Início do Conteúdo

Programas de Assistência Estudantil

Nos links abaixo, veja detalhes dos Programas de Assistência Estudantil ofertados pela DAE: 

 » AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO

Atender aos discentes dos campi, onde ainda não exista refeitório universitário e que apresentam situação de vulnerabilidade socioeconômica;

Contribuir para a permanência e o desempenho dos alunos dos cursos de graduação;

Viabilizar recursos para que os estudantes possam ter hábitos alimentares mais saudáveis.

Anexo III da Resolução nº 16/2014/Consup

 

» AUXÍLIO-CRECHE 

Tem a finalidade de disponibilizar ajuda financeira aos estudantes, buscando contribuir com a obtenção de um desempenho acadêmico satisfatório, bem como reduzir a evasão acadêmica decorrente da maternidade ou paternidade.
 
 

» AUXÍLIO EMERGENCIAL

O benefício destina-se a estudantes dos cursos de graduação, que apresentem vulnerabilidade socioeconômica comprovada, e que não tenham sido alcançados por nenhuma das outras ações de apoio financeiro disponíveis na Universidade Federal do Cariri.

O Auxílio Emergencial consiste no pagamento de uma importância em dinheiro ao estudante, por um período de até 04 (quatro) meses consecutivos dentro do ano letivo vigente.  A quantidade de parcelas do Auxílio Emergencial que o aluno irá receber está sujeita a análise do Serviço Social que irá verificar a situação de emergência apresentada pelo candidato.

Anexo II da Resolução nº 16/2014/Consup

 

» AUXÍLIO MORADIA

Tem por objetivo viabilizar a permanência de estudantes matriculados nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, assegurando-lhes auxílio financeiro para complementação de despesas com moradia e alimentação durante todo o período do curso ou enquanto persistir as condições que ensejaram a concessão. 

 

» AUXÍLIO-ÓCULOS 

Tem por objetivo contribuir com o desempenho acadêmico dos estudantes, fornecendo uma ajuda na complementação das despesas para aquisição de óculos com lentes corretivas, respeitando-se a periodicidade mínima de 12 (doze) meses para cada nova solicitação. Para o ano de 2017 o valor máximo do Auxílio Óculos a ser pago para o beneficiário será de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais), prevalecendo o menor orçamento, da ótica ou clínica, apresentado pelo estudante selecionado. "
 
 

» AUXÍLIO-TRANSPORTE

O Auxílio-Transporte tem por objetivo subsidiar a locomoção diária dos discentes, em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, com transportes coletivos, no trajeto entre a residência e a Universidade, durante os dias letivos.

Anexo IV da Resolução Nº16/2014/ CONSUP, de 20 de maio de 2014.

 

» AUXÍLIO FINANCEIRO A EVENTOS

 • O Que é?

É um auxílio concedido preferencialmente para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que necessitem de apoio financeiro para participar de eventos extracurriculares de caráter acadêmico, esportivo, cultural ou sociopolítico.

 • Da abrangência do Programa

O Auxílio Financeiro a Eventos poderá ser concedido em 04 (quatro) diferentes linhas: 

Participação em eventos de caráter acadêmico para: apresentação de trabalho, ministrar oficina ou curso relacionado às áreas de atuação do seu curso acadêmico; 

Participação em intercâmbios ou fóruns;

Participação em eventos de competição desportiva ou de apresentação artística;

Participação de representantes das entidades estudantis em eventos, reuniões ou atividades relacionadas ao movimento estudantil (DCE, CA´s).

 • Quem pode participar?

Estudantes que atendem, cumulativamente, aos seguintes requisitos: 

Estar regularmente matriculado e frequentando um dos cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri-UFCA;

Não possuir reprovação por falta, salvo se a reprovação se deu por enfermidade ou por outro motivo de força maior, devidamente justificado;

Estar cursando no mínimo 12 (doze) créditos dos cursos de Graduação; 

Apresentar todos os documentos exigidos no Anexo VI da Resolução nº16/2014 

Não ter concluído nenhum curso de graduação. 

• O que devo fazer?

Ler atentamente o Anexo VI da Resolução nº16/2014;

Preencher o Requerimento 

Entregar a documentação;

Solicitar o Auxílio Financeiro a Eventos com antecedência mínima de 20 (vinte) dias da realização do evento.

A solicitação de Auxílio Financeiro a Eventos para participação de representantes das Entidades Estudantis em eventos relacionados ao movimento estudantil deverá ser formalizada pela direção da entidade responsável (DCE, CA´s e Esportivas).

Anexo VI da Resolução Nº16/2014/ CONSUP, de 20 de maio de 2014 

Nota: No caso de viagem internacional será disponibilizado o maior valor da tabela. 

Resolução CONSUP

Requerimento

Resumo do Trabalho

Responsável

Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) 

Telefone: (88) 3572-7249

 

 

 

»BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA

Tem por objetivo viabilizar a permanência dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri-UFCA, prioritariamente os de semestres iniciais, em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, oportunizando o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares inseridas em projetos cadastrados na UFCA. 

Anexo V da Resolução Nº16/2014/ CONSUP, de 20 de maio de 2014.

 

»BOLSA PERMANÊNCIA 

O Programa de Bolsa Permanência – PBP - é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício. Atualmente, apenas os estudantes que sejam indígenas e quilombolas podem solicitar o PBP, em virtude da suspensão de solicitação do mesmo pelo MEC (Ofício Circular nº 2/2016/DIPES/SESU/SESU-MEC) para os demais discentes.

A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Seu valor, estabelecido pelo Ministério da Educação, é equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de iniciação científica, atualmente de R$ 400,00 (quatrocentos reais). Para os estudantes indígenas e quilombolas, será garantido um valor diferenciado, igual a pelo menos o dobro da bolsa paga aos demais estudantes, em razão de suas especificidades com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal.

Para solicitar o PBP, o estudante deve preencher o questionário socioeconômico, realizar o cadastro no site do programa e entregar os seguintes documentos:

1. Auto declaração do candidato;

2. Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas;

3. Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) que o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena; e

4. Declaração da Fundação Cultural Palmares que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola.

Importante ressaltar que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o órgão responsável pelo pagamento do Bolsa Permanência, autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

Os documentos citados acima devem ser entregues em envelope lacrado e identificado da seguinte forma: Nome do estudante, curso, matrícula (para os que já têm o número), semestre, nome do programa. Podem ser entregues na PRAE (manhã e tarde) e SEDOP (noite), localizada no campus Juazeiro do Norte ou nas SEDOP dos demais campi.

As inscrições ao programa no ano de 2018 ocorrerão no período de 18/06/18 a 31/08/18, por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), disponível no sítio do MEC na Internet, em sisbp.mec.gov.br, de acordo com a Portaria MEC nº 560, de 14/06/18, cópia anexa. De acordo com a referida Portaria, a análise da documentação comprobatória de elegibilidade dos estudantes ao PBP e a aprovação dos respectivos cadastros no SISBP deverão ser realizadas pelas instituições federais de ensino superior no período de 18/06/18 a 28/09/18.

Passo a passo da inscrição.

Documentos:

Manual da Bolsa Permanência

Auto declaração indígena

Auto declaração quilombola

Declaração de pertencimento étnico - quilombola

Declaração de pertencimento étnico - indígena

Questionário socioeconômico

Termo de compromisso

 

A Diretoria de Assistência Estudantil informa que o Núcleo Universitário de Apoio Psicopedagógico (NUAP) está em funcionamento. O atendimento psicológico é realizado pela psicóloga Yane Ferreira Machado, CRP 11/08285. 
 
O interessado em agendar uma consulta ou esclarecer dúvidas com a Psicóloga poderá realizar através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ligar para DAE, telefone (88) 3572.7249. Havendo necessidade de atendimento em outros campi, o coordenador do curso deverá agendar com antecedência a visita da psicóloga. 
 
O atendimento acontece no NUAP, campus de Juazeiro do Norte, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. 
 
O Serviço de Atendimento Psicológico abrange:
 
Aconselhamento Psicológico
O objetivo desse serviço é promover o contato com as dificuldades e problemas enfrentados pelo sujeito, buscando facilitar a adaptação às novas situações, promover o melhor uso dos recursos pessoais e o desenvolvimento da autonomia e do autoconhecimento.
 
Escuta Psicológica
O serviço busca ouvir e acolher o estudante que apresenta sofrimento psicológico. A partir desse contato inicial os direcionamentos necessários serão realizados visando dar o suporte necessário ao mesmo.
 
Atendimento Psicológico Clínico
Promove um espaço para o discente falar sobre o seu sofrimento psicológico, desenvolver o autoconhecimento e lidar com suas dificuldades. O processo se dá através da fala do sujeito e das intervenções realizadas pelo profissional, as quais visam promover a reflexão, reelaboração e a ressignificação dos conteúdos que surgem na fala do discente.
 
Aconselhamento Profissional
Atua no sentido de facilitar o processo de escolha da profissão, promover a autoavaliação da escolha feita pelo estudante, identificar e explorar habilidades e potenciais que podem ser desenvolvidos e apoiar a construção do plano de carreira profissional.