Início do Conteúdo

Notícias de Ensino de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Extensão, Cultura, Assistência Estudantil, Cooperação Internacional etc.

Entre os dias 13 e 15 de agosto, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), será realizado o “I Colóquio Nacional de Filosofia na Idade Média e suas Extensões na Modernidade: Saber, Verdade e Poder”. Gratuito e aberto ao público, o evento contará com mesas redondas, mini-cursos, lançamentos de livros e conferências com professores da UFCA e convidados. Inscrições presenciais poderão ser realizadas no dia 13 de agosto a partir das 16h, no campus de Juazeiro do Norte da UFCA. Mais informações pelo e-mail: \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. › Programação do evento  
O curso de Design em Permacultura, PDC (do inglês Permaculture Design Course), do projeto de extensão Escola Caririense de Permacultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), está com inscrições abertas até o próximo dia 20 julho. Com metodologia e conteúdos definidos com base em práticas de permacultura referendadas internacionalmente, o curso tem duração de 80 horas, com aulas teóricas e práticas. São oferecidas 30 vagas regulares, sendo 15 reservadas para participantes da comunidade rural do Baixio das Palmeiras, Crato e adjacências.    Mais informações pelo e-mail \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou telefone (88) 99944-4445.  Acesse aqui o edital e o link para inscrições.  
O Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IISCA) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), através do curso de Filosofia, realiza, no próximo dia 09 de agosto às 19h, a aula inaugural da disciplina de Filosofia Africana, no campus Juazeiro do Norte da UFCA (sala a confirmar). O evento contará com a participação da professora Cícera Nunes (URCA), e dos professores Reginaldo Domingos (UFCA) e Francisco José Silva (UFCA), numa mesa redonda com a mediação do professor Emanuel Marcondes (UFCA). O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana está de acordo com a Lei 10.639/03, que ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Criada recentemente, a disciplina livre objetiva incluir o conceito de africanidades na Filosofia e contribuir com a ampliação do debate filosófico e da diversidade cultural no ensino superior. Segundo o professor e proponente da disciplina, Francisco José da Silva (UFCA), “a produção de filósofos de origem africana ou afro-diaspórica tem ampliado debate filosófico em oposição ao eurocentrismo, além de trazer novas perspectivas para o debate filosófico contemporâneo”. De caráter coletivo, a disciplina está sendo construída com a colaboração de diversos pesquisadores, religiões de matriz africana e movimento negro. A disciplina Filosofia Africana será ofertada pelo curso de Filosofia às quintas  das 18h às 22h na sala 20 no campus Juazeiro do Norte da UFCA. Estudantes de outros cursos da UFCA também poderão cursar a disciplina optativa, inscrevendo-se no período regular de matrículas, que segue até a próxima quarta-feira (18). Maiores informações através da coordenação de Filosofia, ou pelo site do curso.   
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), divulgou, nesta terça-feira (10), o resultado parcial da Chamada pública para seleção de preceptores e residentes no âmbito do Programa de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Cariri (UFCA).   Referente ao EDITAL PROEN 09/2018, o resultado encontra-se disponível na página de seleções de ações acadêmicas no portal da UFCA. O link para recursos também está disponível na página, ou pode ser acessado através da plataforma forms da Universidade.     
A Universidade Federal do Cariri (UFCA), através da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) em parceria com o curso de Jornalismo da UFCA, e o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) promove, entre os dias 29 e 31 de agosto, a quarta edição do Foto Síntese - Semana de Fotografia da UFCA. Com o tema “Corpo & Imagem”, o evento contará com palestras, lançamentos, oficinas e debates gratuitos e abertos ao público. Em sua IV edição, o Foto Síntese faz uma homenagem às mulheres fotógrafas, trazendo uma programação composta majoritariamente por convidadas mulheres, além de uma mostra fotográfica com trabalhos das fotógrafas do Cariri.  A exposição será realizada no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), com a proposta de dar visibilidade às fotógrafas da Região e valorizar o trabalho feito por mulheres na área da fotografia. A Mostra de Mulheres Fotógrafas do Cariri terá abertura durante o evento no dia 29 de agosto de 2018, e permanecerá em cartaz por 30 dias. As inscrições para a exposição ocorrem de 10 a 31 de julho e serão selecionadas fotografias realizadas exclusivamente por mulheres residentes nas cidades dos municípios que compõem a Região Metropolitana do Cariri (RMC).  Podem se inscrever fotógrafas amadoras e profissionais, com temática livre para as fotografias, a seleção das imagens para compor a mostra ficará a cargo da curadoria da exposição. Para se inscrever é necessário seguir o regulamento, que pode ser acessado na aba submissão de trabalhos, no site do IV Foto Síntese. Para mais informacoes e programação completa acesse o site do evento.       
O Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB), divulgou edital referente ao Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O edital 05/2018/CCAB, trata da abertura das inscrições para Bolsas de Monitoria Voluntária do Programa de Iniciação à Docência (PID) para o Curso de Agronomia, com vigência para os semestres letivos de 2018.1 e 2018.2. As inscrições ocorrem de  09 a 19 de julho. A monitoria terá a duração de dez meses e o monitor exercerá suas atividades em regime de 12 (doze) horas semanais, com orientação de um professor. Confira todas as seleções de bolsistas e estagiários no portal da UFCA. 
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), por meio da Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil (CAIE), divulgou, na última sexta-feira (06), o resultado final da renovação dos programas Auxílio Moradia e Auxílio-creche, confira.  Estudantes com resultado suspenso poderão regularizar a situação, entregando a documentação pendente ou atendendo ao disposto no artigo que ocasionou a suspensão, até o dia 10 de agosto, sob pena de cancelamento do auxílio. 
A Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA) divulgou, nesta quinta-feira (5), um edital de apoio à comunidade acadêmica para participação em eventos de cultura e esporte. Ao todo, o edital ofertará R$ 10.000 sob forma de crédito em passagens e/ou diárias. Com o edital, servidores docentes ou técnico-administrativos da UFCA, vinculados aos projetos de cultura, poderão utilizar o recurso para participar de eventos ou apoiar artistas e pesquisadores externos como convidados para ações locais. A cada proposta aprovada, será destinado um crédito de até R$ 2.000,00.    Por evento, entende-se: curso, oficina, workshop, masterclass, seminário, congresso, colóquio, simpósio, palestra, mesa-redonda, apresentação artística ou cultural, realizados na UFCA ou em instituições parceiras. Poderá ser contemplada a participação em evento de âmbito local, regional ou nacional.   As inscrições seguem até o próximo dia 25 de julho, por meio de formulário eletrônico. Os documentos complementares deverão ser encaminhados para o e-mail \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .   Será aceita uma única proposta por ação de cultura ou ação de esporte. Na hipótese de envio de uma segunda proposta, pelo mesmo proponente, dentro do prazo-limite de submissão, ela substituirá a anterior.   CRONOGRAMA   Lançamento do edital: 05/07/2018 Período de inscrição: 05 a 25/07/2018 (até as 23h59min) Divulgação do resultado preliminar: 15/08/2018 Período para apresentação de recursos: 15 e 16/08/2018 (até as 23h59min) Divulgação do resultado final: 17/08/2018   Confira o aqui o Edital.   
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferta, a partir do próximo dia 3 de agosto, o curso de Formação de Instrutores em LIBRAS. O curso é destinado a pessoas fluentes em LIBRAS e compõe um projeto de extensão da UFCA.    O objetivo é desafiar e qualificar os participantes para atuarem como instrutores na rede básica de ensino e também em instituições públicas ou privadas que ofertem matérias, disciplinas ou cursos de Libras.   A formação terá 240h, com certificação para os participantes. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 25 de julho. Ao todo, são 30 vagas, com prioridade para surdos (conforme Decreto 5.626/2005). Os inscritos passarão por entrevista no dia 30 de julho e, no dia seguinte, será divulgada a lista oficial dos participantes.   As aulas serão às sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h, com término previsto para o dia 14 de dezembro de 2018.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GERAL / CARGA HORÁRIA   Fundamentos da Educação de Surdos / 28h Estrutura Gramatical da Libras / 40h Políticas Linguísticas e Educacionais no Ensino da Libras / 12h Cultura e Identidade surda / 12h Literatura Visual / 16h Noções de Escrita de Sinais / 12h Metodologia de Ensino da Libras – L1 (Libras como primeira língua) / 40h Metodologia de Ensino da Libras – L2 (Libras como segunda língua) / 40h Estágio de Observação / 40h   TOTAL 240h Confira vídeo de divulgação do curso:    
A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) publicou o Edital SCI nº 10/2018, que trata da seleção para concorrer à Bolsa Mérito na UFCA. O auxílio financeiro é concedido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), pelo período de seis meses, e é destinado aos estudantes estrangeiros, participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). As inscrições encontram-se abertas através do FORMS UFCA, de 09 a 15 de julho.   Para mais informações, acesse aqui o edital.  Acesse aqui o forms da UFCA.
«IniciarAnt12345678910PróxFim»
Pagina 1 de 79