. Seja como lazer ou até mesmo como uma opção sustentável de locomoção, as bikes estão modificando o cenário do transporte atual. Pensando nas possibilidades de interação entre esses ciclistas e o espaço urbano, além de incentivar cada vez mais pessoas a utilizarem a bicicleta, a professora do curso de Design de Produto, Aglaíze Damasceno, criou o Projeto CICLOS.
O 4° seminário temático para a construção do Plano de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA) ocorre nesta sexta-feira (18), no miniauditório (sala 89) do campus Juazeiro do Norte, às 14h, com o tema Diversidade Cultural. A proposta desta edição dos seminários temáticos para o Plano de Cultura da UFCA é debater a conceituação da Diversidade Cultural, os tratados internacionais sobre o tema, a inserção do Brasil nesses acordos, as pesquisas atualmente desenvolvidas na área e a localização do Cariri e suas manifestações culturais nesse contexto. Participarão da mesa os professores José Márcio Barros (UEMG / Observatório da Diversidade Cultural) e Roberto Marques (URCA). José Márcio Barros é mestre em Antropologia Social (Unicamp), doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ), professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), autor e organizador de livros sobre cultura e diversidade cultural, coordenador do grupo de pesquisa Observatório da Diversidade Cultural, e ainda integra o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – CULT, a Rede de Pesquisadores em Políticas Culturais e coordena o Programa Pensar e Agir com a Cultura. Roberto Marques é mestre em Sociologia (UFPB), doutor em Antropologia Cultural (UFRJ), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Autor dos livros “Cariri Eletrônico: Paisagens sonoras no Nordeste", "Objetos não-identificados: deslocamentos e margens na produção musical do Brasil”, “Tradição e Oralidade: (re) Inventando o sertão nordestino na década de 70”, dentre outros, é também pesquisador do CNPq, atuando como líder do Projeto “Mulheres em situação de violência: acesso e apropriação de políticas públicas de gênero no centro sul cearense”. O seminário terá mediação da professora Camila Prado (UFCA). Plano de Cultura Este ano, a Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) está elaborando o Plano de Cultura da UFCA. O documento vai orientar as ações no campo da cultura, artes e esportes para os próximos anos, alinhadas aos eixos de atuação da pró-reitoria. O processo de construção é participativo e envolve toda a comunidade acadêmica, contando sempre com pesquisadores e pessoas de relevante atuação no campo cultural no Brasil. Além deste, já foram realizados seminários com os seguintes temas: Política Cultural; Cultura e Sustentabilidade e Acervo e Memória. O Plano de Cultura faz parte da Agenda de Convergência 2017 da UFCA, que congrega as principais ações que serão debatidas e articuladas institucionalmente durante o ano.    
A Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), abre seleção para bolsistas que desejam atuar na Escola de Música do Cariri (EMUC). Serão concedidas duas bolsas, no valor de R$ 400,00, com duração de quatro meses (de setembro a dezembro de 2017) e carga horária de 12 horas semanais.
O Núcleo de Línguas e Culturas Estrangeiras, da Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), está com inscrições abertas, a partir desta quinta-feira, 10, para cursos de inglês nos campi Crato e Juazeiro do Norte. 
«IniciarAnt12345678910PróxFim»
Pagina 1 de 16